3 Filmes que impulsionam o aprendizado em sociologia e expandem sua visão de Mundo
Três filmes essenciais para expandir seus horizontes sociológicos
Matrix – Uma alegoria sobre a realidade x ilusão
Matrix é um filme que pode ser utilizado para revisar sociologia, embora muitos o relacionem apenas com a área de filosofia. Lançado em 1999, Matrix conta a história de um mundo em que a humanidade é escravizada por uma inteligência artificial e vive em uma realidade virtual – a Matrix – criada para mantê-los aprisionados e alheios à verdade.
A Casa do Dragão: 2ª temporada promete MAIS DRAMA, estilo Game of Thrones
Esse filme aborda temáticas relacionadas ao impacto da tecnologia na sociedade, atuação dos meios de comunicação e as possíveis consequências do capitalismo e consumo exacerbado. Matrix também pode ser utilizado para discutir temas como alienação, dominação, manipulação e resistência.
O filme está disponível na HBO Max e Prime Video. Todos os filmes da sequência podem ser encontrados na HBO Max.
Cidade de Deus – A realidade das favelas brasileiras
Cidade de Deus é um filme brasileiro de 2002, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund. O longa-metragem, baseado no livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins, retrata a vida em uma favela no Rio de Janeiro e acompanha a trajetória de diversos personagens que vivem ali.
Ao assistir a Cidade de Deus, é possível discutir temas como a pobreza, a desigualdade social, a violência e o crime, além do papel da educação e dos próprios indivíduos na transformação dessa realidade.
O filme pode ser encontrado na Netflix.
Central do Brasil – A busca pelo pertencimento e identidade
Central do Brasil é um filme brasileiro de 1998 dirigido por Walter Salles. A obra conta a história de Dora, uma escritora de cartas na Central do Brasil, que ajuda as pessoas a se comunicarem com parentes distantes. Após a morte da mãe de um garoto chamado Josué, ambos iniciam uma jornada pelo interior do Brasil para encontrar o pai do menino.
Através desse filme, é possível abordar temas como a busca pela identidade, o sentimento de pertencimento, a migração e as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos na sociedade brasileira.
Você pode assistir Central do Brasil na GloboPlay.
Qual é a importância desses filmes no estudo da sociologia?
Assistir filmes é uma excelente maneira de aprender sociologia de forma mais dinâmica e envolvente. Por meio dessas obras cinematográficas, é possível ver na prática inúmeros conceitos sociológicos, como classes sociais, ideologias, preconceitos e conflitos.
Graças à imersão proporcionada pelo cinema, o estudante é capaz de vivenciar diferentes realidades e compreender melhor como os temas abordados pelos filmes estão presentes no dia a dia das pessoas, além de desenvolver um olhar mais crítico acerca da sociedade. Além disso, estudar a partir de filmes contribui para o desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação de filmes e também pode ser uma forma alternativa e prazerosa de revisar conteúdos de sociologia.
Em resumo, assistir a filmes que abordam temáticas sociológicas é uma estratégia interessante para aprender e debater assuntos pertinentes a essa disciplina e tornar seu estudo mais aprofundado! Então anote essas dicas e inclua essas obras em seu cronograma de estudos. Boa sessão de cinema e bons estudos!