Artigo
Liga da Justiça | O problema está no público
Quando a DC não pode fazer mais nada para salvar a franquia
Com a safra de filmes de super-heróis lançados ultimamente, surgiu também a necessidade de observá-los com um olhar mais crítico. O público passou a selecionar melhor os seus favoritos diante da grande concorrência existente no mercado. É inegável também a polaridade que se formou entre filmes da DC e da Marvel, por mais que tenham aqueles que prefiram não optar por um lado propriamente dito. Enquanto os filmes da Marvel tomaram uma tônica mais enveredada para o humor e as cores vibrantes, a DC optou por elucidar uma profundidade dramática de seus heróis e estética mais sombria.
No entanto, ultimamente os filmes da DC vem sofrendo um maior número de críticas negativas e gratuitas, por mais que se esforcem em sua produção e qualidade técnica. A bola da vez é o recém lançado Liga da Justiça.
Com isso fica evidente o principal problema da DC: o público.
Entenda o porquê
Batman vs. Superman é de longe o filme mais criticado da DC nos últimos anos.
Entre as principais críticas estava o excesso de tons escuros para dar a estética sombria, o slow-motion desnecessário de Snyder em dados momentos e o roteiro defeituoso. O clima pesado que levava o filme do começo ao fim não teria sido agradável aos olhos dos espectadores. O título tinha densidade dramática que acabou sendo impopular.
Rotten Tomatoes deu aprovação de 27% com o seguinte consenso:
“Batman v Superman: Dawn of Justice mina uma história potencialmente poderosa e alguns dos super-heróis mais icônicos da América em um turbilhão sombrio de ação impulsionada por efeitos.”
Entre a crítica popular veja algumas das considerações encontradas na internet:
Atente-se a este último:
Tempos depois tivemos a estreia de Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Com um Peter Parker totalmente fora de cronologia e com fatos dos quadrinhos embaralhados, foram apresentados num filme demasiadamente humorado um Homem-Aranha e família extremamente jovens, um Homem de Ferro produzindo um traje para o herói sem qualquer contexto com o quadrinho (Amazing Spider-Man 529, onde Tony Stark produz um uniforme de ferro ao teioso) resultando num filme descompromissado. E não há mal nenhum nisso… Se não fossem as críticas demasiadamente positivas:
E veja como o Rotten avaliou:
Faltava então cores e diversão nos filmes da DC, não é mesmo? Vamos a segunda parte…
É 2017, e temos a estreia de Thor: Ragnarok
O filme novamente mostra-se extremamente colorido, sem qualquer compromisso com a história contada nos quadrinhos, excesso de cenas de humor vinda de todos os personagens, incluindo momentos onde eles precisam enfrentar a vilã. Veja as críticas:
E no Rotten Tomatoes…
“Emocionante, engraçado e acima de tudo divertido, Thor: Ragnarok é uma aventura cósmica colorida que estabelece um novo padrão para sua franquia – e o resto do Universo Cinematográfico Marvel.”
Engraçado, colorido e divertido. Essas palavras são recorrentes nas avaliações críticas dos filmes de super-heróis.
Dando ouvidos ao público, e tentando resgatar os espectadores “decepcionados” com BvS, a DC então se propõe a realizar um filme da Liga da Justiça mais colorido e bem humorado, distribuindo pequenas tiradas a heróis como Batman e Aquaman, mas focando seu alívio cômico no personagem Flash. A história possuía ação, um vilão difícil de derrotar e com isso certamente seria esperada uma crítica mais favorável. Havia os fatores divertido, colorido e engraçado. Mas pásmem! Os mesmos que deram a BvS críticas como “filme longo e sombrio demais” agora clamavam por uma versão “sem cortes” e maior cadência dramática de seus heróis:
Liga da Justiça no Rotten Tomatoes:
“A Liga da Justiça salta sobre uma série de filmes da DC, mas seu único limite não é suficiente para derrubar os característicos obscuros e finos e a ação caótica que continuam a atrapalhar a franquia.”
Dois pesos, duas medidas? Os mesmos motivos que fazem a Marvel ser exaltada fazem a DC ser rebaixada, e quando a DC apresenta profundidade, lhe é cobrada mais “colorido e humor”.
Provavelmente esta não será a primeira nem última vez que um filme da DC será criticado negativamente seja por quais motivos forem. Isso por que o público está condicionado a assistir o filme mais com os ouvidos que dão as críticas do que com o próprio olhar.
Ironicamente, o mesmo público que quer julgar criticamente, é o público que opta por um filme descompromissado, superficial, bem humorado e colorido quando vai ao cinema. Com uma lógica tão confusa quanto a crítica que se diz ao mesmo tempo especializada e duvidosa que avalia com dois pesos um material de gênero semelhante.
Talvez o problema da DC não esteja em si própria, mas em seu público, que cada vez se emburrece mais numa política de pão e circo.
Comentários via Facebook