Nova portaria do Ministério da Justiça responsabiliza plataformas digitais por conteúdo violento

Decisão polêmica acontece após onda de violência no país

Após as escolas em diversas regiões do Brasil serem alvo de ataques violentos, o Ministério da Justiça tomou uma decisão quanto a conteúdos violentos em plataformas digitais. Segundo a nova portaria, , fóruns e sites que mantiveram conteúdos violentos de seus usuários serão responsabilizados pelos mesmos, sendo um decisão inédita do país.

Leia mais:

A decisão teve um anúncio feito por Flávio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública do , que confirmou a decisão do Ministério da Justiça.

Nova portaria Ministério da Justiça responsabiliza plataformas digitais por conteúdo violento
Imagem: Globo

Ministério da Justiça revela decisão polêmica sobre conteúdo violento na web

Desde o início deste ano, o Brasil foi abalado por uma de episódios chocantes de violência nas escolas. Essas ocorrências chamaram a atenção do governo brasileiro para o papel que o conteúdo de apologia à violência nas redes sociais pode ter como catalisador dessas ações.

Diante desse cenário, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta semana a edição de uma portaria que busca responsabilizar as plataformas digitais pela veiculação desse tipo de material. Com o objetivo de barrar ou pelo menos diminuir as mensagens de ódio e similares em ambientes digitais, a decisão se tornou uma das mais polêmicas dos últimos tempos envolvendo conteúdos da web.

A medida adotada pelo Ministério da Justiça reconhece a importância dos meios digitais na propagação de conteúdo, e o potencial desses canais em estimular atos de violência. Ao estabelecer a responsabilização das plataformas digitais, o governo busca evitar que mensagens de ódio, incitação à violência e conteúdos similares sejam disseminados em larga escala, com consequências desastrosas para a sociedade. Nesse sentido, a portaria anunciada pelo ministro Flávio Dino representa uma tentativa de coibir a veiculação desses tipos de conteúdo, bem como de responsabilizar as plataformas que os veiculam, contribuindo para a proteção dos cidadãos e para o fortalecimento da democracia digital.

Flávio Dino fala sobre decisão de responsabilizar plataformas por conteúdos violentos

Na publicação feita pela Portal do Governo, Flávio Dino deu mais detalhes sobre a decisão do Ministério da Justiça, confira:

“A Senacon deve tomar providência para que este mercado, no que se refere aos prestadores de serviço, seja mais saudável, mais compatível com a lei. Não temos nenhuma dúvida que a portaria é plenamente compatível com essas leis e não há qualquer violação contra o marco civil da

Uma criança vale mais do que todos os termos de uso de todas as plataformas. E, independentemente da materialização dessas ameaças, estamos vendo várias tentativas, o que mostra que nós precisamos de uma nova normatividade proporcionalmente mais rígida, a fim de garantir a cessação dessa prática nociva por intermédio da internet, das redes sociais.”

Nova portaria Ministério da Justiça responsabiliza plataformas digitais conteúdo violento
Imagem: Governo federal

Quais serão as sanções aplicadas às plataformas que descobrirem a no portaria?

Segundo a portaria, quem descumprir a determinação do Ministério da Justiça, irá sofrer as sanções previstas no documento, entre elas estão multas, bloqueio de conteúdos e até mesmo a suspensão das atividades da plataforma em todo o território nacional.