Oscar: Wagner Moura, Fernanda Montenegro e mais brasileiros são convidados para votar

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas convida brasileiros para votar no Oscar

A lista de membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, organização que promove anualmente a cerimônia do Oscar, tem aumentado cada vez mais sua diversidade e internacionalidade. Recentemente, oito brasileiros foram convidados para fazerem parte dos votantes da Academia, entre eles os renomados atores Wagner Moura e Fernanda Montenegro. Esta é uma notícia importante para o cinema nacional, já que os membros da Academia são responsáveis por determinar os vencedores da mais prestigiada premiação cinematográfica do mundo.

Oscar: Wagner Moura, Fernanda Montenegro e mais brasileiros são convidados para votar
Imagem: Reprodução

Leia mais:

Quiz: Qual Personagem de La Casa de Papel Você Seria? Descubra Agora!

Descubra o dorama de romance médico que está dando o que falar na Netflix

Quem são os brasileiros convidados a votar no Oscar?

Junto a Wagner Moura e Fernanda Montenegro, figuras altamente reconhecidas no cinema brasileiro e internacional, foram convidados os diretores Fernando Meirelles e Kleber Mendonça Filho e o cantor e compositor Carlinhos Brown. As áreas de atuação dos convidados são diversificadas, revelando uma rica representatividade do cinema brasileiro, que abrange desde a atuação e direção até a animação e maquiagem.

Como funciona a seleção de membros para a Academia?

Os membros da Academia são escolhidos através de um processo rigoroso. Primeiramente, os aspirantes a membros precisam ser indicados por dois membros atuais que trabalhem na mesma área de especialização. Portanto, por exemplo, um aspirante a membro roteirista precisa ser recomendado por dois roteiristas membros atuais.

Existe apenas uma exceção a essa regra: indivíduos que já foram nomeados para um Oscar estão automaticamente elegíveis para se tornar membros da Academia, sem a necessidade de serem indicados por membros atuais. Após a indicação ou nomeação, os nomes passam pela avaliação do Conselho de Governadores da Academia. Se aprovado, o candidato finalmente recebe o convite para se tornar membro.

A importância da presença brasileira na Academia

A inclusão desses nomes brasileiros na relação de votantes da Academia é um avanço significativo para a representatividade do nosso cinema em um âmbito global. Isso não apenas reflete a qualidade da produção audiovisual brasileira, mas também dá ao Brasil um papel mais proeminente nas decisões sobre os premiados no Oscar, e consecutivamente na indústria cinematográfica mundial.