INUSITADO! Fã de O Senhor dos Anéis está tentando processar Amazon e Os Anéis do Poder; entenda
Autor pede U$ 250 milhões em ressarcimento
O ano passado foi considerado o ano perfeito para os fãs de fantasia, que foram abençoados por The Sandman, House of the Dragon e O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Esse último, inclusive, foi bastante divisor de opiniões entre os fãs de J.R.R. Tolkien, mas ainda assim foi um sucesso para o Prime Video, sua plataforma.
No entanto, parece que o sucesso pode entrar em pausa muito em breve, visto que, de acordo com novas informações, um fã dos livros de J.R.R. Tolkien está processando a Amazon por plágio em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Abaixo, você pode conferir a situação completa e entender as acusações.
VEJA MAIS:
- Chefe da Amazon Studios está confiante no futuro de Os Anéis do Poder, apesar de novos filmes de O Senhor dos Anéis
- Os Anéis de Poder: chefão do Amazon Prime Video faz promessa empolgante sobre segunda temporada
- Os Anéis de Poder: chefe do Amazon Prime Video comenta quando segunda temporada pode ser lançada
Fã está processando Amazon por suposto plágio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
De acordo com informações relatadas pelo PC Gamer recentemente, um autor está processando a Amazon Prime Video por acusações de plágio em relação a O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, o mais recente sucesso da plataforma. Segundo o site, essa acusação de plágio vem de Demetrious Polychron, autor do livro “The Fellowship Of The King” (A Sociedade do Rei, em tradução livre), o qual ele reclama os direitos autorais.
Segundo o site, o indivíduo registrou esse livro em 2017 pela primeira vez, e enviou uma carta a Simon Tolkien, o neto de J.R.R. Tolkien e responsável pela The Tolkien Estate, descrevendo seu livro e pedindo uma avaliação de seu manuscrito. A carta, no entanto, nunca foi respondida, mas o Polychron não parou por aí.
Com sede para fazer uma parceria com o Tolkien Estate, ele contratou um advogado para entrar em contato com o responsável pelos direitos autorais de O Senhor dos Anéis, a qual novamente foi recusada após apenas um dia. Ainda assim, o autor não desistiu, e chegou a levar seu manuscrito na casa de Simon Tolkien, apesar de continuar sem resposta oficial.
No fim, o autor não obteve nenhuma resposta, mas seguiu com seu processo de publicação do livro, enviando uma carta a Simon Tolkien na qual descrevia que iria publicar A Sociedade do Rei e mais seis livros independentemente. Essa ação aconteceu em 2022, com o livro tendo sido publicado na própria Amazon.
Acusações feitas pelo fã de O Senhor dos Anéis; Ele pode vencer o caso?
Partindo para as acusações, Polychron admite que seu livro é inspirado por J.R.R. Tolkien e pelo mundo de O Senhor dos Anéis, mas aponta que é um livro cujo conceito é totalmente original. Em sua trama, o projeto se passa após os eventos de O Senhor dos Anéis, mas traz alguns momentos da segunda era, onde Os Anéis de Poder se passam.
Não apenas isso, mas também há uma pessoa similar ao seu livro, com ela sendo intitulada Eleanor, assim como você encontra em Os Anéis de Poder. Dessa forma, o autor acredita que isso infringe os direitos autorais de seu livro, com a Amazon tendo “plagiado” seu trabalho.
No processo, ele pede U$ 250 milhões em ressarcimento pela plataforma. No entanto, é difícil imaginar que o autor estará saindo vitorioso dessa causa, visto que a Amazon Prime Video possui os direitos autorais de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder.
Confira o trailer de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, novo sucesso da Amazon Prime Video
No Brasil, você pode encontrar O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder na Amazon Prime Video. A 2ª temporada da série está em produção.