O Mandaloriano: série de Star Wars deveria se manter episódica ou se tornar serializada?

Qual rumo a série O Mandaloriano vai seguir no futuro?

O Mandaloriano retornou recentemente para sua terceira temporada, e agora, mais do que nunca, parece que o programa está pressionando por histórias serializadas e conectadas, episódio por episódio. Se os criadores nos bastidores decidirem usar essa abordagem ao máximo, o show terminará de maneira muito diferente de como começou.

O Mandaloriano deveria se manter episódica ou se tornar serializada?

O Mandaloriano
Imagem: Divulgação

A primeira temporada de O Mandaloriano, e até a segunda, contaram histórias simples que seguiram o mandaloriano titular, Din Djarin (Pedro Pascal) e Grog, enquanto viajavam pela galáxia, encontrando novos amigos e inimigos em cada episódio.

Agora, as histórias incluem cortes mais profundos do cânone de Star Wars, mergulhando profundamente na mitologia Mandaloriana, trazendo personagens de franquia como Luke Skywalker (Mark Hamill) e Ahsoka Tano (Rosario Dawson) e dando à série arcos de história que abrangem vários episódios. Isto é uma coisa boa? O Mandaloriano deveria ser mais complexo ou deveria permanecer episódico?

‘O Mandaloriano’ está se tornando serializada?

Se a equipe por trás de O Mandaloriano decidir levar a série para um novo território e contar uma longa história, pode ser uma coisa boa. O mundo de Star Wars é enorme, tão rico e cheio de caminhos sem fim e histórias em potencial a serem percorridas. Talvez por ser um programa episódico, O Mandaloriano quase esgotaria o mundo e a franquia que ele habita.

A segunda temporada é onde vimos pela primeira vez do que esta série é realmente capaz. Foi quando ficou claro que ser um programa de TV não iria atrapalhar este programa – as possibilidades narrativas ainda eram infinitas para Star Wars na TV. Você está nos dizendo que Luke Skywalker pode aparecer e interagir com esses personagens? Luke clássico, e mais?

Luke Skywalker
Imagem: Divulgação

Mas de alguma forma, a aparência de Luke simplesmente não parecia certa. O Mandaloriano foi concebido com a ideia de contar novas histórias de Star Wars em pequena escala, começando do zero toda semana. Isso é o que o tornou ótimo!

Obviamente, Star Wars é um universo enorme para as mentes criativas brincarem – sempre foi … até O Mandaloriano aparecer. Lembra como foi revigorante ver um cantinho desse mundo de perto e pessoalmente? Este mundo que seguiu principalmente histórias de batalhas massivas, altos funcionários do governo e, mais importante, o destino de uma família em particular para derrotar os últimos males da galáxia? Tudo Star Wars sempre foi grande – e então O Mandaloriano apareceu e levou os espectadores a partes funcionais do universo.

Cada episódio apresentava alguém novo, e seu título quase nunca assumia qualquer significado galáctico importante. Claro, havia sombras familiares do universo de Star Wars com o ocasional stormtrooper ou as várias espécies alienígenas que surgiram, mas nunca houve nenhum personagem clássico que conectasse O Mandaloriano a uma história maior… até a segunda temporada.

stormtrooper_corps
Imagem: Divulgação

Ao trazer personagens de franquia para O Mandaloriano, Filoni e o showrunner da série, Jon Favreau, decidiram dar ao seu programa arcos de história de vários episódios. Trazer personagens familiares à mistura significa mais peso para as histórias, histórias que não podem ser contadas em 30 minutos.

Com a segunda temporada, O Mandaloriano não tratava mais de ajudar fazendeiros ou escapar de sindicatos do crime galáctico, com a segunda metade da temporada se desdobrando em uma grande e extensa história. Cada episódio estava intimamente conectado e continuou exatamente de onde o último parou.

Claro, isso pode levar a um maior crescimento dos personagens principais, mas também tira o charme original do show. Se a segunda temporada fosse um pouco única, trazendo alguns personagens mais velhos e estendendo as histórias em vários episódios, isso seria uma coisa. Em O Mandaloriano, a terceira temporada realmente contou apenas uma história em dois episódios até agora, então parece que suas antigas abordagens narrativas podem ser coisa do passado.