Neal Jimenez, diretor de O Despertar para a Vida, morre aos 62 anos

O Despertar para a Vida marcou uma geração, e seu diretor, Neal Jimenez, faleceu.

Neal Jimenez, o roteirista e diretor por trás de uma série de filmes aclamados nas décadas de 1980 e 1990, incluindo o thriller “Juventude Assassina” e sua estreia na direção, o drama semi-autobiográfico “O Despertar para a Vida”, morreu em 11 de dezembro de insuficiência cardíaca, seu família anunciou. Ele tinha 62 anos.

A carreira de Neal Jimenez

Paralisado em um acidente de caminhada enquanto era estudante na UCLA em 1984, Neal Jimenez abriu caminho para a representação da deficiência com  “O Despertar para a Vida”, o drama de 1992 estrelado por Eric Stoltz como um escritor lutando para se recuperar depois de ficar paralisado do pescoço para baixo. 

Baseado em parte em sua própria recuperação, o filme foi aclamado pela crítica e ganhou o prêmio de Melhor Estreia e Melhor Roteiro no Independent Spirit Awards de 1992.

Jimenez também escreveu os roteiros de “Para Eles, com Muito Amor” (1991), “Vem Dormir Comigo” (1994) e “O Esconderijo” (1995), e muito mais.

“Meu irmão tinha paixão por escrever e criar. O ruído da digitação parecia atravessar diariamente as paredes de seu quarto. Ele tinha gavetas cheias de páginas datilografadas e diários cheios de suas palavras e rabiscos a tinta. Ele escreveu na época porque precisava, precisava e queria”, disse a irmã de Jimenez, Elizabeth Rathjen, em um comunicado.

Neal Jimenez e suas obras ficarão eternamente no coração de todos os seus fãs ao redor do mundo.