Martin Scorsese detona estúdios de cinema
O cineasta Martin Scorsese chama atenção novamente por sua duras críticas ao cinema moderno. Scorsese é um dos profissionais mais importantes na história de Hollywood, mas ultimamente tem feito declarações polêmicas sobre o mercado cinematográfico. Martin dirigiu grandes filmes como O lobo de Wall Street, Ilha do Medo, Os Infiltrados e O Irlandês, filme com 10 indicações ao Oscar.
Durante o Festival de Cinema de Nova York, o cineasta falou sobre a obsessão de estúdios para terem vendas bilionárias e afirmou que isso “desvaloriza, degrada e diminui” o valor da arte do cinema. “Desde os anos 1980, existe essa obsessão com números. Isso é meio nojento”, afirmou Martin Scorsese.
Veja opinião de Martin Scorsese sobre o atual mercado cinematográfico
O diretor declarou sua opinião sobre a indústria de filmes que tem estado focado nos resultados financeiros e considera as atitudes um verdadeiro insulto. Veja:
“O custo do filme é uma coisa. Entendo que um filme custa uma certa quantia e que eles esperam pelo menos receber esse valor de volta e mais um pouco… [Mas] a ênfase agora está em números: custo, final de semana de estreia, quanto ele fez nos Estados Unidos, quanto ele fez na Inglaterra, quanto feito fez na Ásia, quanto ganhou no mundo inteiro, quantos espectadores teve. Como cineasta e como uma pessoa que não consegue imaginar a vida sem cinema, acho isso um verdadeiro insulto”.
Cineasta já havia criticado os filmes da Marvel
Em uma entrevista para a Revista Empire, em 2019, Martin Scorsese declarou que não gosta dos filmes da Marvel. A afirmação do cineasta gerou grande polêmica no meio artístico de Hollywood. Confira:
“Eu tentei, sabe? Mas aquilo não é cinema. Honestamente, o máximo que consigo considerá-los é, apesar de serem bem feitos, com atores fazendo o melhor que pode, são como parques temáticos. Não é cinema, com humanos tentando conceber emoções e experiências psicológicas para outros seres humanos“