Siga-nos também em

Séries

Game of Thrones | O que rolou no primeiro capítulo da Temporada Final

Game of Thrones | O que rolou no primeiro capítulo da temporada final

 

Resumo e análise do primeiro episódio da Season Finale de GoT (com spoiler)

 

Depois de muito tempo de espera, finalmente, começou a oitava e última temporada de Game of Thrones. Alguns momentos esperados pelos fãs em êxtase, enfim, aconteceram. Talvez não exatamente da forma que esperavam, mas aconteceram! Por outro lado, algumas cenas aguardadas ficaram de fora. De qualquer forma, a temporada mostrou a que veio. Recheado de revelações e reencontros, o C1T8 mostrou praticamente todos os personagens vivos, mas não os mortos-vivos, apenas um. Inclusive, os Caminhante Brancos deixaram seu recado.

Game of Thrones não poupou nudez, cenas violentas nem conspirações políticas, como sempre. Afinal de contas, se poupasse, não seria GoT. O sadismo e a loucura de Cersei também deram as caras, obviamente! A saber, a Lannister propôs ao mercenário mais famoso da série trair Tyrion e Jaime. Isso porque, ambos os irmãos de de Cersei têm consideração pelo sor da Água Negra. Com isso, surge a dúvida: Bron será capaz de chegar a esse ponto?

 

Cersei mais louca do que nunca na temporada final.

 

Daenerys Targaryen está em Winterfell com seus dragões e todo seu exército

Como previsto, a chegada da comitiva da rainha e Jon Snow ao Norte causou um impacto visual interessante. Certamente, a reação dos Nortenhos desconfiados com estrangeiros foi bem representada e visível, uma boa cena. Não por menos, Sansa Stark fazia coro aos demais lordes e ao povo do Norte no receio com a mãe de dragões. A reação da ruiva, no entanto, põe em cheque sua intenção: proteger o Norte ou ser Lady a qualquer custo? Entretanto, ela sofreu demais nas mãos de sulistas para confiar em um deles, ainda mais sendo a filha do Rei Louco.

Apesar do crédito que Winterfell depositou em Jon Snow em relação aos White Walkers, parecem não ter a dimensão do risco. O desejo de preservar a honra nortenha ainda é maior do que o de preservar a própria vida. Talvez por não terem visto o Exército dos Mortos, os Lords temam muito mais os estrangeiros com bárbaros, imaculados e dragões. Isso se acentuou com o conhecimento sobre uma aliança com os Lannisters (embora seja um blefe de Cersei). De fato, não é tão simples para o povo se aliar a inimigos conhecidos para enfrentar inimigos desconhecidos. Até mesmo a jovem Lyanna Mormont sempre certeira não se sentiu segura diante da situação. Porém Bran conhece toda a situação e a necessidade de se defenderem, afinal o Rei da Noite agora tem um dragão, como contou a Dany.

 

Game of Thrones | O que rolou no primeiro capítulo da temporada final

Sansa desconfia de Daenerys.

 

Encontros e reencontros

Enfim os herdeiros de Ned Stark estão em Winterfell. Depois de muita espera, o encontro de Arya com Jon Snow aconteceu. Foi bem simbólico isso ocorrer, justamente, à sombra de uma árvore sagrada. Com certeza, é onde Eddard estaria e Catelyn iria ao seu encontro. A fórmula usada na cena se aplica bem aos personagens. Nada de lágrimas exageradas e soluços! Em vez disso, uma felicidade contida, referências à trajetória de cada um e finalmente um abraço. “Como você chegou e eu não vi?” e “Como você sobreviveu a uma facada no coração?”. São perguntas que transportam para temporadas passadas de Game Of Thrones. Chamam, ainda, atenção para o que Jon e Arya eram quando se despediram e como são agora.

Por ser a personagem que ficou mais solitária e distante de outros núcleos, Arya teria muitos reencontros. Além de Jon, o público aguardava a pequena se encontrar com Cão e com Gendry. O primeiro teve com a Menina sem rosto uma relação confusa de proteção e vingança. Já com Gendry a história é de amizade e cumplicidade. Além disso, permanece no ar e na torcida de muitos a possibilidade de um romance. De fato, o reencontro dos dois trouxe uma tensão e aquele clima de “será que vai?”

Paralelamente, Theon Greyjoy não só resgatou Yara, mas também decidiu se juntar a Winterfell. Depois de muitas decepções, finalmente, o jovem tomou decisões acertadas. A herdeira das Ilhas de Ferro estava em poder de seu tio, Euron. Vale ressaltar, que ele, após trazer a Companhia Dourada (pelo menos parte dela) para Westeros, tornou-se amante de Cersei.

 

Game of Thrones | O que rolou no primeiro capítulo da temporada final

Depois de sete temporadas, enfim, o reencontro entre Arya e Jon em GoT.

 

Mágoas do passado podem ressurgir na série

Entretanto, não apenas de encontros saudosos se faz a expectativa do público. Desde a primeira temporada, aguarda-se o momento de Bran ver seu algoz Jaime Lannister. O Corvo de Três Olhos já não se reconhece como o menino Stark. Ele, que adorava Jon Snow, viu seu irmão, que, na verdade, é primo, sem esboçar muita reação. O encontro com a família que amava não fez Bran se desligar de sua nova missão. Apesar disso, será que a mágoa do regicida e a memória de seu maior trauma o farão estremecer?

 

O voo do Dragão

É conhecido que os filhos de Daenerys foram batizados com os nomes de seu marido e seus irmãos. Essas escolhas são recheadas simbolismo com a história. Dos três homens homenageados, o vínculo mais intenso de Daenerys foi com seu marido Khal Drogo. Isso se refletiu na sua ralação com Drogon. A jovem mal conviveu com o irmão mais velho e o outro lhe tratava mal. Viserys, o irmão ganancioso, cruel e egoísta foi a inspiração para Viseryon, o que se tornou o dragão de gelo. Por fim, Rhaegar, pai de Jon nomeia o terceiro bichão. Mesmo antes de saber que possui sangue Targaryen, o, até então, bastardo de Winterfell sentiu o vínculo com o Reaghal e foi correspondido.

No tocante a dragões, é importante destacar que cada um só tem um líder humano. Na verdade, cada dragão só se vincula a um homem/mulher e vice-versa. Depois que um deles morre, automaticamente o outro fica livre para um próximo vínculo. Não se sabe, porém, como isso será trabalhado na série. A princípio, acreditava-se que, por Dany ser mães dos dragões, também era líder de todos. Entretanto, também há outra possibilidade. Por não haver humano com sangue da antiga Valíria para ser “dono” de Viseryon e Rhaegal, passaram a seguir Drogon. Nesse, sentido, o vôo de Jon Snow é muito significativo. Primeiro, porque se trata do dragão que homenageia seu pai biológico, segundo, porque é um Targaryen legítimo sem dragão.

 

Game of Thrones | O que rolou no primeiro capítulo da temporada final

Jaime Lannister chegando em Winterfell e dando de cara Com Bran Stark.

 

O futuro da Coroa permanece nas questões de Game of Thrones

A partir da ideia de uma conexão entre Jon e Rheagal, este pode passar a obedecê-lo. A cena do vôo, inclusive, era bastante esperada. No entanto, foi uma surpresa acontecer já no primeiro capítulo. Assim como a revelação feita por Sammwel Tarly sobre a verdadeira identidade do filho de Lyanna Stark. Junto com a notícia, Sam trouxe a dúvida sobre a mãe de dragões. O futuro meistre tinha acabado de descobrir a morte de seu irmão e seu pai por não se curvarem à nova rainha. Embora a relação deles não fossem das melhores, Sam sofreu com a morte de sua família. Justamente por isso, não apenas contou a Snow sobre sua origem, mas incentivou seu amigo a reivindicar o trono de Westeros.

Como se dará esse impasse entre a Quebradora de Correntes e o Rei do Norte na sucessão do trono de ferro? Por um lado, Dany passou por uma série de obstáculos até chegar ao continente dominado por seus antepassados. Por outro, o ex-patrulheiro da Guarda da Noite jamais almejo ser rei. Isso sequer caberia nos planos de um mero bastardo. Será Jon o Príncipe que foi prometido e Dany seu sacrifício de amor? Ou num plot twist exatamente o contrário? A profecia do Azor Ahai é real? Como fica sua torcida para o fim da temporada?

 

A mensagem dos Caminhantes Brancos

Felizmente, Tormund e Baric Dondarrion estão vivos! Porém, apesar de a notícia ser boa, fica o questionamento sobre como aconteceu. Seria bem interessante ver como, não só eles, mas também os patrulheiros da Noite sobreviveram à queda da Muralha e aos Caminhantes Brancos. Os sobreviventes do Castelo Black e da Atalaialeste se encontraram no Bosque da família Umber já dizimada. Do mesmo modo, o pequeno foi Lord transformado em Zumbi junto e posto ao centro do símbolo que os White Walkers fazem com pedaços de corpos desde a primeira temporada. Não se sabe ao certo o que o símbolo quer dizer, mas imagina-se que já fosse usado pelo Filhos da Floresta.

 

Game of Thrones | O que rolou no primeiro capítulo da temporada final

O pequeno Lord Umber queimando no centro do símbolo dos White Walkers depois de ser transformado em zumbi.

 

O que bombou nas redes sociais sobre Game of Thrones?

Como tudo que faz sucesso atualmente, o primeiro capítulo de Game of Thrones foi comentadíssimo nas redes sociais. Em primeiro lugar parece que ficaram as piadas com Bran. Contudo, muitos outros temas viraram meme. A saber: companhia Dourada flopada e Cersei decepcionada sem elefantes; Drogon ciumento. Houve comparações do vôo de Jon e Daenerys com cenas de Como Treinar o Seu Dragão. E, claro, muitas teorias, como é comum aos fãs de GoT. Orçamento da série foi um assunto à parte também muito comentado. Inclusive a Trecobox fez uma matéria a respeito, veja aqui.

Ademais, como é comum em toda temporada de GoT, é provável que muitas frases ecoem bastante. Dentre elas, certamente, destacam-se duas:

Você renunciou a coroa por seu povo, ela faria o mesmo? Sammwel Tarly, em conversa com Jon sobre Daenerys.

Se quiser uma vadia, compre uma. Se quiser uma rainha, conquiste-a! Cersei Lannister para Euron Greyjoy.

 

Meme tirado da página Game of Thrones Brasil no Facebook.

 

Avaliação do capítulo

Em resumo, o capítulo trouxe poucos elementos que não fossem esperados. Ao contrário, muitas cenas estavam entre as mais aguardadas da série e a temporada anterior já encaminhou para elas. Poucas surpresas, mas, entre elas, uma lindíssima e também muito elogiada: a nova abertura. A ideia de retratar King’s Landing como uma máquina foi muito legal e o resultado ficou esteticamente maravilhoso. A Muralha também já aparece caída. No final, foi um bom episódio, com poucos pontos criticados por alguns, muitos elogiados por outros. Passou bem longe do choque causado pelo casamento vermelho ou da emoção de Hardhome, mas muito bom para um primeiro capítulo.

 

Além disso, o trailer do próximo episódio já está disponível. Confira abaixo:

 

 

A Trecobox estará com você durante a temporada. Portanto, fique de olho toda segunda-feira nas resenhas dos capítulos e demais artigos que serão publicados, não só sobre Game of Thrones, mas também sobre o universo geek/nerd.

 

Comentários via Facebook

Uma pessoa que tenta harmonizar as várias coisas que ama. Formada em literaturas, a leitura é a paixão que logo salta. Em paralelo aos clássicos literários, veio o gosto pelo mundo dos super-heróis, mais especificamente das heroínas. Louca por músicas das décadas de 70 e 80 (obrigada, Guardiões da Galáxia!). Adora produzir e revisar textos. Protagonismo feminino é seu assunto preferido. No meio disso tudo, ainda é fã de maquiagem e está "engatinhando" na makeup artística para, no futuro, fazer cosplay.

Mais lidas