O CJ pode retornar em algum GTA?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Carl Johnson, mais conhecido como CJ, é sem dúvidas o personagem mais popular da franquia GTA. Sendo o protagonista do GTA San Andreas, o jogo mais popular da franquia até hoje, é difícil não conhece-lo.

Mas se o CJ tem tanta popularidade assim, por que ele não apareceu em outros GTAs? Por que ele não está presente no famoso GTA V, que também se passa em Los Santos, e existem menções a gangue Grove Street?

A resposta para isso é bastante complexa.

CJ e os GTAs

A história de San Andreas se passa nos anos 90, antes da história de Liberty City e de GTA 3. Já o GTA 4, se passa em meados de 2008. No 4° jogo é possível encontrar easter eggs do CJ, como pôster de um cara bem parecido com o personagem e que está podre de rico.

Easter Egg GTA 4 CJ 01
Imagem: Reprodução

Esse cara poderia muito bem ser o CJ, visto que no final de San Andreas, o personagem estava rico. Tendo sociedade em cassinos e sendo um rapper de sucesso, além de vários outros negócios, CJ venceu na vida.

Porém no mesmo GTA 4, existe também outro easter egg com um toque bem mais sinistro.

Há uma parede pichada com uma mensagem de ‘Descanse em Paz’ e alguns nomes como Victor, Claude, Tommy, Toni e Carl.

Easter Egg GTA 4 CJ 02
Imagem: Reprodução

Quem jogou todos os games da franquia deve se lembrar desses nomes. Tommy Vercetti é o protagonista de Vice City, Victor Vance de Vice City, Claude é o protagonista de GTA 3 e Toni Cipriani de Liberty City Stories. E nem é preciso dizer que Carl é o protagonista de San Andreas.

Se levarmos em conta essa pichação na parede, pode significar que todos os antigos protagonistas da franquia estão mortos!

Mas será que isso é verdade? A resposta é mais complicada e envolve um tema que está popular atualmente, o multiverso.

Multiverso do GTA

Mesmo com os easter eggs em GTA 4, devemos considerar que GTA 4 e GTA 5 não se passam no mesmo universo que San Andreas e nem um dos outros jogos anteriores. Ao longo do tempo a qualidade técnica dos games foi se aprimorando cada vez mais, a Liberty City em GTA 3 é totalmente diferente do GTA 4, justamente por conta dessa melhoria.

GTA games 01
Imagem: Reprodução

Por causa disso, os fãs da saga inventaram a teoria de que a franquia era dividida em 3 universos: o 2D, o 3D e o HD. Isso se manteve apenas uma teoria, até que a Rockstar Games descobriu, gostou e então ela tornou oficial!

Mas o que tem em cada um desses universos e onde se encaixa o CJ?

Bem, o Universo 2D se refere aos primeiros jogos da franquia, o GTA 1, suas expansões e o GTA 2.

Já o Universo 3D, é onde se encontram os games GTA 3, Vice City, San Andreas, Vice City Stories, Liberty City Stories e Advence.

Enquanto que o Universo HD é o atual universo em que a franquia está, e ele contém o GTA 4, The Lost and Danmed, The Ballad of Gay Tony, Chinatown Wars, GTA 5 e o GTA Online.

Assim sendo, podemos afirmar que o CJ nunca mais apareceu em nenhum GTA, pois eles não se passam no mesmo universo que San Andreas!

protagonistas do GTA 02
Imagem: Reprodução

Mesmo com Los Santos aparencendo em GTA V e a Grove Street presentes, não são os mesmos do GTA San Andreas. E a mesma coisa acontece em GTA IV, o cara no pôster não é o CJ de verdade.

E em relação as pichações que fala que eles morreram, na verdade é uma mensagem da própria Rockstar para dizer que as histórias do Universo 3D acabaram e que de agora em diante o foco estaria com o Universo HD.

Então os personagens não morreram, apenas não ganharam novas histórias. Tirando o Victor de Vice City, ele morreu no final do jogo.

Mas mesmo sabendo de tudo isso, os fãs continuam pedindo a volta do querido CJ, e talvez ele volte algum dia, mas não será nem de perto o mesmo CJ que vemos em GTA San Andreas.