Fique por dentro do que rolou no evento.
Aconteceu nos dias 08 e 09 de abril o Festival Guia dos Quadrinhos 2017, um evento destinado ao público de todas as idades amantes do universo das HQs. Localizado no Clube Homs da Avenida Paulista, o festival foi empolgante. Nós da Trecobox estivemos lá e compartilhamos com você o que de melhor rolou no evento:
[arve url=”https://youtu.be/m_evSbqWJ2g” align=”center” maxwidth=”650″ /]
Conversamos com o ator Felipe Folgosi, que agora se aventura nos quadrinhos como roteirista da incrível Aurora, HQ de ficção científica que conta a história de Rafael, um pescador que testemunha um fenômeno natural nunca antes visto. Após essa experiência ele se transforma em um herói provido de evoluções poderosas em seu corpo e com isso se torna alvo do governo americano, que passa a persegui-lo em busca de explorar seus poderes. Segundo Felipe, o legal da história é que mostrará como um homem comum passa a lidar com a realidade de super herói.
O produto estava disponível no estande comandado pelo Instituto HQ, que foi realizador do projeto.

Falamos também com Daniel Esteves. Ele contou um pouco do seu quadrinho com uma temática conhecida, mas com uma pegada super urbana e paulistana.
São Paulo dos Mortos, foi roteirizada e editada por ele. A saga conta um pouco do fictício apocalipse zumbi na capital de São Paulo, onde aventuras diversas acontecem tendo como plano de fundo, lugares cativos da cidade como o bairro da Liberdade e o Metrô Santa Cecília.
O reconhecimento desses locais nos aproxima da história, muito bem construída por sinal, que alavanca o cenário brasileiro de quadrinhos originais.

Encontramos por lá Alexandre Morgado, divulgando seu incrível livro Marvel Comics: A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil, que fala sobre como se deu a consolidação dos quadrinhos Marvel aqui no país. Apresenta como foi a relação das mais de 40 editoras tupiniquins que editaram quadrinhos famosos de Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.
Item essencial para qualquer geek que seja fã de quadrinhos. Não pode faltar na prateleira.
Ele também estava por lá autografando os exemplares para quem o adquirisse. Nós da Trecobox não ficamos de fora.

Enquanto isso no auditório, a homenageada foi a letrista Lilian Mitsunaga, que desde a década de 80 desempenha a importantíssima função de fazer as letras das falas que aparecem em quadrinhos icônicos, como Conan, Calvin & Haroldo, Cavaleiros do Zodíaco e por aí vai. Uma verdadeira lenda que atuou desde os tempos em que se usava nanquim com letras feitas a mão até a contemporânea era digital.
Trabalhou para editoras grandiosas como Abril, Cia das Letras, Conrad, Martins Fontes, VHD Diffusion e Veneta.

Conversamos com o editor Daniel Saks sobre a volta da revista Calafrio, quadrinho clássico do gênero horror e genuinamente brasileiro. Ele é um dos responsáveis por republicá-la junto com outro título, o icônico Mestres do Terror, dos anos 80.
Tudo começou em julho de 2015, quando ele, fã assumido de Rodolfo Zalla conversou com o quadrinista e o colocou em contato com a editora Cultura & Quadrinhos, através do capista Fábio Chibilski. Desde então os dois assumiram a responsabilidade de republicar a revista na atualidade, o que alcança desde os fãs mais nostálgicos a novos leitores amantes do gênero.

O evento contou também com o game Quiz Nerd, circulação de cosplays incríveis e estandes com os mais variados itens: mercado de pulgas, colecionáveis, doces e chocolates personalizados, camisetas e outros itens do vestuário.
Tudo muito bem organizado e fascinante. Um verdadeiro evento geek pra ninguém botar defeito.
Esperamos voltar nas próximas edições para trazer para vocês muito mais novidades.
Até a próxima!