Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Tabela de conteúdos
Até para quem não é grande fã de Dragon Ball, o termo “Kamehameha” é algo muito conhecido. Tendo se tornado mundialmente famoso através da série, o termo tem uma origem pouco (ou quase nada) conhecida. Você sabe de onde vem? Continue lendo para entender e conhecer a origem de Kamehameha
Como o nome do golpe foi escolhido
Akira Toriyama afirmou que passou um longo tempo resguardado para poder refletir sobre a pose que seria usada no ataque. Certo tempo depois, chegou à conclusão de que não conseguia pensar sequer no nome que daria para o ataque. Mas Toriyama tinha uma certeza: gostaria de usar “kame” no nome do ataque. “Kame” significa tartaruga, e por algum motivo Akira queria que esse nome fizesse parte do nome do famoso ataque em Dragon Ball.
Sua esposa o ajudou bastante nessa decisão. Ela propôs a Akira Toriyama que utilizasse o nome de um rei havaiano para dar nome ao ataque. O rei em questão era Kamehameha.
Quem foi Kamehameha
Kamehameha foi o primeiro rei do Havaí e acabou se tornando uma importante figura do folclore havaiano. Não são conhecidas com exatidão as datas de seu nascimento nem de sua morte. Porém, os historiadores tratam sua história de vida como tendo nascido em julho de 1758 e sua morte em 8 de maio de 1819. Após muitos conflitos entre as ilhas havaianas, Kamehameha foi responsável por uní-las em 1810, criando oficialmente o Reino do Havaí.
Seu sucessor veio a ser seu filho Liholiho, que utilizou o nome de Kamehameha II durante seu governo. Kamehameha II chegou a fazer uma visita ao Império do Brasil em 1824. Em 1893 o Reino do Havaí acabou quando a República do Havaí se instaurou, vindo a se transformar em um dos estados dos EUA cinco anos depois.
O Rei Kamehameha foi uma figura muito importante para a história do Havaí. Uma data muito importante para os havaianos até hoje, é o dia 11 de junho, quando se celebra o Dia de Kamehameha. Os habitantes da ilha visitam as quatro estátuas do antigo rei, decorando-as com flores.