Filmes de animes com as maiores bilheterias do Japão

Veja os 3 filmes com maiores bilheterias no último ano

Segundo a AJA, a indústria japonesa na área de animes cresceu mais de 13% entre 2021 e 2022, gerando um lucro de US$ 20,6 bilhões (cerca de R$ 105,65 bilhões de reais). O mais surpreendente do resultado é que o mesmo relatório, apenas em sua edição de 2021, afirma que o mercado de anime encolheu cerca de 5% em 2020, devido à pandemia de COVID-19. Portanto, a perda foi superada em menos de um ano.

Uma dos setores mais atingidos na pandemia foram os cinemas, porém, com a volta das exibições, três filmes de animes se destacaram entre os demais com as maiores bilheterias do Japão. Confira a lista:

One Piece Filme: Red

De acordo com uma entrevista com o produtor Shinji Shimuzu, o filme não é canônico, “São histórias separadas”, diz ele, o que faz sentido, já que nenhum dos outros filmes de One Piece é totalmente canônico. Em vez disso, os filmes podem ter pequenas referências canônicas, como Shiki, o Leão de Ouro de Strong World.

Em Red, aprendemos um pouco mais sobre o passado de Shanks. Por exemplo, no final da batalha final, Shanks relembra o momento em que conheceu Uta. Para surpresa dos Piratas Vermelhos, ele estava escondido ao lado do tesouro que eles pegaram. Naquele momento, Shanks se lembra de olhar para o jovem Gol. D Roger e Rayleigh e ele murmura para si mesmo: “Talvez isso tenha acontecido por uma razão.” Sabíamos que Shanks era um jovem membro da tripulação dos Piratas do Roger naquela época, mas isso parece confirmar que ele está com os Piratas do Roger desde a infância.

Sinopse:

Luffy e sua equipe assistem a um show onde a cantora Uta não é outra senão a filha de Shanks.

One Piece
Imagem: Divulgação

Suzume no Tojimari

A trama segue a personagem-título, uma garota de 17 anos que encontra uma porta mágica no meio das ruínas de sua pequena cidade no Japão. Ao tentar atravessá-lo, Suzume percebe que outros portais semelhantes em todo o país também se abriram, causando estragos ao seu redor. É quando ela decide sair em missão para fechar todas as portas e desvendar o mistério por trás delas.

Sinopse:

“Suzume no Tojimari” conta a história de sua protagonista, Suzume, uma adolescente de 17 anos, em pleno processo de descobertas. A trama é ambientada no Japão, em diferentes lugares atingidos por desastres. Suzume deve “fechar as portas” que causam devastações.

Suzume no Tojimari
Imagem: Divulgação

The First Slum Dunk

A obra é dirigida e escrita pelo próprio Takehiko Inoue, com produção da Toei Animation, a mesma que produziu a animação de 101 episódios e 4 especiais, ainda não publicados no Brasil.

A história gira em torno de Hanamichi Sakuragi, um típico delinquente do ensino médio com cabelo ruivo. Seu comportamento questionável esconde a frustração de quem não suporta ser superado por colegas que preferem atletas. No entanto, as coisas começam a mudar quando ele se apaixona por Haruko, que sugere que ele se junte ao time de basquete da escola Shohoku. Sakuragi finalmente consegue entrar no time e inicia sua jornada para representar a escola no campeonato nacional.

A narrativa de The First Slam Dunk traz Hanamichi Sakuragi, um típico colegial extremamente atendado e de cabelos ruivos. Seu comportamento questionável esconde uma frustração: ele simplesmente não aguenta mais ser desprezado pelas colegas da escola, que gostam mais dos esportistas.

The First Slam Dunk
Imagem: Divulgação