Pantera Negra 2 e Homem-Formiga 3 serão lançados na China
Pantera Negra 2 e Homem-Formiga 3 serão os primeiros filmes da nova fase da Marvel a serem exibidos na China
Marvel e Walt Disney finalmente parecem estar dando um tempo na China. Os pilares dos super-heróis do estúdio Pantera Negra: Wakanda Forever e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania bloquearam as datas de lançamento na China, encerrando uma proibição de fato de três anos e meio de todos os filmes da Marvel no país. Uma inadimplência que custou à Disney centenas de milhões em receita potencial de ingressos.
Pantera Negra 2, lançado no resto do mundo em novembro, será lançado na China em 7 de fevereiro, seguido de Homem-Formiga 3 em 17 de fevereiro, dia e data na América do Norte.
A Marvel compartilhou a notícia surpreendente em suas contas oficiais de mídia social chinesa na terça-feira. Esses dois títulos serão os primeiros filmes da Fase 4 da Marvel a serem lançados na China, já que os últimos lançamentos teatrais do estúdio foram Homem-Aranha: Longe de Casa e Vingadores: Ultimato no início/meados de 2019, afetando o sentimento dos fãs em relação à franquia.
O Homem-Formiga e a Vespa arrecadou mais de $ 121,2 milhões na China em 2018, e o primeiro Pantera Negra arrecadou $ 105 milhões no mesmo ano.
A longa lista de títulos da Marvel bloqueados para lançamento na China nos últimos meses incluía Viúva Negra, Homem-Aranha: No Way Home, Os Eternos, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Thor: Amor e Trovão.
Como sempre, os reguladores nunca explicaram oficialmente por que os filmes foram impedidos de entrar, deixando a indústria e os comentaristas para especular. As principais teorias incluíam crimes individuais de censura cometidos por vários filmes (como o breve momento LGBTQ em Thor 4).
Transgressões políticas do diretor ou atores envolvidos nos créditos (Os Eternos, a diretora chinesa Chloé Zhao foi criticada na China por declarações em entrevistas anteriores, o que ela fez quando criticou seu país natal), a postura política cada vez mais repressiva e nacionalista sob Xi Jinping, o aumento das tensões geopolíticas entre os EUA e a China e um aperto geral do controle sobre a sociedade civil no contexto de dois recentes grandes eventos políticos do país, 20 o Congresso Nacional em 2022 e o centenário do Partido Comunista Chinês em 2021.
De qualquer forma, Hollywood – e a Disney em particular – podem dar um suspiro de alívio porque algo como o status quo pré-pandêmico pode estar retornando.
O primeiro sinal de boas notícias veio no final de 2022, quando a China Film Authority divulgou o dia e a data do lançamento nos Estados Unidos de Avatar: The Way of Water, de James Cameron, em dezembro. Ainda mais surpreendentemente, o filme recebeu permissão para continuar sendo exibido por mais um mês, o que significa que será exibido até o feriado do Ano Novo Lunar Chinês, que normalmente é reservado apenas para exibições de filmes locais.
O filme, que arrecadou US$ 220 milhões após 33 dias, provavelmente terá uma queda dramática na participação na tela quando o feriado local terminar no domingo – mas, como eventos recentes mostraram, os gestos oficiais costumam ter um significado duradouro no mercado chinês.