Existe algo que os fãs não sabem sobre Lúcifer de Sandman

Lúcifer foi um dos grandes personagens da primeira temporada da série Sandman, o mais recente grande sucesso do catálogo da Netflix. Apesar de não ter nenhuma ligação com a série, que também é baseada nos quadrinhos de Neil Gaiman, muitos fãs tem feito ligações entre as duas séries. Também estando entre as produções da Netflix, a série com o ator Tom Ellis foi cancelada em sua sexta temporada em 2021. 

Com o sucesso da nova produção de Gaiman, muitos fãs estão fazendo novos paralelos entre as duas produções e aqui vamos explicar alguns deles. 

Quadrinhos e Sandman explicam origem do personagem de Neil Gaiman 

Lúcifer de Sandman
Imagem: Alpha Coders

Nas histórias bíblicas vemos que Lúcifer era o maior e mais poderoso anjo criado por Deus, porém seu orgulho causou um atrito entre ambos, sendo que ele foi banido para sempre. Na trama da série já vimos falar da Cidade de Prata, porém não vimos a chegada de Raguel, que soube de sua missão através de Lúcifer. Para realizar a “Vingança do Senhor”, algo teria de ter acontecido, e é aqui que a história começa a fazer sentido. 

Antes do universo conhecido ser criado, nada existia a não ser a Cidade de Prata que vimos falar na série. Após acordar para sua existência, Raguel se deparou com Lúcifer, que rapidamente o informou que ele seria a tão esperada Vingança do Senhor. 

O fato ocorreu devido ao primeiro assassinato, que acabou criando esse conceito, já que nada disso já tinha acontecido na Cidade de Prata. Após isso, esse conceito foi passado para Zekiel, que gerenciava toda a criação de Deus. 

Com o fato chegando até as mais altas patentes de anjos, Raguel, o Arcanjo da Justiça precisou ir até lá e acabou descobrindo que a vítima era Carasel, que ajudava na criação do universo. Sendo que o último trabalho dele foi o amor, que definiu os acontecimentos posteriores. 

A Criação do amor 

Ainda durante a investigação, Raguel pede a  Lúcifer que conte onde estava antes do ocorrido, como parte do levantamento que estava fazendo. Nesse momento, a Estrela da Manhã diz ao Anjo que a Cidade de Prata é tudo que existe, sendo que fora dela apenas a escuridão é encontrada. Além disso, ele confirma que sempre houve a escuridão, se colocando à prova, já que é o anjo mais poderoso criado por Deus

Após isso, Lúcifer acaba contando o que realmente ocorreu, dizendo que Carasel e seu parceiro Saraquel acabaram se tornando amantes. Sendo que do relacionamento dos dois nasceu o primeiro amor, que até então ninguém tinha ouvido falar. 

Continuando seu trabalho, Carasel começou a desenvolver a morte, entrando de cabeça no novo conceito do universo. Devido a isso, ele deixou Saraquel de lado, já que com a morte, o amor não era mais importante. Para tentar recuperar a atenção de seu amado, Saraquel acabou matando Carasel, criando a primeira morte. E isso também explicaria a Vingança do Senhor, já que ele retornou para destruir Saraquel, que assim foi também a primeira vingança. 

Existe algo que os fãs não sabem sobre Lúcifer de Sandman
Imagem: Proibido Ler

Quadrinho explica como série de Lúcifer começou 

Tomando conhecimento da primeira morte e da vingança, Lúcifer acabou caindo em prantos, criando assim as primeiras lágrimas do universo. Como Saraquel foi o primeiro a amar, Lúcifer foi o primeiro a chorar, criando um outro conceito, que até então não tinha sido visto por nenhum outro ser. Dissertando se aquilo era justo, Estrela da Manhã começou a questionar a criação do universo por Deus, e consequentemente as coisas vindas junto com a criação do universo e de seus conceitos, como amor, morte e é claro, as lágrimas. Já que tudo aquilo seria amor, Lúcifer começou a acreditar que Deus estava criando conceitos errados, e que se o amor fosse aquilo, ele seria uma ideia errada no recém criado universo. 

Sabendo disso tudo, Deus começou a dar mais atenção a Lúcifer e aos acontecimentos envolvendo ele, que é o estopim para a crise entre os dois. Além disso, a situação piorou quando o anjo descobriu que Deus já sabia de tudo, ele sabia da mergulho de Carasel no conceito da morte, e o que ela iria trazer ao universo. Ele também sabia da reação de Saraquel e consequentemente de seus atos, que foram os eventos que levaram a investigação de Raguel. Todos esses fatos começam a despertar em Lúcifer uma nova ideia de Deus e das escolhas dele para sua criação

No entanto, a situação piorou quando ele teve a certeza que Deus pediu primeiro a criação do amor e em seguida da morte, sabendo de tudo o que iria acontecer em seguida. Achando injusto dar a morte após dar o amor à sua criação, Lúcifer foi questionar o próprio Deus por tudo o que aconteceu com Carasel e Saraquel, e consequentemente com ele, que acabou criando a primeira lágrima. 

Após isso, Lúcifer foi até seu Criador e começou a questionar o andamento da criação e também porque ele sabia do que iria acontecer e mesmo assim deixou que o primeiro amor também se tornasse a primeira  morte. Em seguida, Lúcifer acabou deixando a presença de Raguel e Zekiel, para pensar sobre tudo o que aconteceu. 

Após a saída dele, Raguel olha para Zekiel e diz: “Pai, por que você fez isso?”, deixando claro que Deus estava ali na forma do outro anjo. Em seguida ele perguntou porque tudo aquilo foi criado na frente de Lúcifer, questionando que ele também sabia das consequências da primeira lágrima no universo. Sem pestanejar, Deus respondeu a Raguel de forma direta, indicando que tudo o que aconteceu era o destino de ambos: 

“Pobre doce Lúcifer, o caminho dele será o caminho mais difícil de todas minhas crianças, pois ele tem um papel a representar no drama a seguir. E é um grande papel.”

Com esse tom bíblico, é explicado porque Lúcifer acabou saindo do seu reino, o inferno, onde há milhares de anos estava como o grande mandatário. Mais uma vez Estrela da Manhã se cansou dos desígnios de Deus, já que sua permanência no inferno era também um plano de seu Criador. 

os fãs não sabem sobre Lúcifer de Sandman
Imagem: AdoroCinema

Essa história é o início da vida de Lúcifer na Terra, inclusive sendo também o início da série do personagem na Netflix, onde ela é  estrelada por Tom Ellis. 

Confira o trailer de Lúcifer, série da Netflix do mundo de Sandman