Siga-nos também em

Artigo

Explicando ‘Os Órfãos’ | Entenda o final do polêmico filme

Explicando 'Os Órfãos' | Entenda o final do polêmico filme

 

Entenda o final de ‘Os Órfãos’

 

Foi lançado no fim de janeiro o filme Os Órfãos. Estrelado por Mackenzie Davis o filme é uma adaptação do romance A Volta do Parafuso (The Turn of The Screw), de Henry James escrito em 1898.

A história traz uma governanta chamada Kate, incumbida de educar e zelar por dois órfãos que residem na misteriosa mansão chamada Bly, são eles Miles e Flora. A medida que o tempo passa, a cuidadora passa a se ver assombrada por duas entidades que ao investigar vai chegando a conclusão de que são antigos empregados da residência. No entanto, passa a ficar ainda mais confusa ao desconfiar do comportamento estranho das crianças, fazendo a suspeitar se eles são vítimas ou cúmplices.

 

 

Com uma prerrogativa rica, o filme passa a dividir opiniões com o seu final, que é no mínimo ainda mais confuso do que sua protagonista. Por isso, prepare-se para explicar o final, a seguir você pode se deparar com spoilers.

 

 

CUIDADO COM OS SPOILERS

 

No final de ‘Os órfãos’, logo após uma sequência em que a protagonista constata que de fato as assombrações tratam-se de fantasmas ameaçadores, parte com as crianças para longe da mansão.

Contudo, a sequência termina, quando ela se vê novamente observando o que seriam pinturas da sua mãe, onde uma nova sequência passa a se desenvolver culminando em cenas que mostram total perturbação de Kate e a indagação que talvez de fato ela esteja louca.

 

 

Entenda o final

 

Para explicar o final, fomos atrás do romance original e verificar quais elementos ficaram por desejar nesta moderna adaptação, e para a nossa surpresa, pasmem, o desenrolar do enredo e quase igual.

 

Além disso, um dos diferenciais do livro, apontado por críticos contemporâneos a obra e até mesmo leitores dos dias atuais e de que a função deste romance é exatamente confundir a interpretação do leitor, neste caso o expectador. Isso porque, aquele que observa a história está vendo unicamente pelo olhar da protagonista, que se encontra confusa entre a loucura ou uma realidade sobrenatural.

 

 

Uma outra adaptação semelhante, lançada em 1961, deixa o expectador com a mesma dúvida, deixando a obra aberta a teorias.

 

The Innocents (1961), adaptação do romance de Henry James.

 

Então, para contribuir ainda mais com a prerrogativa de que a explicação do filme é de fato ‘explicação alguma’ ou a ‘explicação aberta da obra’, a atriz Mackenzie Davis, responsável pela roupagem moderna desta personagem declarou:

 

“A narrativa é muito subjetiva. O único elemento consistente é essa narradora em quem não podemos confiar. Você não descobre isso até o final, mas você a acompanha até a história terminar. E somos imediatamente forçados a reavaliar tudo o vimos anteriormente. Essa sensação de insegurança, falsidade e experiência subjetiva. terá uma interpretação completamente diferente, dependendo da geração”.

 

Dirigido por Floria Sigismondi, de The Handmand’s Tail, Os Órfãos conta ainda com Finn Wolfhard no elenco, de Stranger Things.

Por isso, tire suas próprias conclusões.

Comentários via Facebook

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas