Trecobox
Sua caixa de conteúdo Geek

Filmes cult são chatos?

Entenda o que são os filmes cult e porque eles são considerados chatos

 

Aclamados pela crítica e rejeitados pelo grande público que procura por puro entretenimento. Assim são os filmes cult. Carregados de referências, trilha sonora impecável e roteiro original, esses títulos tornam-se hit entre cinéfilos de todo o mundo. Mas basta colocá-los para assistir junto com a família que metade deles irão dormir, a outra metade sairá ainda no primeiro ato e uma pequena parcela irá ficar te olhando, questionando o que se passa na sua mente insana para gostar daquele longa-metragem cativo no seu seleto grupo.

 

Filmes cult são chatos?
Donnie Darko, Richard Kelly, 2001.

 

Mais fácil que entender Donnie Darko, saiba agora o que são filmes cult e porque eles são considerados chatos.

 

Porque são cult

 

Filme cult ou filme de culto é um termo quase que pejorativo para indicar filmes aclamados pela crítica, mas que não alcançam reconhecimento da massa e fama entre as populares produções Hollywoodianas. Longe de seguir uma fórmula, os filmes cult trazem sempre algo de original. Pode ser um roteiro nunca visto antes, ou uma história contada de uma maneira única, dando uma cara especial ao gosto do diretor.

 

Filmes cult são chatos?
Clube da Luta, David Fincher, 1999.

 

Filmes cult não tem compromisso em agradar a maioria ou atingir recordes de bilheteria. No entanto, são dotados de criatividade para transmitir sua mensagem, seja ela filosófica, subliminar, artística, surrealista, subjetiva ou qualquer outra que a equipe tenha a intenção de mostrar. A plástica, a trilha sonora, a atuação, o estilo de filmagem, tudo é levado em consideração e pensado cuidadosamente para atingir um resultado único. Alguns acabam por cair nas graças dos expectadores da massa e tornam-se mainstream, sem deixar de ser relevante para o “panteão” cinematográfico.

 

Porque são chatos

 

Na verdade eles não são chatos, eles são densos. Ao contrário das populares produções de Hollywood, que chegam ao grande público com fórmulas repetidas e facilmente traduzidas pelo intelecto, os filmes cult trazem uma gama de referências que precisam se traduzidas para que o filme seja compreendido por completo.

 

Filmes cult são chatos?
Laranja Mecânica, Stanley Kubrick, 1971.

 

É necessário se atentar as cores, ao figurino, a cenografia, a atuação, a trilha sonora, as frases de impacto para entender a mensagem que ele quer passar. E nem sempre isso é entregue de mão beijada no primeiro ato. Existem títulos que tudo passa a fazer sentido apenas nos últimos minutos do longa, e isso será o que faz dele completamente especial. 

 

Filmes cult são chatos?
2001: Uma Odisséia no Espaço, Stanley Kubrick, 1968.

 

Outra característica que pode dar ao filme cult a má fama, é que nem sempre eles entregarão um final feliz, ou uma resposta para suas questões. É necessário repertório ou no mínimo uma mente aberta para aceitá-los e compreendê-los. Da mesma forma, será necessário embasamento para criticá-los e classificar de maneira veemente como ruins.

 

Que filmes são esses

 

Alguns dos filmes mais conhecidos são Laranja Mecânica, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Pulp Fiction, A Beleza Americana. Mas a lista é inesgotável. Pink Flamingos por exemplo, é cult exatamente pela negação de tudo que é politicamente correto e pelo que você está acostumado a ver nas telinhas.

 

Filmes cult são chatos?
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Jean-Pierre Jeunet, 2001.

 

Clube da Luta é violento e subjetivo assim como Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças é extremamente psicológico e é preciso estar atento para compreendê-lo. Watchmen, filme de super-herói, apresenta uma estética que o diferencia de outros títulos do gênero. Tornou-se cult. E Donnie Darko é simplemente… Donnie Darko.

 

Filmes cult são chatos?
Pulp Fiction: Tempo de Violência, Quentin Tarantino, 1994.

 

Contudo, filmes cult, são apenas filmes. No entanto é necessário desde já quebrar o preconceito com os primeiros dez minutos que o filme te entrega para que ele tenha a oportunidade de te mostrar muito mais até o final. Ao ignorar um filme cult, você pode estar perdendo a oportunidade de se deparar com verdadeiras obras-primas da arte cinematográfica.

Vá de mente aberta.

 

Comentários via Facebook

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.