Depois do Brasil e Américas, Igor Fraga conquista o mundo
No Cassino Monte Carlo, em Mônaco, o mundo conheceu o primeiro campeão do Campeonato de Gran Turismo, organizado pela PlayStation. Confira como foi o capítulo final dessa jornada.
A história começou assim
A grande final seria decidida em três corridas iniciais e uma quarta com pontuação dobrada. Assim, a primeira corrida aconteceu na Tokio Espressway, onde Igor Fraga largou na pole e foi acompanhado pelo ePiloto brasileiro Anderson Carrazza, que literalmente pulou de terceiro para segundo. Ambos concluíram a primeira prova nessas posições.
A caixa de pandora em Interlagos
A segunda corrida ocorreu no circuito de Interlagos. A princípio tudo levava a crer que os brasileiros levariam vantagem, todavia a história foi bem diferente. Isso porque, logo de cara, Anderson Carrazza não resistiu a dura pressão imposta por Tomoaki Yamanaka, caindo para quarta posição. Assim que conseguiu a segunda posição, o ePiloto japonês sofreu ataque do ePiloto da Austrália Cody Nikola Latkovski por diversas voltas. Desse modo, o espanhol Carlos Lopez alcançou o pelotão e entrou na disputa. Vocês devem estar se perguntando: Onde estava o Igor Fraga? Bem, como sempre ele abriu uma vantagem sobre os demais, no entanto, diferentemente das outras ocasiões, essa vantagem não se converteu em vitória. Dessa vez, Yamanaka conseguiu diminuir essa vantagem, gerando uma disputa de posições na última volta. Esse fato acabou fazendo com que Igor fosse ultrapassado, por ele e mais dois carros, terminando a prova em quarto lugar.
Um meio nada agradável
Então veio o Circuito de Monza, e com ele uma verdadeira onda de azar. Pois Igor, logo na primeira volta, ao disputar a terceira posição com Coque Lopez, se envolveu em um pequeno acidente, caindo para sexto.
Enquanto isso, Yamanaka e Latkovski dispararam na frente. Isso começava a pesar no campeonato, com a pontuação daquela corrida, ambos passavam à frente de Igor. Para piorar, Igor Fraga perdeu ainda mais posições por conta de uma estratégia ruim. O fato de usar pneus duros depois do primeiro pit-stop fez seu carro ficar lento, a ponto dele ter de fazer outra parada e trocar para pneus médios.
No intervalo, o comentarista português Filipe Albuquerque perguntou o porque dessa estratégia. A resposta foi que ele acreditou que era obrigatório usar os três tipos de pneus, quando na verdade só precisaria dois tipos. Assim, Fraga terminou a corrida na décima posição, ficando atrás de Anderson, que terminou em oitavo.
Consequentemente, o tão sonhado pódio se desfazia. Vale dizer que o Alemão Mikail Hizal concluiu a prova na terceira colocação. Guarde essa informação.
Um final memorável
A quarta corrida ocorreu no circuito de Sarthe. Sim, o mesmo que sedia a famosa Prova das 24h de Le Mans. Essa corrida, cuja pontuação era dobrada, tinha clima de capítulo final de saga. Já na primeira das nove voltas, Mikail Hizal fez o que ele sabe melhor, pulou para primeira posição, após disputar contra Yamanaka e Latkovski. Inclusive o ePiloto japonês caiu para terceiro.
Ainda na primeira volta, Igor Fraga tinha subido da décima para sexta posição, sendo que na terceira volta pulou para quarto, ficando atras do Yamanaka. Surpreendentemente, na quinta volta, uma manobra sinistra aconteceu, Carrazza e Fraga fizeram uma investida em conjunto para cima de Yamanaka.
Assim, Igor subiu para terceiro e Anderson foi pra quarto. Com essa configuração Hizal venceria o campeonato e Igor seria o quarto. Porém a história mudou com o último pit-stop na sétima volta. Tanto Hizal quanto Latkovski tiveram de colocar pneus duros. Já Igor colocou pneus macios, que deixam o carro ainda mais rápido.
Daí, amigos, Igor caçou os dois na volta seguinte. Hizal até mostrou uma leve resistência, porém foi inútil.
Desse modo, digno de “final de anime”, Igor Fraga venceu a corrida e entrou para a história como o primeiro campeão da Nations Cup. ISSO MESMO! O PRIMEIRO CAMPEÃO ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ DO BRASIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIL!!!
Cabe aqui fazer uma menção honrosa ao ePiloto brasileiro Anderson Carrazza, tanto pela quinta colocação no campeonato quanto pela jogada solidária citada acima, que ajudou no título para o nosso país.
E assim termina o primeiro campeonato mundial de Gran Turismo promovido pela PlayStation. Agora, Igor irá receber um prêmio junto a outros pilotos na premiação de final de ano da FIA. Isso aponta o caminho promissor que o automobilismo virtual (AV) está seguindo para se estabelecer de vez no cenário de eSports. Nós do site Trecobox torcemos para que sejam mais frequentes esses eventos.
E você que curte o AV, cola aqui com a gente pra saber das notícias!