O segredo de Nolan: Descubra o filme que o diretor de ‘Oppenheimer’ esconde do mundo

O mistério de "Larceny": Como o primeiro filme de Christopher Nolan se tornou uma lenda obscura

Antes de se tornar um diretor renomado com filmes como “Inception”, “Interstellar” e ‘Tenet”, Christopher Nolan dirigiu “Larceny”. Este curta-metragem, produzido em 1995, tem apenas cerca de oito minutos de duração. Após uma única exibição no Cambridge Film Festival em 1996, o filme desapareceu completamente, tornando-se uma peça enigmática na carreira de Nolan.

No entanto, o mistério que cerca a “Larceny”‘ provocou a curiosidade dos fãs de Nolan, levando-os a investigar sua existência há anos. O filme foi produzido com um grupo de amigos da sociedade cinematográfica da University College London e envolve um assalto a um apartamento.

O segredo de Nolan: Descubra o filme que o diretor de 'Oppenheimer' esconde do mundo
Imagem: Reprodução

Leia mais:

O que é DORAMA? Guia completo e TOP 20 mais populares entre os dorameiros

Descubra os 2 Doramas que Dominam o Top 5 da Netflix!

Ascensão de Nolan ao estrelato

Nas décadas seguintes ao “Larceny”, Nolan se estabeleceu como um dos diretores mais inovadores da atualidade. Ele ganhou seu primeiro Oscar em 2024 por “Oppenheimer”, uma biografia de três horas sobre um físico teórico. A popularidade de seus trabalhos só tem crescido – mas não se pode dizer o mesmo sobre “Larceny”.

Por que “Larceny” permanece escondido?

A decisão de Nolan de manter “Larceny” em segredo intrigou seus fãs. Alguns sugerem que ele está planejando transformar “Larceny” em um longa-metragem, enquanto outros pensam que o diretor pode estar envergonhado com seu trabalho inicial. Existem até especulações de que Nolan pode estar nervoso com algum conteúdo presente no curta.

“Larceny” representa um marco na carreira de Nolan e na formação de sua equipe criativa. Jeremy Theobald, que desempenhou um papel principal no filme, também estrelou no primeiro longa-metragem de Nolan “Following”. O compositor David Julyan, que fez a trilha sonora de “Larceny”, colaborou com Nolan em outros filmes bem-sucedidos, como “Amnésia”, “Insônia” e “O Terceiro Passo”.

Ao manter “Larceny” longe do público, Nolan mantém o controle sobre sua narrativa como cineasta. Robert Coren, ex-arquivista da sociedade cinematográfica da University College London, disse que não tinha conhecimento de nenhuma cópia de “Larceny” em seus arquivos. Outros filmadores que trabalharam em “Larceny” também mostraram relutância em divulgar detalhes sobre o filme.

O legado de “Larceny”

Enquanto a caça ao “Larceny” continua, o filme ganhou um status quase lendário entre os fãs de Nolan. “Agora há uma tradição com ele”, disse um deles. “É quase maior do que teria sido se estivesse disponível. Há essa coisa inatingível que faz com que a caça continue.” E, com isso, o misterioso filme de Nolan “Larceny” consegue viver, mesmo na sua ausência.