Onde estão os Starks e Lannisters em House of the Dragon?
The House of the Dragon é a mais nova série de sucesso da HBO. Sendo um spin-off de Game of Thrones, a história se passa no mesmo universo, porém 200 antes. Mas para uma história antecessora, ainda é difícil enxergar as conexões existentes com o passado. Além dos Targaryen, não vimos nenhuma outra das grandes famílias dos Sete Reinos da série original.
Onde estão os Starks? Os Lannister? Os Baratheons, Arryns, Tullys e todas as outras grandes famílias?
A resposta é que eles estão governando suas próprias terras. Em House of the Dragon só acompanhamos o que acontece no Porto Real e na Fortaleza Vermelha, com a ocasional guerra nos dando uma visão de outros locais. Mas os outros reinos distantes não são mostrados.
Dito isso, algumas das casas familiares já fizeram alguma aparição na série.
Casas de Game of Thrones
Os Lannisters
Os Lannisters são os Guardiões do Oeste, e como tais, eles provavelmente estão no Rochedo Casterly, agindo de forma arrogante com sua riqueza. No 1° episódio de House of the Dragon vemos um dos membros do Torneio usando as cores e o emblema dos Lannister. Além do próprio Leão Lannister estar nas decorações da arena.
Nesse mesmo Torneio é possível ver representantes das Casas Baratheon, Bolton, Lefford, Corbray, Cole, Stark, Tully, Mallister, Tarly, Tyrell e Mallister. Todos essas casas tem sua devida importância em Game of Thrones, mas por enquanto são apenas figurantes em House of the Dragon.
Mas devemos conhecer alguns Lannisters que se juntaram a família real, conforme a série progredir.
Os Starks
Já no primeiro episódio, é possível ver o Lord Rickon Stark, o Protetor do Norte, jurar a fidelidade dele à princesa Rhaenyra quando ela é nomeada sucessora do rei Viserys I. Além disso, eles também tem participação no Torneio.
Da mesma forma que em GoT, os Starks são uma das famílias antigas de Westeros e lideram o Norte há anos. Assim é normal eles estarem no comando do Norte até mesmo nessa época, ainda mais se levarmos em consideração que nos últimos 100 anos Westeros gozava de uma relativa paz.
Outro fato importante é que os Starks deixaram claro que apoiam Rhaenys Targaryen sobre o seu primo Viserys durante o Grande Conselho de 101 d. C.
Os Baratheons
Os Baratheons são a facção dominante em Ponta Tempestade, além de serem uma das mais importantes casas de Westeros em House of the Dragon.
No 1° episódio da série, vemos o Lord Boremund Baratheon competindo no Torneio pelo favor da Princesa Rhaenys. Mas ele e seu filho Sor Borros Baratheon, são ambos derrotados pelo Príncipe Daemon.
Boremund volta a aparecer quando Rhaenyra é nomeada herdeira do rei. E ele deverá ter mais participações no futuro da série.
Os Arryns
Em GoT, a morte da mão do rei Jon Arryn inicia toda a história da série. Só isso já mostra a importância dessa casa, e essa importância permanece em House of the Dragon. Na nova série a esposa do Rei Viserys I, é a Rainha Aemma Arryn, que morre ao dar à luz ao bebê Baelon.
Esse relacionamento era mais uma das táticas dos Targaryens, que escolhiam as mulheres de famílias influentes para se casarem e consequentemente fortalecer a lealdade do povo.
No caso de Viserys ele realmente amou Aemma, mas a mesma coisa não aconteceu com seu irmão Daemon, que nunca amou Lady Rhea Royce de Runestone. Isso o levou a tomar Mysaria como amante.
As Casas de House of the Dragon
Além das casas de GoT que estamos acostumados, em House of the Dragon existem muitas casas importantes, que irão influenciar a história principal e é importante saber sobre elas.
Os Velaryons
Os Velaryons são atualmente a casa mais rica de toda Westeros, até mais que os Lannisters. O seu emblema é um Cavalo Marinho e ela governa a Ilha de Driftmark, que fica ao lado da Ilha de Pedra do Dragão, na Baía da Água Negra, em Porto Real.
O chefe da família é o Lorde Corlys Velaryon, também chamado de A Serpente do Mar. Ele é o Mestre de Navios do Rei Viserys e marido da Princesa Rhaenys Targaryen. Por conta desse casamento as duas famílias estão intrinsicamente conectadas, ao ponto de que após a morte da rainha Aemma, Corlys oferece sua própria filha, a Lady Laena Velaryon para ser esposa de Viserys.
Mas claramente seu objetivo era apenas estar mais próximo do Trono de Ferro, com um herdeiro seu governando. Os Velaryons também agem como um excelente lembrente para os Targaryen de que eles não foram os únicos a sobreviverem da Antiga Valíria. Mas também mostram que nem todos dessa terra tinha dragões, o que aumenta ainda mais a exclusividade dos Targaryen.
Por não possuir feras que cospem fogo, a Casa Velaryon acabou encontrando seu sucesso ao conquistar o mar. Seus pontos fortes são sua incrível frota de navios e capacidade de atravessar o oceano aberto.
Por isso que proteger Os Degraus (uma dúzia de ilhas localizadas a leste de Dorne e a oeste da costa de Essos) do Alimentador de Caranguejos e seus piratas é o dever dos Velaryon.
Os Hightowers
Com uma das protagonistas da série sendo dessa casa já é possível ver a importância dela. A Casa Hightower, conta com o Sor Otto Hightower, a mão do rei e a sua filha Alicent Hightower, a “melhor amiga” da princesa Rhaenyra e segunda esposa de Viserys.
Após a morte da rainha Aemma, Otto pressionou a sua filha para confortar o rei. E no 2° episódio da série as intenções de Otto já estavam claras, ele queria que sua filha conquistasse o rei, para assim se tornar a próxima rainha.
E quando isso finalmente aconteceu, tanto o Lorde Corlys Velaryon, quanto a Princesa Rhaenyra Targaryen ficaram chocados e revoltados. E isso está criando a principal trama de House of the Dragon.
Vale lembrar também que existe outro membro importante da família Hightower, o irmão de Alicent, Sor Gwayne Hightower. Ele foi visto no Torneio, e duelou com o Príncipe Daemon, que para irritar Otto, matou o cavalo de seu filho.
Casa Strongs
Atualmente em House of the Dragon, a casa Strong governa Harrenhal em Riverlands. O Lord Lyonel Strong possui o cargo de Mestre das Leis no Pequeno Conselho do Rei Viserys I. Lord Lyonel costuma oferecer muitos conselhos estratégicos a Viserys, e ele os ignora na maioria das vezes.
No primeiro episódio, vemos Lord Lyonel se opondo a nomeação de Rhaenyra como sua herdeira. E no segundo episódio ele recomendou ao rei se casar com a Lady Laena Velaryon.
Casa Cole
O Sor Critson Cole vem de uma das casas menores, a serviço da grande Casa Dondarrion. Porém ele conseguiu derrotar o Príncipe Daemon no Torneio e com isso ganhou todos os holofotes.
Após a morte do Lorde Comandante da Guarda Real, Sor Ryam Redwyne, Rhaenyra seleciona Critson Cole para entrar na Guarda Real, visto que ele era o único com experiência real no campo de batalha.
Casa Beesbury
A Casa Beesbury possui o Lorde Lyman Beesbury, que atua como Mestre da Moeda no Pequeno Conselho. Essa casa também terá mais importância no futuro da série
Casa Westerling
O Sor Harrold Westerling, é um dos membros da Guarda Real. Ele é visto no 1° episódio de House of the Dragon cuidando da Princesa Rhaenyra qunado ela volta de seu voo com o dragão Syrax.
Já no 2° episódio ele acompanha Otto Hightower até a Pedra do Dragão para confrontar o Príncipe Daemon. E ele ainda deve fazer muitas outras coisas importantes na trama. Vale dizer que a cassa Westerling, não tem lealdade total aos Targaryen, e sim a Casa Lannister.