House of the Dragon: O bebê de Rhaenyra Targaryen era meio dragão?
Os defeitos congênitos do bebê natimorto de Rhaenyra no final da primeira temporada de House of the Dragon têm grandes conexões com a história de Daenerys e a Casa Targaryen em Game of Thrones. Barrie Gower, o designer de próteses da série, divulgou via Instagram como é o boneco da filha morta de Rhaenyra e Daemon, Visenya.
O boneco parece representar bem a descrição da personagem que está no livro Fogo e Sangue de George R. R. Martin. No livro, Visenya foi descrito como tendo nascido com defeitos de dragão, incluindo escamas, cauda e corpo torcido.
O bebê de Rhaenyra acabou tendo defeitos semelhantes a escamas e um corpo malformado em House of the Dragon, que se alinha com os relatos ocasionais de mulheres Targaryen tendo filhos natimortos parecidos com dragões.
Enquanto a Casa Targaryen diz ter o sangue do dragão, isso não é algo literal. No entanto, diz-se que seus ancestrais realizaram rituais de magia do sangue na Velha Valíria para dar-lhes o poder de se unir magicamente aos dragões. Como tal, tem sido teorizado que esses sacrifícios pelo poder do dragão também amaldiçoaram os Targaryen com raros bebês natimortos com defeitos semelhantes aos dragões.
No entanto, não há confirmação de que essa magia realmente transformou a filha natimorta de Rhaenyra Targaryen em uma criança meio-dragão, conforme teorizado.
Porém, as deformidades de Visenya se conecta ao bebê de Daenerys em Game of Thrones.
Não, o bebê de Rhaenyra não nasceu com escamagris
Os defeitos congênitos em escala vistos no bebê de Rhaenyra no final da primeira temporada de House of the Dragon não são sintomas de escamagris.
Alguns teorizaram que Daemon começou a carregar a doença depois de tocar o corpo morto do Craghas Drahar, também conhecido como Crabfeeder, no episódio 3 da série.
No entanto, Daemon já teria mostrado sinais de estar infectado com a doença, com House of the Dragon também sugerindo que a escamagris do Crabfeeder estava adormecida naquela época.
Também não está claro se um bebê já nasceu com escamagris. Enquanto alguns usaram Shireen Baratheon como um exemplo de um personagem de Game of Thrones com uma infecção de escamagris ao longo da vida, ela na verdade não contraiu a doença até já ter nascido.
Stannis Baratheon explica que ela contraiu escamagris quando criança, de uma boneca infectada, indicando que a escamagris só é contagiosa através do toque.
Como tal, o bebê de Rhaenyra em House of the Dragon não nasceu com escamagris, mas sim um defeito de escama de dragão específico dos Targaryen, relacionado ao sangue, às vezes visto em seus bebês natimortos.
O que os defeitos de dragão de Visenya significam para a Casa Targaryen
Visenya nascer com defeitos congênitos semelhantes aos dragões funciona para apoiar a teoria de que o vínculo entre Targaryens e dragões é muito mais mágico do que se acreditava.
Tem havido muita especulação de que uma certa quantidade de sangue de dragão realmente flui pelas veias dos Targaryens, então não é difícil acreditar que os dragões possam desempenhar um papel em seu nascimento.
Uma teoria dos fãs sugere que os “bebês dragão” dos Targaryen ocorrem por causa de uma mutação genética que é um efeito colateral da magia do sangue originalmente usada para criar as conexões dos Targaryen com os dragões.
Os valirianos teriam torcido a carne de animais e homens durante rituais de magia do sangue, sugerindo que esses sacrifícios e experimentos tiveram consequências contínuas na linhagem da família.
Visenya sendo natimorta com características de dragão após a raiva e a dor de Rhaenyra provocadas em seu trabalho de parto também se conecta ao sangue do dragão dentro da Casa Targaryen.
Alguns bebês parecidos com dragões nascem após partos incrivelmente complicados e induzidos pela raiva, então é possível que a fúria do dragão sendo liberada dentro de Rhaenyra durante o nascimento, de alguma forma tenha impactado as características físicas de sua filha.
Enquanto outras teorias especulam que os defeitos congênitos específicos dos Targaryen são devidos à consanguinidade ou à loucura, a resposta mais plausível é que a criação de cavaleiros de dragão através da magia do sangue continua a custar tragédias terríveis à família Valiriana durante momentos de intensa dor ou raiva.
A história sugere que bebês natimortos parecidos com dragões são o preço que os Targaryen pagam por suas conexões mágicas com os dragões.
Aborto de Rhaenyra repete o trágico natimorto de Dany em GOT
O natimorto de Daenerys na primeira temporada de Game of Thrones foi incrivelmente importante para a trajetória de sua personagem de maneira semelhante à sua ancestral Rhaenyra, com a cena gráfica do nascimento de Rhaenyra no final da primeira temporada de House of the Dragon dando mais informações sobre o que Dany experimentou.
No final da primeira temporada de Game of Thrones, Daenerys Targaryen estava de luto por seu marido quase morto Khal Drogo e foi amaldiçoada pela magia do sangue antes de dar à luz prematuramente seu filho natimorto Rhaego.
Como Visenya, Rhaego foi descrito nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin como “monstruoso”, tendo escamas e asas de lagarto – os chamados dos defeitos congênitos de dragão da Casa Targaryen.
No entanto, acredita-se que o nascimento trágico de Rhaego em Game of Thrones seja diferente do de Visenya devido à maldição direta da magia do sangue de Mirri Maz Duur, mas ainda se alinha com a ideia de que uma parte significativa dos natimortos de Targaryen envolve características de dragão.
A história de bebês natimortos da Casa Targaryen
A história da Casa Targaryen produzindo bebês parecidos com dragões remonta muito antes da traumatizante cena do nascimento de Rhaenyra Targaryen no fim de House of the Dragon.
Não está claro quando isso ocorreu pela primeira vez, mas provavelmente começou logo depois que a Casa Targaryen ganhou sua conexão mágica com dragões na Velha Valíria.
O primeiro exemplo observado parece ser o filho natimorto do Rei Maegor, o Cruel, que nasceu um “monstro” sem olhos, cabeça alargada e membros “torcidos”.
As esposas de Maegor logo lhe deram mais filhos natimortos com deformidades, incluindo um menino sem olhos com “asas rudimentares”. Fogo e Sangue revela que a crueldade de Maegor, rituais de magia de sangue ou maldições podem ter sido a causa da deformidades de seus filhos natimortos.
Embora não esteja claro se o bebê exibiu quaisquer características de dragão, o bebê natimorto de Laena Velaryon e Daemon Targaryen no episódio 6 de House of the Dragon foi descrito em Fire & Blood como sendo “torcido e malformado”.
Há muitos outros relatos de Targaryens tendo filhos natimortos malformados ao longo da história de Game of Thrones, mas os únicos outros casos notados de defeitos semelhantes a dragões são a filha de Rhaenyra e o filho de Daenerys.
A menos que o descendente de Targaryen, Jon Snow, tenha filhos, nenhum bebê Targaryen nascerá, então não está claro se esse padrão teria terminado com Daenerys.
No entanto, House of the Dragon indica que os genes Targaryen foram eternamente impactados por seus laços de dragão e pela história valiriana da magia do sangue, sugerindo que essas tragédias podem acontecer a qualquer futuro descendente.