Os melhores filmes baseados em uma história real

Se há uma coisa que os estúdios gostam de fazer, é contar uma história real nos cinemas. Normalmente, baseado em livros biográficos, esse tipo de filmes superam as armadilhas usuais de sequências, remakes e reboots.

O que constitui um filme baseado em uma história real? E onde você traça a linha? Se você abrir o assunto completamente, poderá falar sobre quase tudo. Porque de onde mais os melhores contadores de histórias obtêm suas ideias? Eles nos dizem o que sabem. Claro, muitos filmes são anunciados como baseados em eventos reais, especialmente quando se trata dos mais horripilantes filmes de terror.

Na verdade, eles são conflagrações da verdade. Histórias ficcionalizadas que se apoiam na força da palavra “verdadeiro” para adicionar credibilidade à história que contam. Uma história genuinamente verdadeira deve estar firmemente enraizada nas experiências reais de alguém. Eles se ancoram em nossas mentes com suas representações do melhor de nós, dos mais inspiradores, de pioneiros e dos criadores de tendências. Essas são pessoas que fizeram coisas que são quase inacreditáveis, ou seriam, se os eventos não tivessem realmente acontecido – licença poética à parte. O que se segue são alguns dos melhores exemplos cinematográficos de algumas dessas histórias, em sua maioria verdadeiras.

A AVENTURA DE KON-TIKI (2012)

01ktk
Imagem: Nordisk Film

Baseado no livro e documentário de Thor Heyerdahl (Pål Sverre Hagen), Kon-Tiki conta a história de seis noruegueses que navegaram do Peru à Polinésia em uma jangada feita de Madeira Balsa.

Eles tinham uma direção limitada e encontraram muitos obstáculos em sua jornada, desde tubarões até o próprio barco apodrecendo sob eles. Embora o objetivo da viagem – provar as teorias de Heyerdahl sobre como a Polinésia foi povoada – seja agora amplamente contestado, sua história e a determinação da tripulação permanecem incríveis.

O HOMEM ELEFANTE (1980)

baseado
Imagem: Paramount Pictures

A obra-prima de David Lynch, O Homem Elefante, nos dá um vislumbre da vida de Joseph Merrick (John Hurt), embora ele seja chamado de John no filme. Lindamente filmado em preto e branco com performances incríveis de Hurt e Anthony Hopkins.

Ele pede ao público que olhe além da aparência externa de Merrick. Ele é um personagem maravilhosamente caloroso e inteligente, com mais potencial do que qualquer um imaginava. O Homem Elefante é como poesia no filme, merecedor de seus muitos elogios.

ZODÍACO (2007)

baseado
Imagem: Warner Bros.

Alguém coloca a depravação na tela melhor do que David Fincher? Apesar de suas teorias abertas, Zodiac continua sendo uma das narrativas mais satisfatórias da história desse assassino em série.

Desempenhos brilhantes de seu elenco incomparável, incluindo Jake Gyllenhall, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr., nos forçam a compartilhar as obsessões dos jornalistas e detetives que eles retratam. Fincher sabe exatamente o que mostrar e o que ocultar, o que o torna uma das peças de exploração de tela com mais classe já feitas.

ORGULHO E ESPERANÇA (2014)

baseado
Imagem: 20th Century Studios

Se você é fã de It’s A Sin, de Russell T Davies, continue com o brilhantemente e alegre Orgulho e Esperança. Um instantâneo da vida britânica nos anos 80, Orgulho e Esperança usa essa história verdadeira para abordar a crise da AIDS e a greve dos mineiros, enquanto esses dois grupos socialistas de esquerda superam suas diferenças para se levantarem juntos contra as políticas de Thatcher que estão prejudicando os dois. É caloroso, engraçado, triste e profundo na mesma medida.

A LISTA DE SCHINDLER (1993)

AAAABUqj1cWKXOMY XpnR4cPtGdOSq25f3lSqBdU2puK0jqOndPvUrj7SK8hy P36XYWYj0QMSd8aeewRY4zHePCeLC4801i
Imagem: Universal

Antes de Liam Neeson ganhar a vida socando coisas, ele fez um pequeno filme com Stephen Spielberg chamado Lista de Schindler. O filme conta a história de Oscar Schindler, um relutante cooperador nazista, que durante a 2ª Guerra Mundial usou sua fábrica de munições para salvar cerca de 1100 judeus de Auschwitz.

Filmado quase inteiramente em preto e branco – além da imagem icônica de uma menina em um casaco vermelho – é uma tragédia atemporal. Uma condenação contundente da guerra e da discriminação, deveria ser visto como obrigatório para estudantes de história em todos os lugares.

LIVRE (2014)

LIVRE wild
Imagem: Searchlight Pictures

Embora Na Natureza Selvagem (2007) seja a escolha popular, você tem que dar crédito à mulher que sobreviveu. Quando Cheryl Strayed atingiu o fundo do poço, ela decidiu empreender uma caminhada solo de 1100 milhas pela Pacific Crest Trail. Com muito kit e nenhum treinamento.

Quase uma história de amadurecimento sobre uma mulher na casa dos trinta, ela usa a viagem para chegar a um acordo com seu passado, suas perdas e seus muitos, muitos erros. Emergir como uma mulher completamente mudada desde quando ela começou.

APOLLO 13 (1995)

AAAABVSZyCjz57hSEFuZgUYqilQpmmgXKTFJXW85SikN8JNvZjypLxfcgA1sphbv5XCbJErzL0JJDmb NSgQ0 batKFEt6zH
Imagem: Universal

“Houston, temos um problema”. Não existem muitas falas mais icônicas do que isso. Ron Howard traz à tela um filme baseado no desastre da Apollo 13, que viu uma tripulação de astronautas retornar à Terra contra probabilidades quase inimagináveis.

Usando computadores menos potentes do que uma calculadora de bolso, a equipe da NASA usou cada fragmento de QI e pensamento para descobrir uma maneira de levar esses três homens para casa. Eles podem não ter pousado na lua, mas seu tempo no espaço foi inovador do mesmo jeito.

KAJAKI – THE TRUE STORY (2014)

p051yk5n
Imagem: Alchemy Releasing

Seria difícil encontrar um filme com mais tensão do que Kajaki. Em 2006, uma companhia de soldados britânicos no Afeganistão se viu presa no leito de um rio seco, que em algum momento ficou cheio de minas terrestres soviéticas destruídas.

Cada passo traz consigo o risco de outra explosão, mais carnificina e outro soldado ferido a ser socado novamente por Tug Hartley (Mark Stanley). O trabalho em equipe, engenhosidade e bravura demonstrados por esses homens são totalmente alucinantes… por assim dizer.

OS INTOCÁVEIS ​​(1987)

Imagem: Paramount Pictures

Os Intocáveis ​​é um emocionante filme noir com cenas primorosamente construídas. A sequência da escada chega a um clímax impressionante, completo com o carrinho de bebê caído do estilo O Encouraçado Potemkin, de alguma forma ofuscando parte da edição e direção fantásticas que o sustentam.

Apresenta performances que definem sua carreira, apesar de Sean Connery parecer um policial irlandês decididamente escocês. Com Robert DeNiro como um Al Capone encantadoramente estranho, enquanto Kevin Costner é o Elliot Ness perfeito.

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO (2016)

Estrelas Além do Tempo
Imagem: 20th Century Studios

O segundo filme baseado na NASA em nossa lista, Estrelas Além do Tempo, dramatiza a vida impressionante de três mulheres negras que permitiram aos Estados Unidos competir com a Rússia na corrida espacial.

Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são agora nomes conhecidos graças em parte a este filme. Nos é mostrado sua inteligência e determinação e as dificuldades que enfrentaram ao tentar ser levados a sério em uma indústria que ainda hoje é predominantemente masculina e branca.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmes, séries e muito mais!