Os Eternos são baseados nos deuses da mitologia?

Os Eternos da Marvel tem uma contraparte nas mitologias

0

Eternos da Marvel conta a história de antigos alienígenas com poderes extraordinários. Parte da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, Eternos será lançado em 4 de novembro, e traz uma nova equipe de super-heróis à vida. Mas também dá vida às representações modernas de figuras mitológicas. A mitologia há muito faz parte da nossa existência, criada para responder às questões científicas e espirituais da humanidade. No mundo de hoje, temos nossos mitos modernos, como os contos do MCU. Mas as primeiras histórias ainda nos encantam.

Studio 666: Filme da banda Foo Fighters ganha trailer

Reveladas cenas deletadas de Homem-Aranha com o Demolidor

Participação no episódio final de Cobra Kai irá influenciar 5ª temporada

Cosplay incrível do Homem-Aranha de Miles Morales é criado por brasileiro

Marvel e mitologia

O universo cinematográfico da Marvel já deu vida ao seu quinhão de mitologia. Os filmes de Thor são reinterpretações diretas dos mitos nórdicos. Thor, Odin, Loki, Hel (também conhecido como Hela) e o resto, todos entram no mundo da Marvel. Em Eternos, podemos esperar mais do mesmo, embora com uma diferença.

Em alguns casos, nos quadrinhos de Eternos, esses “alienígenas” são responsáveis ​​pelas versões dentro do universo de suas inspirações. Como isso é para a concepção de mitos? Os deuses da mitologia inspiram os Eternos, e os Eternos criam os deuses da mitologia em seu próprio mundo ficcional.

Na maioria dos casos, a correlação entre uma figura mitológica e um Eterno parece óbvia. Mas em outros, a conexão parece mais turva. Cada contraparte mitológica do Eterno nos oferece pistas sobre possíveis enredos e destinos.

Os Eternos são baseados nos deuses da Mitologia?

Makkari é baseado no Mercúrio da mitologia romana

Imagem: Reprodução

Makkari, interpretada por Lauren Ridloff, é baseada em Mercúrio da mitologia romana. Embora Makkari tenha a imortalidade padrão de um Eterno, a personagem também possui velocidade sobre-humana. Makkari é a Eterna mais rápida que existe. Além disso, Makkari pode pensar sobrenaturalmente rápido, permitindo que ela leia e processe informações rapidamente.

Este impulso rápido faz muito sentido quando se trata da contraparte mitológica de Makkari, Mercúrio. Na mitologia romana, Mercúrio é o deus dos viajantes e mercadores. Ele é associado ao Hermes da mitologia grega, um deus conhecido por ter pés rápidos. As sandálias aladas da Hermes são icônicas. Mercúrio também atua como uma ponte entre deuses e mortais, muitas vezes servindo como uma espécie de mediador. Será que Makkari é a pessoa que une os Eternos e os heróis mais terrenos do MCU? A mitologia diz que sim. O raciocínio rápido e a vasta gama de conhecimentos de Makkari certamente serão úteis nessa função.

Além disso, Mercúrio transporta as almas dos mortos para o submundo. Não temos certeza de como isso poderia impactar os Eternos, mas o MCU brincou com noções de vida após a morte. Possivelmente, o multiverso do MCU o contém. Nós nos perguntamos se Makkari se conecta a este reino de alguma forma.

Finalmente, Mercúrio e Hermes são os deuses dos trapaceiros, muitas vezes eles próprios travessos. Teremos que tomar cuidado com Makkari pregando peças.

Ikaris é baseado em Ícaro da mitologia grega

Imagem: Reprodução

Ikaris, interpretado por Richard Madden, é baseado em Ícaro da mitologia grega. Ícaro não era um deus, mas uma figura mítica. Na mitologia grega, Ícaro é mais conhecido por voar muito perto do sol. Mas há mais nele do que isso. Ícaro era filho de um famoso inventor, Dédalo, que construiu o labirinto que abrigava o monstruoso Minotauro de Creta.

O rei de Creta não queria que ninguém soubesse como seu labirinto funcionava, então ele aprisionou Dédalo e Ícaro em uma torre. Mas o artesão genial projetou uma saída. Dédalo construiu asas para si mesmo e Ícaro para que eles pudessem escapar. Essas asas eram mantidas juntas por cera. Notoriamente, Dédalo avisa Ícaro para não voar muito alto nem muito baixo. Muito alto e as asas derreteriam com o calor do sol, muito baixo, e o oceano umedeceria as asas, tornando-as inúteis.

Como alguns mitos, este é um conto de moralidade. Instrui os ouvintes a não serem muito arrogantes nem complacentes. Infelizmente, Ícaro sucumbe à arrogância. Ele voa muito perto do sol, suas asas derretem e ele cai para a morte.

É adequado, portanto, que, como Ícaro, Ikaris seja conhecido por ser um excelente aviador. Ikaris também pode voar e levitar outros a velocidades de 1.300 Km/h. Curiosamente, ele pode reorganizar moléculas de outras substâncias. Em certo sentido, isso também se encaixa porque o ápice da história de Ícaro acontece quando o sol reorganiza as moléculas de suas asas.

Ter Ícaro como homônimo é sinistro para Ikaris. Esperamos que ele consiga equilibrar sua arrogância e sua humildade para um efeito melhor. Talvez desta vez, Ícaro voe na altura certa. Ou talvez ele repita os erros de antigamente…

Sersi é baseada em Circe da mitologia grega

Imagem: Reprodução

Sersi, interpretada por Gemma Chan, é baseada em Circe da mitologia grega. Em Eternos, Sersi tem uma forte conexão com a humanidade. Além disso, ela e Ikaris são almas gêmeas e seu relacionamento se estende por séculos.

Na mitologia, a história de Circe gira menos em torno da bondade e do amor. Em vez disso, Circe é uma feiticeira poderosa. Por meio de uma combinação de magia e drogas, ela transforma humanos em animais. Quando o herói Odisseu encontra o caminho para sua ilha, ela transforma seus homens em porcos. Mas Odisseu, protegido por um presente de Hermes (ou será Makkari?), permanece imune. Odisseu a desafia a devolver seus homens. Circe o faz e, impressionada com Odisseu, o convida para ficar em sua ilha. Eles passam um ano juntos. Então, no final das contas, o amor entra na equação. É difícil dizer se Circe viverá em Sersi, embora elas sejam as mesmas nos quadrinhos. Mas as duas são seres poderosos, não devem ser contrariadas.

Thena é baseada em Atenas da mitologia grega

Imagem: Reprodução

Thena, interpretada por Angelina Jolie, é baseada na Atenas da mitologia grega. Nos quadrinhos, Thena é filha de Zuras, líder dos Eternos da Terra. Zuras e Thena se parecem com Atenas e seu pai, Zeus. Isso significa que Thena costuma ser confundida com Atenas, mas elas não são as mesmas no mundo dos quadrinhos.

Na mitologia grega, Atenas é a deusa da sabedoria e da guerra. Ela nasceu do crânio de Zeus e, portanto, possui conhecimento ilimitado. Embora ela possa ser agressiva, ela também governa sobre a paz e o artesanato. Com Atena como homônima, os fãs podem esperar que Thena seja um combatente feroz e uma mente militar brilhante, além de uma estudiosa. Às vezes, Atenas fica furiosa e age impensadamente. Thena pode ser vítima do mesmo reflexo. Apesar disso, profundidades ocultas mais suaves podem emergir.

Ajak é baseada no Ajax da mitologia grega

Imagem: Reprodução

Ajak, interpretada por Salma Hayek, é baseada no Ajax da mitologia grega. Ajax também não é um deus, mas sim um ser humano excepcional. A força e bravura de Ajax lhe valeram muito renome. Ele fica atrás apenas do Aquiles da mitologia.

Nos quadrinhos, Ajak é arqueólogo (e homem). Este é um aceno divertido para a ideia de que Ajax é uma figura popular da mitologia em nosso mundo. Ele também é um lutador, piscando para a ferocidade testada em batalha de seu homônimo.

Ajak também está relacionado ao Quetzalcoatl da mitologia mesoamericana

Imagem: Reprodução

Ajak também assume a identidade do principal deus mesoamericano Quetzalcoatl nos quadrinhos da Marvel. Quetzalcoatl é frequentemente descrito como uma mistura de um pássaro e uma cascavel. O nome do deus vem de uma combinação das “palavras nahuatl quetzal (o pássaro emplumado esmeralda) e coatl (serpente)”. Ele é o deus do vento e da chuva e também o criador primário da Terra e de seu povo.

Entre outras coisas, Quetzalcoatl patrocina o aprendizado, a agricultura, a ciência e as artes. Além disso, ele inventou o calendário. Assim, enquanto Ajax oferece força, Quetzalcoatl adiciona cérebro à equação. Uma combinação de coisas que adoraríamos ver em Ajak.

Esperançosamente, os Eternos do MCU se inclinam para esse aspecto do personagem e trazem esse mito mesoamericano à vida.

Gilgamesh é baseado no Gilgamesh da mitologia suméria

Imagem: Reprodução

Gilgamesh, interpretado por Ma Dong-seok, é baseado em Gilgamesh da mitologia suméria. O Épico de Gilgamesh é um poema antigo da Mesopotâmia. Foi gravado na língua acadiana e existe como uma das primeiras peças da literatura em nossos registros. O poema apresenta o semideus Gilgamesh. Gilgamesh, o rei da cidade-estado mesopotâmica de Uruk, é parte mortal e parte divino. Embora ele busque a imortalidade, ele nunca a obtém. Mas obtém, em vez disso, uma compreensão do significado da vida.

A Epopeia de Gilgamesh conta uma história de amizade. Ele representa o bromance original, por assim dizer. Quando Gilgamesh se torna muito arrogante, os deuses criam Enkidu como seu rival. Enkidu representa o mundo natural, enquanto Gilgamesh representa a ordem da sociedade. Os dois inicialmente brigam, mas se tornam amigos. Embora não haja nenhuma palavra sobre um irmão épico para o Gilgamesh dos Eternos, seria um aceno divertido se um aparecesse. Dito isso, Gilgamesh será conhecido por sua força e bondade, ecoando o mito.

Kro é baseado em Cronos da mitologia grega

Imagem: Reprodução

Kro, cujo ator não foi anunciado, é baseado em Cronos da mitologia grega. Kro não é um eterno, mas um Deviante. De acordo com a Marvel, Deviantes são um “ramo evolutivo da humanidade que é amaldiçoado com um código genético instável que faz com que características aleatórias surjam a cada geração”. No caso de Kro, pelo menos nos quadrinhos, uma combinação de características raras lhe garante uma vida incrivelmente longa. Em essência, o presente de Kro é o tempo.

Isso é adequado porque Cronos está ligado a Cronos, a personificação do tempo na filosofia e na literatura. “Chronos” também é a palavra grega para tempo. E, com o tempo, todas essas ideias se tornaram praticamente indistinguíveis. Cronus também informa Kro, porque como Kro, ele está perto de ser um deus, mas não um deus. Kro é imortal e poderoso como um Eterno, mas não é. No mito, Cronos foi uma parte crucial da criação do universo, mas é denominado um titã, não um deus. Eventualmente, Zeus derruba Cronos e o tranca no Tártaro. Esse destino poderia esperar Kro também?

Phastos é baseado em Hefesto da mitologia grega

Imagem: Reprodução

Phastos, interpretado por Brian Tyree Henry, é baseado em Hefesto da mitologia grega. Na mitologia, Hefesto é o deus da forja. E isso faz muito sentido porque Phastos é um grande inventor dos Eternos. As criações de Hefesto são elogiadas em todo o mito. Ele até esculpe a primeira mulher humana. Hefesto também forja muitas das armas dos mitos, como o escudo de Aquiles.

Como sua contraparte divina, Phastos leva a humanidade adiante tecnologicamente, ajudando o mundo a evoluir.

Sprite tem uma conexão com Puck/Trickster/Sprites da mitologia europeia

Imagem: Reprodução

Sprite, interpretada por Lia McHugh, tem uma conexão mais difusa com a mitologia do que outros Eternos. Tem havido muitos sprites em toda a mitologia europeia. Em suas definições mais amplas, eles são elfos ou fadas. Mas muitas vezes são envolvidos com travessura. Uma das fadas mais famosas é do Sonhos de Uma Noite de Verão. Puck é uma fada diabólica, não inteiramente má, mas ligeiramente irritante. Seus modos intrometidos movem o enredo adiante.

Como os sprites da mitologia, a Sprite dos Eternos tem mais poder do que parece. Embora ela tenha vivido por séculos, ela continua presa à aparência de uma criança de 12 anos. Sprites folclóricos costumam agir infantilmente. E nos quadrinhos dos Eternais, esse era o caso de Sprite. No entanto, no filme, a situação tem uma reviravolta – a mente de Sprite envelhece, mas não o corpo. Muito parecido com as fadas, Sprite detém escuridão narrativa não imediatamente evidente. Mas ainda não vimos se Sprite carrega maldade nela.

Kingo pode ser baseado em Kingu de mitologia babilônica

Imagem: Reprodução

O Kingo dos Eternos, interpretado por Kumail Nanjiani, não tem uma associação mitológica aparente. No entanto, ele pode ser baseado em Kingu da mitologia babilônica. De acordo com o mito, a mãe de Kingu, uma deusa, “deu a Kingu a Placa dos Destinos, que ele usava como uma couraça e que lhe deu grande poder”. Mais tarde, ele foi morto, mas os deuses usaram seu sangue para criar os primeiros humanos.

Parece que Kingu e Kingo dos Eternos compartilham habilidades na luta. E ambos parecem desejar um certo nível de poder. Será interessante ver se o mito de Kingu informa alguma das histórias de Kingo.

Druig não parece ter uma contraparte

Imagem: Reprodução

Druig, interpretado por Barry Keoghan, não tem uma contraparte clara na mitologia. Embora seu nome soe como a palavra para amigo em russo, друг ou “droog”, parece que Druig é tudo menos isso. Druig será um vilão no filme. Ele é um Eterno que está do lado dos Deviantes. Nos quadrinhos, Druig se especializou em manipular a realidade. Ele também gosta de voar usando plataformas de fogo ou terra que ele gera.

Esta conexão elementar pode ver sua origem mitológica nos druidas. Afinal, seu nome lembra a palavra. Druidas são sacerdotes celtas conectados ao mundo natural. Embora os druidas sejam geralmente pacíficos, em certos mitos, eles eram vistos mais como feiticeiros.

Nos quadrinhos, Druig vem das regiões eslavas. No entanto, nenhuma das divindades eslavas parece se alinhar com ele.

A mitologia frequentemente informa nossas histórias modernas. Os próximos Eternos da Marvel seguem uma longa tradição de contar histórias à medida que toma emprestado e desenvolve contos mitológicos.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmes, séries e muito mais!

Imagem: Reprodução

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais

Dafoe gostaria de viver um impostor de Coringa com Joaquim Phoenix Jogos Da Activision Blizzard Que Estão Chegando Ao XBOX Valor De Mercado De Grandes Empresas De Videogames 5 Séries parecidas com Stranger Things para assistir Cavaleiro Da Lua: Origem, Poderes e Curiosidades