Trecobox
Sua caixa de conteúdo Geek

Fortnite e seu sucesso dentro do mundo dos games

Com pouco mais de 4 anos Fortnite é um sucesso no mundo todo, com mais de 500 milhões de usuários o jogo é um marco dentro da indústria de jogos.

0

Fortnite é um sucesso hoje em dia, o jogo que agrada e diverte pessoas de todas as idades, ajudou a popularizar o Battle Royale entre os jogadores, também é conhecido por trazer os mais diversos crossover. E assim como outros jogos do mesmo estilo como Free Fire e o PUBG (Playerunknown’s Battlegrounds), Fortnite é um jogo lançado a pouco tempo, e mesmo com pouco mais de 4 anos de existência o Battle Royale é um jogo que é um marco dentro da história do games.

E é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

Segundo rumores, Charlie Cox retornará como o Demolidor em quatro projetos da Marvel

Tom Holland diz que “talvez seja hora de virar a página” do Homem-Aranha

Critica Arcane – É a carta de amor aos fãs e a melhor forma de apresentar League of Legends para quem não é fã

Oque é o Fortnite?

Basicamente Fortnite é um jogo free-to-play de gênero Battle Royale produzido, desenvolvido e publicado pela Epic Games lançado em 2017. O jogo que inicialmente tinha sido pensado para ser um jogo pago e com um modo chamado Salve o Mundo que trazia uma mistura de jogos como Left 4 Dead e Minecraft, mudou seu foco para o modo multiplayer focado no Battle Royale.

Apesar do Battle Royale ser um modo de jogo comum hoje em dia, Fortnite traz alguns diferenciais quando comparamos com outros jogos de mesmo gênero. Desde de possuir um design mais cartunesco, passando pelas mais diversas skins e personalizações de praticamente tudo que está em alta na cultura pop e chegando por último na jogabilidade que mistura construções rápidas e combates com arma de fogo, Fortnite pode ser um tanto quanto desafiador para iniciantes, mas não é nada impossível de se aprender com um pouco de prática.

Um breve resumo dos dois modos de jogo:

Como dito antes, o jogo é dividido em dois modos diferentes, o modo original, Salve o Mundo e os modos de Battle Royale que tem como base um mesmo estilo de jogo. Sobre o modo Salve o Mundo é importante ressaltar que apesar de ter sido pensado para ser o modo principal infelizmente esse modo não recebe tanta atenção pelos fãs e também pela própria produtora e acaba sendo a coisa menos atrativa para novos jogadores.

Salve o Mundo traz um sistema onde os jogadores durante alguns intervalos de tempo devem coletar material, armas e qualquer outra coisa para construir uma base segura para sobreviver a ondas de monstros e chegar a onda final e enfrentar o chefe do modo O Rei da Tempestade. Esse modo é mistura de vários elementos dos mais diversos jogos, os inimigos lembram zumbis, e não tem como não lembrar de Left 4 Dead, o meio de conseguir material é usando as ferramentas de coletas, algo bem parecido com Minecraft, e claro que Salve o Mundo é um modo de jogo no estilo Tower Defense que lembra muito jogos como Plants vs Zombies.

Apesar de ser um modo de jogo com uma proposta interessante, o Salve o Mundo acaba por ficar de lado quando comparado do Battle Royale de Fortnite. O Battle Royale é o grande sucesso da Epic Games, graças a esse modo o jogo bate recorde de jogadores, possui campeonatos internacionais que movimentam enormes somas de dinheiro, o jogo possui colaborações com artistas internacionais como Ariana Grande, Travis Scott, Marshmello além é claro das colaborações com outras propriedades criativas como a Marvel e a DC, resumindo o Battle Royale é um sucesso para a produtora e claro que ele vai receber todos os esforços para que ele se mantenha nesse sucesso.

Mas falando sobre a jogabilidade do modo, em cada partida no máximo 100 jogadores devem cair no mapa para explorar, adquirir material, armas e por fim os jogadores devem lutar para que sobre apenas um jogador ou uma equipe, as equipes podem ser de 2 até 4 jogadores por vez. O modo não diferencia tanto de outros jogos parecidos, os jogadores caem num mapa a partir de um veículo que sobrevoa o mapa, tem que adquirir armas e recursos que dão vida e escudo para o jogador, porém o grande diferencial desse jogo para outros jogos do mesmo modo é a possibilidade de adquirir materiais e rapidamente poder construir paredes, rampas, piso ou tetos.

Afinal, porque essa possibilidade de pegar material e construir influência tanto na jogabilidade? Imagine que você precisa chegar em cima de um prédio, mas que por qualquer motivo não exista a chance de subir todos os lances de escadas até o topo desse prédio, como você conseguiria alcançar o topo? Dentro das partidas do Fortnite você pode construir uma rampa do lado de fora do prédio e simplesmente ignorar as escadas convencionais.

Outro exemplo seria durante um combate, você ou seu grupo iniciam uma troca de tiros com o adversário e não tem a vantagem do terreno? Simples de resolver! Construa uma torre e alcance a mesma altura de seu oponente e deixa a situação mais equilibrada para o seu lado. Esses são alguns dos exemplos da dinâmica que o jogo propõe para o jogador utilizar em qualquer partida, e claro que isso influência nos resultados das partidas, mas, você não é “obrigado” a aprender a fazer construções que são complexas e que vão superior ao do seu adversário, as vezes uma rajada de tiros bem utilizada pode derrubar uma construção e matar seu inimigo com o dano de queda.

O design e as skins de Fortnite

Agora falando sobre o estilo cartunesco do jogo, não tem como dizer o quanto isso é atrativo para vários públicos, seja para chamar a atenção de um público mais novo ou para servir como um ótimo meio do caminho para que pais e filhos possam jogar, o design e conceitos do Fornite são de fácil apreciação. Como é um estilo mais “infantil”, Fortnite não possui sangue, muito menos pedaços de alguém voando, o impacto do tiro nos jogadores é representado como flashs na área acertada, assim como cada dano infligido é mostrado por um mostrado que aparece em cada acerto.

A escolha do estilo cartoon para o jogo abre também a possibilidade de existirem as mais diversas skins dentro do jogo, as skins podem ser adquiridas através das moedas do jogo, as V-Bucks, ou através do passe de batalha que muda de temática a cada temporada. E quando falamos de skins é nisso que o marketing de Fortnite dá um show para a imaginação correr solta dentro do jogo, desdes da skins originais do jogo onde podemos ter desde de figuras humanas com os mais diversos estilos, que vão desde vestimentas tribais, trajes steampunks, futuristas, piratas, cavaleiros medievais, cowboys e cowgirls, seres mitológicos e passando por seres humanoides das mais diversas variações, o leque de skins do jogo é para agradar todos os públicos.

Porém, é nas parcerias com marcas famosas como Marvel e DC que os fãs realmente gastam rios de dinheiro dentro do jogo. Com algumas skins sendo liberadas no passe de batalha de acordo com a temática (dos passes), como foi o caso do Aquaman de Jason Momoa, durante uma temporada que o mapa ficou inundando ou durante um passe inteiro que tinha como tema os heróis e vilões e da Marvel, mas algumas skins são liberadas somente na loja de itens do jogo sendo possível adquiri-las somente gastando V-Bucks.

E entre as skins que já passaram pela loja tivemos mais recentemente a skin do Batman Que Ri e Fênix Negra, mas já houveram skins como o Flash da série da CW, Hera Venenosa, Arlequina, Mutano, Sanguinário, DeadPool, Venom, Capitão América, Cable, Psylocke, Dómino. No entanto, nem só de Marvel e DC Fortnite vive, além das skins já citadas, ainda existe mais uma infinidade de personagens de outras franquias como Duna e Exterminador do Futuro que aparecem periodicamente na loja do jogo.

A história dentro do modo Battle Royale:

Apesar de cada temporada nova dentro do Fortnite ser conhecida por possuir um passe de batalha de acordo com a temática da temporada, no início o jogo não foi pensado para ser assim. A 1ª temporada do jogo não possuía um tema ou até mesmo um passe de batalha, a partir da 2ª temporada que o uso do passe foi adotado pela Epic Games.

E com a 2ª temporada com um tema medieval o passe de batalha foi inserido dentro do Fortnite, o modelo de passe não muda nada com os modelos mais convencionais que vemos em outros jogos. O passe de batalha do jogador é composto por um sistema de níveis, onde cada nível libera algum cosmético, moeda do jogo ou qualquer outra recompensa que o jogo possa ter, geralmente os cosméticos tem relação com o tema da temporada e mudam também de uma temporada a outra.

Algumas das skins do primeiro passe de batalha do Fortnite

Inicialmente, as duas primeiras temporadas eram bem contidas em si mesmas, começando e terminando sem nenhuma mudança grande dentro do mapa e/ou da história do jogo, porém a partir da 3ª temporada as coisas começaram a mudar. Ao fim da 3ª temporada, que teve como tema o espaço, o mapa sofreu uma queda de diversos meteoros que danificaram vários pontos do mapa e trouxeram uma figura um tanto quanto inesperada.

Veja abaixo o trailer de anúncio da 4ª temporada do cápitulo 1 do Fortnite:

A partir da 4ª temporada começou a ser feito no Fortnite algo que diversos outros jogos que apesar de serem jogos com multiplayer fazem, começaram a contar uma história dentro do jogo. A história dentro do Fortnite é algo próximo com o que vemos em jogos como League Of Legends e Overwatch, o palco para a história acontecer é o mapa onde as partidas acontecem, e os personagens, ou skins, que os jogadores usam nessas partidas tem influenciam com a história que está sendo contada nessa temporada, então quando temos uma temporada onde o tema é super-herois por exemplo, as skins do passe de batalha são personagens que são parte de acontecimentos importantes dessa temporada.

A história dentro do Fortnite é contada geralmente através de grandes eventos que acontecem no final de cada temporada, esses eventos inicialmente não tinham participação dos jogadores e eram apenas acontecimentos que iriam gerar o tema da temporada seguinte. Porém com o passar das temporadas e mais precisamente na temporada 4 do capitulo 2 os jogadores participaram ativamente do evento final.

A história que foi pensada para o jogo é algo bem complexo e não existe nada oficial que conte tudo ou que ao menos resuma o que aconteceu até agora dentro das ilhas do jogo. Porém existem diversos canais e sites no mundo todo que compilam tudo que aconteceu nas temporadas anteriores e se houver curiosidade para saber tudo que aconteceu até agora e são vídeos e texto fáceis de se achar.

Atualmente o jogo se encontra em seu segundo capítulo, sendo o primeiro capitulo ocorrendo entre setembro de 2017 e outubro de 2019 e o segundo capitulo iniciando em outubro de 2019 e até a data de postagem desse texto não foi encerrado ainda. Existe essa diferenciação entre capítulos devido ao fato que ao final da temporada X (ou temporada 10) o mapa original foi consumido por um buraco negro, e após quase 40 horas com os servidores bloqueados para os jogadores, Fortnite deu boas vindas ao que seria a temporada 11, e que foi chamada de temporada 1 do capítulo 2, e também ao mais novo mapa.

 

 Um sucesso durante 4 anos e que promete se manter por mais tempo ainda:

Quando falamos de jogos que se mantém vivos depois de anos do seu lançamento vários fatores influenciam essa longevidade. Seja o jogo possuir jogabilidade que atraia um público mais amplo, seja a interação da comunidade criando modos de jogos ou mesmo fazendo cosplays, eventos e coisa do gênero, e claro também uma boa administração do produto que está sendo feito.

Fortnite possui todos esses elementos, é claro que certas coisas podem fugir do controle da Epic Games, como infelizmente acontece quando falamos de alguns jogadores com atitudes tóxicas ou até mesmo o surgimento de um novo fenômeno que mude de novo a forma como a indústria de jogos vê o mercado, tudo isso são fatores externos que influenciam a vida útil de um jogo. Mas assim como os gêneros de jogos mudam de acordo com o tempo uns ficam em alta enquanto os considerados “clássicos” perdem um pouco o espaço, alguns jogos desses gêneros “clássicos” se perpetuam até hoje, um ótimo exemplo é World of Warcraft que até hoje possui uma comunidade de jogadores ativa, assim como lançamentos de expansões esporadicamente ao longo dos anos.

No fim Fortnite é um fenômeno atual, desde de ajudar a popularizar o Battle Royale até a trazer uma dinâmica diferente para os jogos de tiro. O jogo da Epic Games tem a capacidade de entrar para o hall de jogos que vão ser relembrados como os grandes representantes de seus gêneros, assim como os já citados Left 4 Dead, Minecraft e Worldd of Warcraft.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmes, séries e muito mais!
Imagem: Adrenaline

Comentários do Facebook

- Publicidade -