Stranger Things 2, Ariana Grande e o próximo filme da Mulher-Maravilha estão de alguma forma influenciados por esse ano da década de 80
Ah, 1984! Quantos acontecimentos em apenas 12 meses. Fazendo uma breve lista entendemos o porque desse ano estar servindo de inspiração para tantas obras atuais. Ok, então vamos começar pelo início… espera… qual início?
Calma! O quarto ano da década de oitenta já havia sido tema do livro escrito por George Orwell, publicado em 1949. Intitulado como 1984, a historia se passa em um futuro distópico onde o Estado impõe um regime extremamente controlador, sob a vigilância do Grande Irmão (Big Brother). O livro, que foi celebrado mundialmente, levanta a discussão sobre até que ponto a segurança de estar sendo vigiado pode se transformar em um mecanismo de controle. Resumindo, assim como 2000/2001/2012, 84 foi aquele ano muito aguardado por muitos.
Voltando para a realidade, 1984 foi marcado pelo lançamento do Macintosh. Sim! O primeiro computador pessoal popular, mas vamos focar no lançamento.
A campanha de lançamento foi transmitida durante o intervalo do Super Bowl XVIII e fez referências ao ambiente do livro de George Orwell. Nele a atleta inglesa Anya Major destrói um telão com uma marreta, acabando com o controle do Grande Irmão. Após a destruição, a plateia que acompanhava fica boquiaberta e um letreiro aparece “Em 24 de janeiro, Apple Computer apresentará Macintosh. E você verá porque 1984 não será como 1984“. Esse comercial é considerado um clássico e contou com a direção de ninguém menos que Ridley Scott.
Vale destacar também que a cena da marreta foi recentemente reproduzida no clipe da música God is a Woman, da cantora Ariana Grande.
Vamos lá! O que mais aconteceu nesse ano? Ah, claro! Teve os Jogos Olímpicos de Los Angeles. E sabe quem perdeu? A URSS!
Falando em política, Reino Unido e China chegaram a um acordo sobre Hong Kong voltar a fazer parte da China a partir de 1997. Teve também uma longa greve dos mineradores de carvão na Inglaterra, no ano que Margaret Thatcher ganhou as eleições. Aqui no Brasil acontecia o movimento de diretas já contra a ditadura.
Em MCMLXXXIV (1984 em algarismo romano) aconteceu o primeiro MTV VMA, onde Madonna cantou Like a Virgin, mas perdeu o prêmio de melhor vídeo feminino para Cyndi Lauper com a música Girls Just Wanna Have Fun.
Em 1984 a Sony lançou o CD-player, revolucionando o mercado fonográfico.
Nos cinemas foram lançados filmes icônicos, como Os Caça-Fantasmas, Indiana Jones, Gremlins e O Exterminador do Futuro.
E pra finalizar, a sequência de DNA começou a ser usada por cientistas forenses para servir como provas e assim desvendar crimes. Além disso, a AIDS foi identificada.
Ufa! Que ano, senhores! A pergunta que fica é: Como a Diana Prince salvou o mundo? Isso só será respondido no filme Mulher-Maravilha 1984.
São muitos acontecimentos marcantes que mostram o quanto o ano de 1984 foi agitado. Talvez esta seja a grande resposta sobre o motivo dele estar sendo tão relembrado em obras e mídias atuais.
O que acharam? Alguém aqui vivenciou algum desses acontecimentos? Esquecemos algo importante? Não deixem de comentar.