Explorando ‘O Problema dos 3 Corpos’: a nova ficção científica da Netflix

Nova ficção científica na Netflix

‘O Problema dos 3 Corpos’: O avanço da ficção científica chinesa na Netflix

Na imaginação humanista de Cixin Liu, autor chines de ficção cientifica, os extraterrestres não se contentam em dominar a Terra. Eles pretendem subjugar os humanos através do controle mental, em meio a um contexto intrincado que combina elementos de física quântica, inteligência artificial e um questionamento distópico da liberdade científica. Esta é a premissa de ‘O Problema dos Três Corpos‘, seriado que estreia no dia 21 de março na Netflix.

Adaptada da obra homônima de Cixin Liu (Liu Cixin, no sistema oriental de escrever o sobrenome primeiro), a série traz 8 episódios repletos de dilemas existenciais, sutilezas e teorias engenhosas para explorar a curiosa e pouco comum iniciativa chinesa de busca por comunicação com extraterrestres em meio à corrida espacial entre EUA e Rússia.

O Problema dos 3 Corpos
Imagem: reprodução/ Netflix

LEIA MAIS:

Cancelamento surpresa: Netflix encerra ‘Irmãos Sun’ após uma única temporada!

Bridgerton: Descubra qual personagem você seria em um quiz rapidinho!

A afirmação e tolerância da ficção científica chinesa O Problema dos 3 Corpos

Com roteiro de David Benioff e D.B. Weiss, a dupla por trás de ‘Game of Thrones’, e produção de Alexander Woo, de ‘True Blood’, ‘O Problema dos 3 Corpos’ também destaca o crescimento e consolidação da produção chinesa de ficção científica. Ao que tudo indica, mesmo com farpas políticas aparentes, essa nova tendência tem encontrado relativa tolerância e até estímulo da censura de Pequim.

Nesse contexto, Cixin Liu – nascido na província de Shanxi, onde ainda reside atualmente – se destaca. Ele é responsável por um triunfo literário através da trilogia que se inicia com ‘O Problema dos 3 Corpos’ (2008), seguido de ‘A Floresta Sombria’ e ‘O Fim da Morte’.

Guerra dos mundos: humanos vs. extraterrestres

Reciclado até a exaustão no cinema, na TV e na literatura desde o clássico ‘Guerra dos Mundos’ (1897), do inglês H.G. Wells, o embate entre os humanos e alienígenas ganha um frescor em ‘O Problema dos 3 Corpos’ devido à forma como Cixin Liu apresenta essa premissa. Aqui, o autor mostra como parte da humanidade se renderia aos alienígenas, vendo-os como deuses, em uma alegoria referente aos perigos do fanatismo político e religioso.

A estreia mundial de ‘O Problema dos 3 Corpos’ na Netflix é um marco na expansão e no reconhecimento da ficção científica produzida na China. É um negócio da China que, ao que tudo indica, não será ignorado pelos ‘humanos’ da terra.