Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Tabela de conteúdos
Depois de muita reclamação dos usuários, o Instagram decidiu voltar atrás sobre tornar o aplicativo mais parecido com o TikTok, seu maior concorrente atualmente. Os vídeos estavam aparecendo no feed dos usuários em formato de tela cheia, da mesma forma que o Tiktok distribui seus conteúdos.
Além disso, para disputar com seu concorrente, foi lançada a ferramenta do “reels”, no qual é possível criar vídeos de danças, dublagens e etc, mesma ferramenta que destacou o TikTok no mercado dos aplicativos.
Concorrentes ou copiadores?
Apesar dos vídeos do TikTok se tornarem verdadeiros virais, as tentativas do Instagram de se parecer com o concorrente deixaram seus usuários irritados, pois a quantidade de conteúdo de vídeo distribuído foi considerada como exagero e uma cópia da chamada “rede vizinha”. Além disso, os profissionais que usam o Instagram como ferramenta de trabalho, destacam que seus conteúdos não são mais distribuídos da mesma forma, desde que a plataforma decidiu priorizar a distribuição de vídeo.
CEO do instagram comunica ‘passo atrás’ de se parecer com TikTok após reclamações dos usuários
Depois das grandes mudanças, um protesto feito pelos usuários começou a tomar a internet e famosos renomeados, como Kim Kardashian compartilharam imagens pedindo que o Instagram volte as suas características originais. Os posts foram compartilhados com hastags #MakeIntagram #InstagramAgain.
Após a pressão viralizar, o CEO do aplicativo se pronunciou e afirmou: “Estou feliz que assumimos o risco — se não falharmos de vez em quando, não estamos pensando grande o suficiente, ousado o suficiente”. Ele ainda revelou que a plataforma precisa dar passo atrás de suas mudanças: “Definitivamente precisamos dar esse grande passo atrás para reagrupar.”
Outra ferramenta que tem incomodado os usuários, promete ter sua frequência diminuída: posts sugeridos. Mesmo sem seguir alguns perfis, o Instagram distribui vídeos/fotos no feed para usuários, considerando o algoritmo de conteúdo preferido do consumidores da plataforma.