Eita! Fungo zumbi retratado em The Last of Us existe no Brasil

Cordyceps pode infectar vários tipos de insetos

A série The Last of Us adaptou uma das histórias mais conhecidas do mundo dos games, onde acompanhamos a aventura de Joel e Ellie após o mundo ser dominado pelo fungo Cordyceps. Após se hospedar em sua vítima, o fungo começa a crescer dentro dela e a controlar suas ações, igual vimos nos chamados infectados na produção da HBO.

Na vida real o Cordyceps pode se hospedar em variados tipos de insetos e outros artrópodes, incluindo mariposas, formigas e larvas.

Fungo
Imagem: BioBioChile

Série mostra terrível variante do Cordyceps

Em The Last of Us uma variante do vírus começa a infectar humanos, eles são transmitidos através de mordidas ou outros ferimentos. Dominando suas vítimas, o Cordyceps as transforma em verdadeiros monstros, que tem como missão atacar o maior número de pessoas saudáveis para que o fungo continue se disseminando.

Já no mundo real, o fungo consegue se hospedar somente em artrópodes, ou seja em besouros, aranhas, formigas, mariposas e centopeias, só para dar alguns exemplos. Se proliferando em florestas tropicais, o Cordyceps existe em várias regiões do Brasil.

Fungo que inspirou a variante de The Last of Us existe no Brasil

A variante do Cordyceps que inspirou a pandemia de The Last of Us, se chama Ophiocordyceps unilateralis sensu lato, sendo encontrada em diversas áreas da Mata Atlântica. Conhecida popularmente como fungo-zumbi, a variante domina totalmente sua vítima entre 24 a 48 horas, dominando vários neurônios motores.

Essa variante é bem parecida com a que vemos no jogo, onde ela se espalha em determinados ambientes através de seus esporos. Na adaptação da HBO, esse detalhe mudou, onde a contaminação é feita através de machucados ou mordidas em seres saudáveis.

Segundo especialistas, o fungo está longe de poder contaminar mamíferos, especialmente os humanos. No entanto, uma combinação de fatores como mudanças climáticas, mudanças de hábitos alimentares e outros detalhes bem específicos pode causar uma mutação no Cordyceps. 

Assista ao trailer de The Last of Us, série que traz o terrível fungo Cordyceps