Pensando no Império Romano? Conheça 5 séries e filmes EXCELENTES sobre essa época!

Confira nossa lista com grandes nomes sobre o Império Romano disponíveis no streaming

Confira cinco grandes produções que tem como tem o Império Romano 

O Império Romano sempre esteve entre os temas mais estudados e comentados entre os fãs de história, inspirando várias obras no cinema. Aqui iremos trazer cinco filmes e séries que abordam o tema, estando disponíveis nos principais streamings do mundo para a apreciação dos fãs de obras épicas. 

Império Romano
Imagem: NoSet

Leia mais:

Confira TODOS os lançamentos Disney+ da semana (18 a 24 de setembro)
Confira TODOS os lançamentos Netflix da semana (18 a 24 de setembro)

Conheça cinco filem e séries sobre o Império Romano disponíveis no streaming 

Spartacus (1960)

 A narrativa de Spartacus gira em torno da história do protagonista de mesmo nome, um escravo cujo nome ecoou através dos séculos, interpretado por Kirk Douglas. Spartacus lidera uma revolta épica contra a República Romana da época. Vale a pena ressaltar que este filme é uma obra-prima e, por si só, uma razão suficiente para ser apreciado. O que torna essa recomendação ainda mais especial é o fato de que Stanley Kubrick, um dos cineastas mais renomados da história do cinema, dirigiu essa produção.

Curiosamente, Kubrick teve uma relação conturbada com o filme devido às interferências dos produtores, que o levaram a se submeter a muitas mudanças em sua visão original. Essa experiência o levou a decidir que só faria filmes autorais a partir de então. No entanto, mesmo com essas discordâncias, o resultado final é uma conquista cinematográfica. Destaque especial deve ser dado à grandiosa batalha no final do filme, que envolveu milhares de figurantes.

Você pode assistir ao filme sobre o Império Romano alugando ou comprando-o na Apple TV ou no Prime Video.

Ben-Hur (1959)

Se A Queda do Império Romano e Spartacus são conhecidos por seu ritmo mais lento, o mesmo pode ser dito de Ben-Hur. O filme começa com uma introdução de 15 minutos, incluindo a famosa apresentação de música tradicional que era comum nas produções cinematográficas dos anos 50.

Apesar de sua duração inicial, Ben-Hur é uma das produções mais icônicas do cinema em todos os tempos. A trama mergulha profundamente no conflito entre os romanos e os judeus na Judeia, especificamente no ano 26 d.C. Os personagens centrais, Ben-Hur, um nobre judeu, e Messala, um oficial romano, são amigos de infância, mas acabam em lados opostos de um conflito, o que cria um drama fascinante. O filme é uma das maiores produções de sua época e aproveita esse período histórico para apresentar algumas passagens bíblicas, incluindo o nascimento de Jesus.

Mostrando detalhes do Império Romano, o filme Ben-Hur está disponível para os assinantes da HBO Max.

Gladiador (2000)

Gladiador é um marco no cinema por várias razões, quer você goste ou não (mas acredito que a maioria goste). Hollywood sempre teve uma inclinação por filmes épicos, e essa produção dirigida por Ridley Scott ressuscitou esse gênero cinematográfico na mente dos espectadores e também na academia, arrebatando 12 Oscars, incluindo o cobiçado prêmio de Melhor Filme.

O filme nos leva a uma jornada emocionante e dramática ambientada no ano de 180 d.C., quando o Império Romano estava em seu apogeu. O reinado de Marco Aurélio, interpretado por Richard Harris, é considerado como o do “último bom imperador“, e o subsequente governo de seu filho, Cômodo, marcava o início da decadência da sociedade romana.

Embora Gladiador tenha sido criticado por supostas imprecisões históricas, como a representação do assassinato de Marco Aurélio, no filme, esses detalhes históricos não devem obscurecer a capacidade da obra de emocionar e de fornecer uma visão da realidade das lutas de gladiadores naquele período.

Você pode assistir a Gladiador no Prime Video, Netflix e no Star+

Roma (2005)

A série Roma é considerada uma das séries mais bem produzidas de todos os tempos, sendo muito elogiada pelos fãs do Império Romano. Ela narra a história da queda da República Romana, começando com o retorno triunfante de Júlio César a Roma após sua conquista da Gália e culminando com seu assassinato em 44 a.C. A série, produzida pela HBO, contou com historiadores especializados em sua equipe de produção para recriar a Cidade Eterna e seus habitantes com um nível incrível de detalhes históricos. 

Roma oferece uma experiência verdadeiramente indispensável para os entusiastas da história antiga e da cultura romana. A série se estende por duas temporadas, ambas disponíveis na plataforma de streaming HBO Max

Bárbaros (2020)

Deslocando-se do coração da metrópole para as fronteiras do Império Romano, a série Bárbaros narra, ao longo de seis emocionantes episódios, a célebre Batalha da Floresta de Teutoburgo, ocorrida na Germânia (atual Alemanha) no ano 9 d.C.

Nesse contexto, o imperador Augusto, que buscava expandir os territórios romanos para o norte, se depara com a feroz resistência dos queruscos, uma das tribos mais combativas da região. A batalha resultou na emboscada e na aniquilação de três legiões romanas, levando os romanos a estabelecerem o Rio Reno como a fronteira final de seu império.

Sendo mais uma produção original da Netflix, a série Barbaros está disponível somente no streaming do Tudum.