Jaz o inovador, e mal compreendido, Kinect…
O que já era especulado acaba de se confirmar. O Kinect, o inovador sensor de movimentos da Microsoft deixará de ser fabricado. A informação sobre o cancelamento da produção havia sido dada em primeira mão pelo site Co.Design, que entrevistou Alex Kipman, criador do Kinect, e Matthew Lapsen, responsável pelo marketing da marca Xbox.
[arve url=”https://youtu.be/s3V1qHg8bjM” align=”center” description=”Kinect deixará de ser fabricado, confirmou Microsoft” maxwidth=”650″ /]
O gadget foi lançado em 2010 para trazer inovação em termos de jogos com captação de movimentos. Sua venda foi iniciada através de um bundle com então Xbox 360. Logo de cara, a chegada do Kinect possibilitou novas maneiras de se aplicar sensores de movimentos em games e outros softwares. A possibilidade de controlar ações sem a necessidade de um controle foi o grande diferencial.
No entanto o acessório apresentava algumas limitações e bugs que começaram a afetar drasticamente a aceitação dos usuários mais exigentes. Foi pensando em solucionar isso que a Microsoft lançou uma versão melhorada do sensor de movimentos. O Kinect 2.0 trouxe uma nova câmera ainda mais sensível na captação, sendo um dispositivo obrigatório no lançamento do Xbox One (2013).
Para os usuários que possuem o Kinect, a Microsoft garante que continuará dando o suporte. Atualmente a empresa trabalha no seu mais novo gadget, o Hololens, que integra algumas das funcionalidades já existentes no no sensor de movimentos a novos recursos de realidade virtual. Seria o desenvolvimento do Hololens o grande responsável pelo fim do Kinect? Essa é uma pergunta que ficará no ar.