O gótico e o expressionismo alemão em ‘The Batman’, de Matt Reeves

 

Características levam a crer que Matt Reeves bebeu da fonte gótica do expressionismo alemão para compôr ‘The Batman’

 

Eis que o primeiro de The Batman foi revelado. Estrelado por e com a direção de Matt Reeves, o filme tem tudo para contar a história do homem-morcego de uma maneira sombria e soturna que reforçam os ares característicos do personagem.

 

 

Embalado por uma versão também sombria de ‘Something in the Way’ do Nirvana, segundo nossas percepções o mergulha em referências clássicas das artes do design, do som e do audiovisual para compôr o vindouro longa da DC.

Longe de dar um veredicto das reais intenções de Matt Reeves para o filme, os poucos minutos apresentados no FanDome de 22 de agosto nos convidam a visitar algumas peças artísticas e a propôr uma interessante reflexão sobre a direção de arte, que bebe da fonte do gótico e consequentemente do expressionismo alemão.

 

Entenda

 

Vertente cinematográfica da década de 1920, o expressionismo alemão caracterizava-se pela distorção de cenários, personagens e tipografia, maquiagem características e recursos de fotografia que conferiam maior dramaticidade aos personagens ao mesmo tempo que propunham uma reflexão sobre como os criativos da época viam o mundo.

 

Expressionismo alemao

 

Em ‘The ‘, apesar de uma roupagem moderna, é possível perceber traços deste movimento nos cenários pouco saturados mas com certo contraste, no visual do personagem que denota dramaticidade e certo desequilíbrio, no cabelo sempre desarrumado e na maquiagem ao redor dos olhos propositalmente colocadas no take, ao mesmo tempo mostrando o fundo necessário para a máscara do protagonista, mas, também, para conferir ares sombrios ao personagem. Referências parecidas são encontradas no clássico “O Gabinete do Dr. Caligari”, de 1920.

 

batman 1

 

Bela Lugosi’s Dead

 

Valendo-se também do expressionismo alemão, entre as décadas de 70 e 80, o movimento gótico ganhou força nas manifestações visuais pós-punk, presentes em bandas como The Cure, Sister of Mercy e Bauhaus. Esta última fazendo referência direta a um clássico do expressionista no single ‘Bela Lugosi’s Dead’. Coincidentemente, a silhueta do morcego presente nas duas artes aparecem semelhantemente distorcidas, diferente de títulos de ‘Batman’ já apresentados.

 

batman 2

 

Tipografia

 

Ainda desta forma, a tipografia presente no filme mostra-se na forma de traços desiguais, desequilibrados, tortos, característicos do movimento expressionista.

 

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O Médico e o Monstro

 

Reeves também declarou em recente , que uma de suas inspirações foi a obre de Robert Stevenson ‘O Médico e o Monstro’, romance gótico de 1941, o que reforça a suposição de que a intenção de sua narrativa seja exatamente essa em seu mais novo trabalho.

 

Quando nós estávamos escrevendo a eu sempre olhava pra trás para O Médico e o Monstro e essa ideia de um ‘outro eu’ e de que nós somos feitos de múltiplas personas.

 

Contudo, para conferir de fato se essas foram as referências, resta aguardar , que estreia em meados de 2021 nos cinemas.

Mas vale a reflexão.