Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira

Considerada uma das maiores cantoras brasileiras, a cantora Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (09/11) aos 77 anos.

Vale destacar, que Gal era uma das atrações do festival Primavera Sound, que ocorreu em São Paulo no fim de semana, contudo sua participação foi cancelada de última hora.

A morte repentina da cantora deixou diversos fãs e amigos bastante chateados, compartilhando mensagens de saudade e agradecimento, em suas redes sociais. Confira tudo a seguir.

Relembre a história de Gal Costa

Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida como Gal Costa, foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Gal Costa era filha de Mariah Costa Penna, sua grande incentivadora, falecida em 1993, e de Arnaldo Burgos. Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical.

O pai de Gal, morto quando ela tinha quatorze anos, sempre foi uma figura ausente, vazio plenamente preenchido pelo amor de sua mãe, além dos parentes. Por volta de muito tempo se torna amiga das irmãs Sandra e Dedé (Andreia) Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente.

Em 1959 ouviu pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, que também trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 foi apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha, iniciando-se a partir daí uma grande amizade e profunda admiração mútua.

galcosta scaled 1
Imagem: Reprodução Isto é

Sobre a carreira artística de Gal Costa

Gal Costa estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, no espetáculo Nós, por exemplo (22 de agosto de 1964), que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador. Nesse mesmo ano, participou de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, no mesmo local e com os mesmos parceiros. Deixa Salvador para viver na casa da prima Nívea, no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião.

Algumas das principais músicas de sua carreira são: Aquarela do Brasil, Baby, Pérola Negra, Meu nome é Gal, Festa do Interior, Vapor Barato, Divino Maravilhoso, Volta, Vaca Profana, Chuva de Prata, Como 2 e 2, Lua de Mel Como o Diabo Gosta, Folhetim e tantas muitas outras.

Além de trilhas de novelas e inúmeros discos de sucesso, um dos principais momentos da sua carreira foi o show Fa-tal – Gal a Todo Vapor, de 1971, além do show Gal Tropical (1979) do disco acima citado. Em 2001, foi incluída no Hall of Fame do Carnegie Hall, sendo a única cantora brasileira a entrar no Hall, após participar do show “40 anos de Bossa Nova”, em homenagem a Tom Jobim. 

Ao longo de seus mais de 55 anos de carreira, Gal Costa lançou 43 álbuns, tendo 12 DVDs gravados e 16 participações especiais na televisão. Já foi indicada cinco vezes ao Grammy Latino e foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira (2016) na categoria de melhor cantora.

Gal Costa
Imagem: Reprodução Polêmica Paraíba

Morte repentina de Gal Costa deixa amigos e diversos outros artistas abalados

A cantora Gal Costa, um dos maiores nomes da música popular brasileira, morreu nesta quarta-feira (09/11), aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista, que ainda não teve a causa da morte informada.

Gal era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no fim de semana, porém o espetáculo foi cancelado. O diretor da turnê de Gal, Nilson Raman, afirmou que ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e que ficaria fora dos palcos até o final de novembro. Dessa forma, a cirurgia ocorreu em setembro, pouco depois da apresentação de Gal no Coala Festival, em São Paulo e desde então, a artista não se apresentava publicamente.

Bastante querida, diversos amigos e fãs da cantora prestaram homenagens a artista em suas redes sociais, confira abaixo: