Michelle Yeoh comenta controvérsia envolvendo indicação de Andrea Riseborough ao Oscar
Michelle Yeoh fala sobre controvérsia de Andrea Riseborough
Michelle Yeoh falou pela primeira vez na sexta-feira sobre a controvérsia da campanha do Oscar de Andrea Riseborough.
Quando questionada sobre a especulação de que a campanha popular de Riseborough para o Oscar para o micro-indie “To Leslie” quebrou as regras, e a investigação interna na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Yeoh, ela mesma indicada e favorita para Everything Everywhere All At Once, encolheu os ombros.
“A Academia sempre se orgulhou de ter regulamentos e jogar de acordo com as regras e se [enganá-los] fosse tão fácil, teria sido feito antes”, disse Yeoh ao programa “Today” da BBC Radio 4.
“Estamos sempre evoluindo sobre como proteger nossa integridade e tenho muita fé de que continuaremos a fazer isso.”
Michelle Yeoh fala sobre controvérsia de indicação ao Oscar
A ascensão de Riseborough para ser uma indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme de $ 27.000 de bilheteria tornou-se ainda mais complicada após os anúncios de indicados em 24 de janeiro, quando duas atrizes negras, Viola Davis e Danielle Deadwyler, que foram amplamente considerados como candidatos para a oportunidade foram eliminados da votação.
“Eu amo [Viola e Danielle] ao extremo e gostaria que todas nós estivéssemos ganhando o Oscar, mas é difícil,” Yeoh disse, acenando para os colegas que ela viu em todo o circuito de premiação nesta temporada.
“Demorei 40 anos para conseguir uma indicação”, acrescentou. “Cada ator e atriz coloca seu coração e alma nesses filmes e você não necessariamente começa a pensar que será indicado. As histórias que queremos contar são mais importantes.”
Em 31 de janeiro, a Academia anunciou que, após uma investigação interna sobre a campanha popular de Riseborough, que viu o uso de colegas e mídias sociais de alto perfil, eles não tomariam medidas contra a campanha nem rescindiram a indicação da atriz.