Mensagem de Gato de Botas 2 pode alterar rumos de futuros filmes de Shrek

O final de Gato de Botas 2 pode ser uma porta aberta para a franquia Shrek

Gato de Botas: O Último Desejo encontra seu herói felino titular em uma encruzilhada em sua vida e carrega uma mensagem que muda uma potencial sequência de Shrek.

Gato se acostumou a enganar a Morte com suas nove vidas, mas quando uma luta recente o leva ao hospital e ele descobre que só lhe resta uma vida, ele mergulha no niilismo e no desespero. Desesperado para encontrar uma maneira de restaurar suas oito vidas restantes e manter sua reputação, ele rouba um mapa que o leva à Estrela dos Desejos, um artefato mágico que concede um desejo a todos.

Além de sua animação deslumbrante, humor peculiar e elenco forte, incluindo Antonio Banderas e Salma Hayek, O Gato de Botas 2 é o melhor filme de Shrek até hoje porque explora muitos temas sofisticados.

Apesar de ser o vilão arrogante da série Shrek, Gato embarca em uma jornada pessoal de autodescoberta enquanto luta com seu medo da morte e confronta sua própria mortalidade. Além disso, Gato tem momentos em que não tem certeza de si mesmo e de sua identidade, o que inspira discursos sobre saúde mental e seus efeitos às vezes debilitantes.

Gato de Botas
Imagem: Divulgação

 

A ansiedade presente em Gato de Botas 2 muda seu arco na franquia Shrek

A angústia que Gato experimenta em Gato de Botas 2 é algo com que ele provavelmente terá que lidar pelo resto de sua vida, o que mudará fundamentalmente seu arco de franquia. Todos os filmes de Shrek tiveram seu apelo, mas, além de Shrek 2, quando o Gato foi apresentado pela primeira vez, os últimos filmes da série foram relegados a piadas internas, retornos de chamada e zombarias não tão secretas da Disney.

As aventuras do grupo também passaram a ser principalmente sobre Shrek, exigindo que um personagem tão bem desenvolvido quanto Gato tivesse sua própria série de filmes.

Se Gato e Shrek voltarem a ficar juntos, ele não será o mesmo personagem que o ogro conheceu, cheio de confiança e arrogância de nove vidas. A jornada de Gato para entender sua ansiedade, seus gatilhos e de onde ela vem fez dele um personagem diferente.

Embora o Gato tenha amadurecido e crescido, ele ainda gosta de aventura, e se o final do filme é uma indicação, Gato de Botas 2 configura Shrek 5 de uma forma que deve ser satisfatória para os spin-offs e toda a franquia Shrek.