J.K. Rowling faz comparação absurda entre defensores do movimento trans e Comensais da Morte

Veja em detalhes as falas transfóbicas da autora de Harry Potter

A autora de Harry Potter, J.K. Rowling, disse que sabia que, quando falasse sobre suas opiniões sobre questões transgênero, “muitas pessoas ficariam profundamente descontentes comigo”.

Falando com a apresentadora Megan Phelps-Roper no podcast The Witch Trials of JK Rowling, ela disse que apesar das afirmações de que ela traiu as mensagens nos romances de Harry Potter, ela acredita que está “absolutamente defendendo as posições que assumi em Potter”.

A autora, que raramente dá entrevistas, falou com Phelps-Roper sobre seu tweet de 2019 em apoio a Maya Forstater, que perdeu o emprego depois de twittar que mulheres trans não podiam mudar seu sexo biológico. Mais tarde, Forstater ganhou sua alegação de que foi discriminada injustamente por causa de suas crenças críticas de gênero.

Rowling disse as seguintes frases no podcast: 

“Quando me interessei pela primeira vez e fiquei profundamente perturbada com o que via como um movimento cultural iliberal em seus métodos e questionável em suas ideias, eu sabia absolutamente que, se eu falasse, muitas pessoas que amam meus livros ficariam profundamente infelizes comigo.

Eu sabia disso porque podia ver que eles acreditavam que estavam vivendo os valores que eu havia defendido naqueles livros. Eu poderia dizer que eles acreditavam que estavam lutando pelos oprimidos, pela diferença e pela justiça. E pensei que seria mais fácil não fazê-lo.”

Apesar de saber que “isso pode ser muito ruim” e de dizer que “às vezes temia pela minha segurança e, principalmente, pela segurança da minha família”, Rowling disse que ainda queria falar e que “o tempo dirá se tenho isso errado”.

J.K. Rowling faz comparação absurda entre os defensores do movimento trans com Comensais da Morte

Rowling disse que “pensou nisso profundamente, com atenção e por muito tempo e eu ouvi, eu prometo, o outro lado, e acredito, absolutamente, que há algo perigoso sobre esse movimento e que deve ser desafiado”.

A atriz foi criticada pelos fãs de Harry Potter. Em 2022, o quadribol competitivo, nomeado e inspirado no esporte nos romances, mudou seu nome para quadball, com um de seus órgãos governamentais citando as “posições anti-trans” de Rowling como um motivo para a mudança.

Mas no podcast, Rowling disse que “muitos fãs de Potter ficaram agradecidos por eu ter dito o que disse”, e disse que as pessoas que diziam que ela era uma vilã como as de sua famosa série “não entenderam os livros”.

Ela disse que os Comensais da Morte – uma brigada de bruxos e bruxas das trevas contra os quais Harry Potter lutou – “demonizam e desumanizam aqueles que não eram como eles”.

“Estou lutando contra o que vejo como um movimento poderoso, insidioso e misógino, que ganhou força em áreas muito influentes da sociedade”, disse Rowling. “Não vejo esse movimento em particular como benigno ou impotente, por isso, receio estar do lado das mulheres que lutam para serem ouvidas contra ameaças de perda de meios de subsistência e ameaças à sua segurança”.

Um fã dos livros, entrevistado no podcast, disse esperar que Rowling “posse tentar ver por que tantas pessoas trans estão com raiva e magoadas com isso… e entender por que as pessoas que estão sendo constantemente rejeitadas e humilhadas por nossas famílias e governos, que estão perdendo nosso acesso aos cuidados de saúde ou sendo ameaçados por eles, que estão lutando por nossa capacidade básica de participar da sociedade, por que podemos nos sentir feridos e traídos por ela, contribuindo para o medo de nós.”

O que você achou sobre mais uma declaração de J.K. Rowling?

comensais da morte
Imagem: Fatos Desconhecidos

Sobre a franquia Harry Potter

A franquia Harry Potter é uma das mais famosas e bem-sucedidas da história do entretenimento. Criada pela escritora britânica J.K. Rowling, ela é composta por sete livros, oito filmes e diversas outras formas de mídia, como jogos, parques temáticos e produtos licenciados.

A história gira em torno de um jovem bruxo chamado Harry Potter, que descobre aos onze anos de idade que é filho de pais bruxos e que também tem habilidades mágicas. Ele então entra para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde faz amigos, aprende magia e luta contra o malvado Lord Voldemort.

Os livros da série Harry Potter foram um sucesso estrondoso em todo o mundo, vendendo mais de 450 milhões de cópias em 73 idiomas até 2015. Já os filmes foram igualmente populares, arrecadando mais de US$ 7,7 bilhões em bilheteria globalmente.

Além dos livros e filmes principais, a franquia Harry Potter também conta com spin-offs e expansões. Um exemplo é a série de filmes Animais Fantásticos e Onde Habitam, que se passa no mesmo universo mágico de Harry Potter, mas cerca de 70 anos antes dos acontecimentos da série principal. Também há planos para expandir ainda mais a franquia, incluindo possíveis sequências e projetos para o serviço de streaming HBO Max.

Recentemente, um jogo no universo de Harry Potter chamado Hogwarts Legacy – que não tem ligação com a autora J.K. Rowling – foi lançado para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC.