J.K. Rowling vai aos assuntos mais comentados novamente por novas falas transfóbicas
Autora de Harry Potter se envolve novamente em polêmicas sobre transfobia
J.K Rowling, a criadora da saga Harry Potter, mais uma vez se envolve em polêmica com suas falas transfóbicas. Desta vez, Rowling se manifestou contra um projeto de lei que facilitaria a atualização de gênero e nome, em documentos oficiais na Escócia.
J.K. Rowling vai aos assuntos mais comentados novamente por novas falas transfóbicas
Em seu twitter, a escritora defende seu ponto de vista:
“Vai ferir as mulheres mais vulneráveis na sociedade: aquelas buscando ajuda após sofrerem violência/estupro por homens, e mulheres na cadeia”
A primeira-ministra da Escóvia se pronunciou e lamentou o posicionamento de Rowling. Durante uma entrevista no programa de rádio “The World at One” da BBC Radio 4, a primeira-ministra disse que discordava fundamentalmente das opiniões da escritora contra o Projeto de Reconhecimento de Gênero. Não é a primeira vez que J.K Rowling se envolve em polêmicas sobre o assunto.

O posicionamento sobre o assunto começou em junho de 2020, quando J.K postou em seu twitter um artigo sobre fisiologia feminina:
“Eu me recuso a me curvar a um movimento que eu acredito estar causando um dano demonstrável ao tentar erodir a ‘mulher’ como uma classe política e biológica e oferecer cobertura a predadores como poucos antes dele”, ela escreveu. “Quando você abre as portas dos banheiros e dos vestiários para qualquer homem que acredite ser ou se sinta mulher – e, como já disse, os certificados de confirmação de gênero agora podem ser concedidos sem a necessidade de cirurgia ou hormônios -, você abre a porta a todo e qualquer homem que deseje entrar. Essa é a verdade simples”, disse a autora.”
A situação tomou uma proporção tão grande que a autora de Harry Potter ficou de fora do especial HBO Max sobre o legado das adaptações cinematográficas.