James Cameron: Os 5 melhores vilões dos filmes do diretor

O homem entende de antagonistas!

é um dos maiores diretores da história do cinema, sendo o grande responsável por diversos sucessos que marcaram época. Embora seja lembrado por sempre elevar o nível da computação gráfica, como fez em O Exterminador do Futuro 2 e , o também é excelente no que diz respeito à criação de personagens cativantes, principalmente quando falamos de figuras vilanescas.

Em seus longas, Cameron costuma entregar ótimos antagonistas, que além de imponentes são também personagens muito bem escritos, não importa qual seja a proposta do roteiro e as motivações de cada . Com ciborgues, humanos e ainda mais, muitos dos vilões criados pelo diretor são icônicos e memoráveis. A facilidade que Cameron tem para criar figuras malignas é tão grande que é possível fazer até uma lista com os maiores destaques, e por tal motivo nós preparamos um ranking especial!

T-1000 é o melhor vilão criado por James Cameron

Após o sucesso de O Exterminador do Futuro, alguns anos depois James Cameron entregou a que passaria a ser considerada por muitos fãs como a maior obra do cinema de ação. Para superar o seu antecessor e expandir o sucesso da , o longa contou com surpresas muito interessantes como uma Sarah Connor preparada para a guerra e um novo vilão.

Neste cenário, o temível T-800 se tornou um aliado, enquanto T-1000 apareceu como o novo antagonista da . Feito de metal líquido, o T-1000 é mais rápido, mais forte e mais resistente que o robô interpretado por Schwarzenegger, sendo uma ameaça verdadeiramente implacável. Sua motivação é simples, afinal o personagem é apenas um robô com uma missão destinada pela Skynet, mas tal fato nos impede de elogiar a genialidade de Cameron. T-1000 é o vilão perfeito para um de ação, com uma introdução primorosa, muita presença de cena e extremamente poderoso. A atuação de Robert Patrick também merece destaque.

t 1000
Imagem: Terminator 2

T-800

Antes de se tornar um aliado de Sarah Connor no segundo filme,  T-800 simplesmente tocou o no primeiro longa da franquia. Arnold Schwarzenegger, ainda no começo de carreira, entregou um robô sem emoções digno de aplausos. O que pode parecer impossível, na verdade é um ótimo elogio pela forma como o astro conseguiu transmitir tudo o que o personagem representa. 

Implacável, o T-800 perseguiu Sarah Connor e Kyle Reese como uma verdadeira máquina de matar, sem se importar com nada que estivesse em seu caminho. Oferecendo boa tensão ao filme de ação, o vilão marcou o início de uma das sagas de maior sucesso da história das telonas.

terminator
Imagem; Terminator 2

Coronel Miles Quaritch

Falando sobre humanos, o Coronel Miles Quaritch mostra toda a habilidade de James Cameron para escrever ótimos vilões. É verdade que aqui encontramos uma boa dose de clichê, com Miles sendo o vilão casca-grossa um pouco padrão, mas ainda assim a execução é extremamente competente. 

O personagem interpretado por Stephen Lang é a personificação de toda uma história de colonização e imperialismo que marcou a humanidade ao longo de todos esses anos. Com Avatar, James Cameron criticou a postura de colonizadores, além de entregar outras mensagens interessantes, enquanto mostrou a queda de um personagem sem qualquer respeito pelos nativos de Pandora.

coronel miles
Imagem: Avatar

Salim Abu Aziz

True Lies foi outra grande parceria entre Cameron e Schwarzenegger, entregando uma ótima trama que mistura ação e comédia. Contando a história de um agente secreto que se envolve em uma jornada explosiva acompanhado por sua mulher, o longa também apresenta mais um dos excelentes vilões do diretor.

Interpretado por Art Malik, Salim Abu Aziz é um vilão que parece satirizar os grandes antagonistas de de espionagem. Potencializando as loucuras e ambições desses personagens, incluindo a megalomania, Salim é certamente memorável.

salim
Imagem: True Lies

 

Caledon Hockley

Caledon Hockley está na nossa lista justamente por mostrar o quanto James Cameron sabe dançar entre gêneros e propostas diferentes. Apresentando ótimos vilões no sci-fi e na ação, o diretor também sabe entregar personagens mais “humanos”, com comportamentos menos explosivos e menos ligados com a ação.

Hockley é certamente um vilão em Titanic, enquanto Billy Zane entrega uma ótima atuação para um personagem desprezível. Hockley é possessivo e acredita que tudo deve ser como ele deseja.

titanic
Imagem; Titanic