Siga-nos também em

Leitura

Panini Comics está caçando sites de scans. Entenda

Parece que a editora Panini Comics, detentora dos direitos sobre os quadrinhos da DC e Marvel, abriu fogo contra os scans. Saiba mais.
A editora Panini Comics, detentora dos direitos sobre os quadrinhos DC e Marvel, abriu fogo contra os scans

 

No Brasil existe há muito tempo, fãs que se dão ao trabalho de traduzir e disponibilizar gratuitamente, quadrinhos de diversas editoras espalhadas pelo mundo. Desde o comics, ao mangá, fumetti, ou europeu, essa prática já é bem antiga por aqui e visava unicamente a dar acesso ao conteúdo e  entreter fãs em comum.

Recentemente a Panini Comics mandou um informe ao principais sites de scans avisando que deveriam retirar todo o material referente as editoras DC Comics, Marvel Comics, Vertigo e Wildstorm de seus respectivos site sob pena de uma investida jurídica. O site HQULTIMATE prestou uma nota sobre o assunto em sua página oficial no Facebook e tratou de retirar todo o conteúdo para evitar problemas. O Darkseid Club, um site destinado apenas aos quadrinhos da DC Comics, por exemplo, ficou fora do ar por semanas, mas já está de volta.

 

 

O fato é que ainda há sim sites, vários na verdade, postando material DC e Marvel no Brasil. A Panini não se manifestou oficialmente sobre os ocorridos, mas já era de conhecimento que a editora tentava vetar esses sites no país. O site argentino How To Arsenio Lupin já não disponibiliza material DC e Marvel faz um tempo. Vale lembrar que outros materiais, ou coisas antigas, ainda estão online. Muito material da Dark Horse, europeu, mangás entre outros, ainda podem ser encontrados com facilidade.

 

Opinião pessoal: Em tempo essa retaliação da Panini é descabida, tendo em vista, que apesar da crise em que o Brasil se encontra, nunca se teve tantos quadrinhos em bancas e livrarias no mercado e com aceitação muito positiva. De certa forma, os scans ajudaram e ainda ajudam a divulgar esse material. Eu, por exemplo, já cansei de comprar material que eu havia lido em scan, e de tanto gostar, quando saiu a versão impressa fiz questão de possuir. A Panini Comics precisa mesmo é se resguardar e continuar fazendo seu bom papel no mercado brasileiro.

 

 

Comentários via Facebook

Fã de quadrinhos em geral (DC Comics de coração), cinéfilo, roteirista de segunda, desenhista de quarta, old nerd e gamer quando tô de bobeira.

Mais lidas