Saiba quais são os melhores filmes ambientados na segunda guerra

A Segunda Guerra Mundial foi retratada  em centenas de filmes, desde os mais épicos filmes de batalha até os mais comoventes dramas de prisioneiros de guerra e as mais horríveis tragédias dos campos de concentração.

Há muitos filmes dos mais diversos subgêneros dentro da categoria de filmes na segunda guerra, mas para facilitar a nossa lista, decidimos escolher três que acabam se destacando dos demais, formando então o nosso pódio.

Os melhores filmes ambientados na segunda guerra

O Pianista (2002)

Este filme, baseado em uma história real, apresenta Adrien Brody como Wladyslaw Szpilman, um pianista e compositor judeu polonês que faz parte dos nazistas que cercam os judeus e os forçam ao brutal Gueto de Varsóvia (aqueles que não são mortos de imediato). 

Depois de escapar da morte por pouco, Szpilman faz tudo o que pode para sobreviver, movendo-se de esconderijo em esconderijo e procurando comida, eventualmente usando seus talentos de piano quando toca para um soldado nazista, fazendo com que o nazista o mantenha escondido e o traga suprimentos.

A atuação de Brody é assombrosa, já que seu personagem passa do status de quase celebridade para um animal selvagem e aterrorizante. Ele ganhou o prêmio de Melhor Ator por sua interpretação.

Cartas de Iwo Jima (2006)

Clint Eastwood fez algo interessante em 2006 – ele lançou dois filmes retratando a Batalha de Iwo Jima das duas perspectivas dos lados envolvidos na luta. A Conquista da Honra era do ponto de vista americano, enquanto Cartas de Iwo Jima era do ponto de vista japonês.

A Conquista da Honra é um filme de guerra útil, mas Cartas de Iwo Jima é a verdadeira estrela do projeto. Conta a história dos militares japoneses que mantiveram a ilha de Iwo Jima por 36 dias contra o ataque dos EUA. É retratado tanto observando os soldados cavando túneis e se preparando para uma batalha que eles provavelmente não vencerão (e, no final das contas, não venceram), e também através das cartas que os homens escrevem para seus entes queridos.

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Este filme de guerra baseado na busca pelo último irmão Ryan sobrevivente (Matt Damon) durante a invasão da Normandia apresenta sem dúvida a sequência de batalha mais realista da história cinematográfica em seus 20 minutos iniciais, ambientados no desembarque na praia de Omaha. 

O que se segue são duas horas e meia do capitão John Miller (Tom Hanks) liderando um grupo de soldados para penetrar nas defesas alemãs e trazer o soldado Ryan para casa depois que seus três irmãos foram mortos durante a invasão.