The Last of Us Part I irá chegar ainda essa semana para o PS5, sendo um remake do famoso jogo de PS3, que de acordo com a Sony irá “Lembrar e Honrar” o original.
Em uma entrevista ao PS Blog, a Sony detalhou tudo sobre o combate, animações e novidades do novo título. Além disso, eles disseram o porquê dele ser considerado um remake e não uma remasterização.
Melhorias no Remake de The Last of Us Part I
De acordo com o chefe de animação do The Last of Us (2013), e atual diretor do remake, Shaun Escayg, o projeto não é uma remasterização, pois todos as partes da direção artística (personagens, ambientes, iluminação, etc) tiveram mudanças.
“Refizemos tudo da direção de arte, da iluminação, da tecnologia e até o próprio design dos personagens. Aplicamos tudo o que aprendemos na década desde o original e usamos essa nova tecnologia para criar algo que faça jus ao original mas que seja reimaginado de maneira melhorada.”

Já sobre o combate do novo jogo, o chefe de programação, John Bellomy, conseguiu explicar quais os avanços tecnológicos que permitiram um combate melhor.
“Várias das alterações no sistema de combate, vagamente falando, são juntar algo que tivemos que improvisar [no original]. No original, temos sequências que eram pré-programadas e sempre aconteciam de uma mesma maneira.”
E quanto a reutilização de mecânicas do The Last of Us Part II, o responsável direto pelo combate corpo a corpo, Christian Wohlwend, falou o seguinte sobre o sistema:
“A evolução no sistema do corpo a corpo foi monumental. Então pudemos aproveitar todas as novas ferramentas de desenvolvimento de The Last of Us Part II no remake. Isso faz com que ele seja bem mais flexível, fácil de aprimorar e evita bugs, além de elevar todo o conteúdo.”

Dado a alta capacidade de processamento do PS5, iremos ver recursos inéditos nesse remake. Um exemplo disso são as inteligências artificiais em lutas, no PS3 havia o limite de 8 NPCs, já no PS5, até 128 NPCs são possíveis.
Mas não se preocupe, o jogo não terá mais de 100 inimigos em sua tela ao mesmo tempo. Ou pelo menos é o que diz o Wohlwend.
“Para contornar isso na época, a Naughty Dog tinha que ativar ou desativar a atenção dos PNJs (NPCs) sobre os protagonistas. No entanto, este limite não é mais motivo de preocupação, já que o PS5 permite até 128 PNJs ativos. Mas calma que ninguém vai ter que enfrentar tantos infectados ou sucateiros no remake.”
The Last of Us Part I está planejado para chegar no dia 2 de setembro para PS5. Futuramente o jogo também será lançado para PC.