FIM DA GREVE DOS ATORES: artistas e estúdios entram em acordo!

Greve chega ao fim com acordo e estúdios devem acelerar produções

Após meses greve dos atores tem fim em Hollywood 

Após um longo período de 118 dias em que os atores estiveram em greve, a SAG-AFTRA oficialmente chegou a um entendimento provisório com os estúdios para um novo contrato de três anos. Isso marca o encerramento da greve dos atores em 2023.

Aprovado de forma unânime pelo Comitê de TV/Teatro SAG-AFTRA na quarta-feira, o acordo para o fim da greve dos atores foi anunciado pelo próprio sindicato. A greve será encerrada às 12h01 deste quinta-feira(9), e na sexta-feira o acordo passará pelo conselho nacional do sindicato para obter sua aprovação, onde os profissionais poderão voltar às suas atividades normalmente. 

greve dos atores fim
Imagem: LAT

Leia mais: 

Agentes em ação: filme de espionagem na Netflix é tensão do começo ao fim!
Comédia que faz bem: conheça o filme leve e divertido que irá alegrar o seu dia!

Entenda os detalhes do final da greve dos atores nos Estados Unidos 

O sindicato dos artistas anunciou com entusiasmo o acordo provisório na quarta-feira, após aproximadamente duas semanas de negociações intensas e renovadas. Esse desenvolvimento ocorreu praticamente no último minuto, às 17h, um prazo estipulado pela Aliança de Produtores de e Televisão (AMPTP) para que o sindicato fornecesse sua resposta sobre a existência de um acordo.

Até o momento, o sindicato divulgou apenas detalhes limitados sobre o acordo para o fim da greve dos atores, com a promessa de que informações mais abrangentes serão disponibilizadas nos próximos dias, antes da votação de ratificação que será realizada entre seus membros. Em uma mensagem enviada aos seus afiliados na noite de quarta-feira, o sindicato revelou que o pacto está avaliado em mais de um bilhão de dólares e inclui aumentos salariais que superam aqueles concedidos a sindicatos no presente ano. Além disso, o acordo abrange um “bônus de participação em ” e introduz regulamentações relacionadas à .

O acordo temporário também incorpora limites mais elevados para os benefícios de saúde e previdência, além de proporcionar aumentos de remuneração para artistas secundários. Também inclui “disposições contratuais críticas que protegem diversas comunidades“, o que representa um avanço significativo na direção da inclusão e diversidade no setor.

Se o acordo for ratificado pelos membros, ele poderá entrar em vigor em breve, trazendo consigo uma de benefícios substanciais para os profissionais da indústria do entretenimento. No entanto, caso a ratificação não ocorra, os membros terão que enviar essencialmente seus representantes de negociação de volta à mesa de negociações com a AMPTP, a fim de continuar as negociações para alcançar um entendimento mútuo.

AMPTP emite comunicado confirmando o final da greve dos atores 

Em um comunicado público emitido na noite de quarta-feira, a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) falou sobre o acordo para o fim da greve dos atores, confira abaixo: 

“O acordo provisório de hoje representa um novo paradigma. Dá à SAG-AFTRA os maiores ganhos contratuais na do sindicato, incluindo o maior aumento nos salários mínimos nos últimos quarenta anos; um novo resíduo para programas de streaming; extensas proteções de consentimento e compensação no uso de inteligência artificial; e aumentos consideráveis ​​de contratos em itens em geral. A AMPTP está satisfeita por ter chegado a um acordo provisório e espera que a indústria retome o trabalho de contar grandes histórias.”

greve dos atores Hollywood
Imagem: CBS

Greve dos atores aconteceu junto a dos roteiristas 

A greve da SAG-AFTRA, que coincidiu com uma greve de roteiristas em curso em julho, concedeu ao sindicato uma quantidade excepcional de influência no início das negociações com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP). Quase de imediato, a maioria das produções sindicalizadas nos Estados Unidos, que operavam sem roteiristas, foram interrompidas, incluindo aguardados como e 3. À medida que os meses de paralisação no trabalho se prolongavam, um estratega do Instituto Milken estimou que as greves acarretaram em prejuízos econômicos de pelo menos 6 bilhões de dólares para a economia da Califórnia.

Contudo, a pressão começou a aumentar à medida que a greve se aproximava e ultrapassava a marca dos 100 dias. Atores de grande renome iniciaram conversas com o sindicato e os estúdios na tentativa de agilizar as negociações. Diversos intervenientes também começaram a redigir uma carta na qual expressavam preocupações acerca da liderança do sindicato, mas optaram por não torná-la pública, receosos do possível impacto da carta nas negociações. Posteriormente, em 26 de outubro, surgiu uma carta separada, assinada por aparentemente milhares de atores, instando os negociadores a manterem o rumo: “Não chegamos até aqui para desistir agora“.

Agora com o final da greve dos atores, os grandes estúdios devem intensificar o andamento das suas produções, que em sua maioria, estão atrasadas e impactando o mercado de entretenimento. 

 

No tags for this post.