O Que a Ciência Tem a Dizer sobre os Spoilers?

Até a ciência está procurando entender o efeito dos spoilers na nossa vida

0

Spoilers são um tema um tanto quanto polêmico quando falamos em cultura pop. Não faltam nóticias de pessoas que tiveram atitudes extremas ao receberem spoilers de algum filme ou série, não é exagero dizer que o spoiler é  algo que se tornou algo que é uma reação do ser humano ao mundo que ele vive atualmente.

Conheça os filmes da Netflix que podem concorrer ao Oscar

E como tudo que rege a vida social é necessário sabermos conviver com isso que acaba por acontecer com qualquer pessoa. O estudo feito em 2019  A Modern-day Guide to Spoiler Etiquette, que foi conduzido no Reino Unido, procurou saber mais sobre como o spoiler influência no cotidiano.

O Guia Moderno Para a Etiqueta do Spoiler

Quais os principais meios de receber, e também como evitar o spoiler:

Como hoje em dia é quase impossível de se viver sem ter ao menos uma conexão minima com outras pessoas usando a internet,seja em um grupo do Whatsapp ou em alguma rede social. Se você julgar necessário, é importante saber e também evitar os meios mais comuns de se receber um spoiler.

Esse estudo começou identificando como as pessoas recebem e/ou divulgam spoiler.

E os dados aferidos foram de que:

52% das pessoas recebem spoilers a partir da internet;

34% recebem de familiares e colegas;

E 8% das pessoas divulgam algum spoiler em redes sociais.

Seguindo os resultados, o estudo ainda procurou identificar os principais meios que as pessoas usam para evitar os temiveis spoilers.

E os dados aferidos foram:

46% das pessoas das pessoas evitam redes sociais;

30% das pessoas das pessoas evitam conversar com amigos, familiares e colegas;Qu

18% das pessoas evitam conversar em grupos do Whatsapp;

16% das pessoas deixam de seguir pessoas nas redes sociais;

15% das pessoas mutam grupos do Whatsapp;

14% das pessoas usam fones de ouvido para bloquear conversas indesejadas;

9% das pessoas deletam as redes sociais de seus telefones;

7% das pessoas ficam, ou fingem, estar doentes;

E  6% das pessoas trabalham em Home Office.

Quanto tempo se deve esperar para finalmente pode falar sobre um filme ou série com spoiler:

Quando acabamos de assistir algo que nós gostamos, a primeira coisa que queremos é falar sobre aquilo que vimos, ouvimos ou lemos. No entanto, nem sempre sabemos quanto tempo é necessário esperarmos para que possamos finalmente dá nossa opinião sem ser danoso a experiência do outro.

Apesar disso ser algo muito subjetivo, tem pessoas que acabam de sair de uma sessão de cinema falando aos sete ventos sobre o filme que assistiu, enquanto outras preferem esperar mais tempo para falarem sobre o mesmo filme. E para tentar fazer uma média sobre qual seria o tempo mais saudável para que algo possam ser feitos comentários que possuem spoilers, o estudo definiu qual o tempo deveriamos esperar para falarmos sobre filmes ou séries que acabaram de estrear.

Para as séries de tv, o tempo saudável para poder falar sobre elas com spoiler é de  33 horas após o lançamento. E para os filmes que sairam no cinema, o tempo saudável é de 10 dias após o filme chegar aos cinemas.

Séries de tv, redes sociais e mais spoilers:

Como é possível notar, o spoiler em sua essência não é algo tão prejudicial, no entanto, os efeitos sociais que ele produz podem sim ser um malefício. Como já foi  dito antes, as pessoas realmente tornaram o spoiler algo tabu entre alguns meios, tanto que para certas séries de tv, o spoiler nas redes sociais como o Twitter alcançam números gigantescos.

A experiência de alguém com um episódio ou uma temporada de uma série de tv é provavelmente a mais afetada com spoilers. Desde do fato de que uma série que tem sua primeira temporada lançada de uma vez em uma plataforma de streaming é a que existe o maior risco de ter alguém comentando sobre o final ou algum acontecimento importante.

Porém em séries onde os episódios vão ao ar semanalmente, também existe a chance de alguém não ter visto assim que saiu. E pegando essa relação de spoilers de séries de tv e redes sociais, o estudo também contabilizou quais foram as séries que mais sofreram com mais tweets contendo spoilers, e o resultado encontrado você confere logo abaixo.

As séries que foram mais comentadas nos últimos tempos:

Em 10º lugar temos a 4ª temporada de Black Mirror, assim que o 4º ano da série estreou em dezembro de 2017 houveram 45.865 tweets com spoilers;

No 9º lugar Hannibal com 13º da terceira temporada teve 49.106 tweets com algum spoiler;

Em 8º lugar a estreia da segunda temporada de Westworld com 50.120 tweets foi um dos sucesso da HBO nesse ranking;

O final de American Horror Story: Coven obteve o 7º lugar com  75 mil tweets contendo spoilers de umas das melhores temporadas da série;

Em 6º e 5º lugar temos duas séries da NetflixHouse of Cards Stranger Things assumiram respectivamente o 6º e o 5º lugar com 137.922 e 217.912 tweets;

O primeiro episódio da 11ª temporada de Doctor Who foi de longe o episódio mais comentado da série toda com quase 290 mil tweets e ficou em 4º colocado na lista;

Enquanto isso o último episódio de Breaking Bad foi citado quase 320 mil vezes em sua estreia e ficou 3º lugar;

The Walking Dead teve a primeira aparição de Negan na estreia da 7ª temporada e graças a isso ficou em 2º lugar das séries mais citadas no Twitter com 734.794 tweets com spoilers;

E a série mais comentada de todas foi Game Of Thrones, a série foi um sucesso desde das suas primeira temporadas. No entanto, o 3º episódio da última temporada foi o mais tweetado de toda série com incríveis 2 milhões de tweets.

Considerações Finais:

Os spoilers são um problema moderno, e assim como outros problemas modernos, eles precisam ser remediados com soluções atuais. E como isso é algo que é muito recente, nós como sociedade estamos descobrindo ainda como reagir quando temos nossas expectativas frustadas ao descobrirmos o que acontece em um filme ou série.

Lógico que quando tomamos um spoiler de um filme ou de uma série que estamos esperando, a decepção é algo que acaba por estragar em partes a experiência daquilo. No entanto, isso é algo que apenas acontece na primeira que vemos aquilo, as próximas vezes serão diferentes, mas não necessariamente ruins.

E você acha que a pesquisa deixou passar algo que é tão importante quando falamos sobre spoilers? Fale pra gente nos comentários e diga também o que você acha sobre spoilers e o que você faz para fugir dos tão temidos spoilers.

Gostou da Notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais

Dafoe gostaria de viver um impostor de Coringa com Joaquim Phoenix Jogos Da Activision Blizzard Que Estão Chegando Ao XBOX Valor De Mercado De Grandes Empresas De Videogames 5 Séries parecidas com Stranger Things para assistir Cavaleiro Da Lua: Origem, Poderes e Curiosidades