Trecobox
Sua caixa de conteúdo Geek

Não é Boneco! É Action Figure!

Entenda de uma vez por todas, porque muitos colecionadores diferenciam os dois termos

 

Colecionar réplicas, figuras articuladas ou miniaturas dos seus personagens favoritos na estante, pode muitas vezes fazer de você um colecionador. Muitos geeks e nerds de todo o mundo possuem esse hobbie, essa prática e muitas vezes quase que uma religião.

 

 

Personagens icônicos, de suas sagas favoritas em uma reprodução mais bonita do que a outra, de marcas aclamadas como Hot Toys e Iron Studios, fazem desses itens, muitas vezes algo raro, caro e valioso conquistados com muito custo por quem coleciona.

E aí, chega um indivíduo que o chama de bonequinho…

Pode até ser besteira para alguns, e muitos sequer levarem em consideração, mas chamar esse item de boneco é no mínimo inadequado.

 

Entenda o porquê

 

No dicionário a palavra boneco define o substantivo masculino como uma figura de louça, plástico, borracha ou cartão que representa homem ou criança, e que serve como brinquedo infantil. Visualmente falando, a figura articulada pode até ser semelhante ao item de coleção, mas é exatamente aí que mora a diferença entre os dois. O boneco, tem a intrínseca utilidade de ser consumido como objeto de interação. Em outras palavras, exige de seu dono que o utilize manual ou subjetivamente, movendo-o, interpretando-o, moldando-o da forma que julgar necessário.

 

 

Action Figure, foi um termo designado pela primeira vez pela Hasbro, por volta de 1964, para introduzir a linha G.I Joe, e diferenciar o item das tradicionais bonecas, na época destinada as meninas. Com o tempo, esse termo se popularizou entre as demais figuras articuladas destinada aos meninos, que envolviam em sua grande maioria, heróis e personagens icônicos do cinema e da cultura pop, tornando-se o que hoje são colecionáveis adorados pelo público geek e nerd. Uma vez observado o potencial de colecionável aos action figures, marcas aclamadas ainda sobre esse termo, passaram a desenvolver figuras mais bem acabadas, tanto na pintura quanto na verossimilhança com o personagem real,e passaram a comercializar e desenvolver um mercado classificado pelo potencial de raridade destinado a este colecionável articulado.

 

 

No entanto, não deve ser confundido com estátua (do inglês statue), que são figuras colecionáveis não articuladas. Ao contrário, os action figures dão a possibilidade de você criar um cenário ou agregar noção de movimento a ele e deixá-lo exposto, no local que lhe agradar.

 

 

Alguns colecionadores, sequer retiram o item da embalagem, pois acreditam que isso lhes confere mais prestígio e consequentemente mais valor em uma possível comercialização.

Portanto, chamar um item de boneco cujo as diferenças semânticas e visuais são facilmente perceptíveis, é no mínimo equivocado.

 

“Mas eu chamo de boneco, eu chamo de hominho, eu chamo do que eu quiser!”

 

Claro que sim jovem Padawan, nós respeitamos e defenderemos o seu direito até o fim.

Mas agora, caso você tenha chegado até aqui lendo esse artigo, conseguiu compreender um pouco mais do mundo dos colecionadores, um dos numerosos grupos que fazem parte dessa gigante família que é a tribo geek.

Obrigado e até a próxima!

 

Comentários via Facebook

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.