Especial Homem-Aranha: Origem e história do Duende Verde

Saiba mais sobre o maior vilão do cabeça de teia!

0

O grande dia está chegando! Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa será lançado nesta semana, após muitas espera dos fãs do cabeça de teia. Reunindo diversos vilões do herói, o filme abordará o multiverso, assim contando com o retorno de personagens já conhecidos. 

URGENTE! Vaza primeiro trailer de Doutor Estranho 2

Para comemorar esse lançamento épico, traremos alguns textos especiais sobre o nosso amigão da vizinhança, começando hoje com a origem e história do Duende Verde, considerado por muitos o maior vilão do herói.

A origem do Duende Verde

No filme de 2002, quando interpretado por Willem Dafoe, o Duende Verde foi adaptado de uma maneira satisfatória, porém não totalmente fiel ao que foi mostrado nos quadrinhos. Assim como o filme mostra o personagem tinha grande fome por poder, o que automaticamente o levou a tornar-se o terrível vilão, mas em circunstâncias diferentes.

Extremamente inteligente, Norman Osborn (o Duende) começou a estudar química e engenharia elétrica na Universidade Empire State, assim conhecendo e tornando-se grande amigo do professor Mendel Stromm. Dessa amizade surgiu a famosa Oscorp, empresa sempre presente nas histórias do aranha. Essa amizade também teria ligação direta com transformação de Norman em Duende, já que foi de anotações feitas por Mendel Stromm que surgiu o soro que deu poderes ao vilão.

Muito ganancioso, Norman Osborn não permitiu que a amizade o impedisse de tirar Stromm da jogada, fazendo com que o professor fosse preso. Assim, Osborn assumiu o controle absoluto da Oscorp, dando um passo importante para tornar-se o vilão icônico.

A identidade do Duende

A história de origem do Duende foi revelada com o passar do tempo, com o personagem passando um longo período sem ter sua identidade revelada. Demorou um pouco para que origem, ambições e outros elementos fossem explicados, porém tudo resultou em um vilão muito bem desenvolvido.

Quando apareceu pela primeira vez, em The Amazing Spider-Man #14, o Duende era apenas um vilão sem nome, sendo mais um inimigo a ser combatido pelo Homem-Aranha. Algum tempo depois, iniciou-se um embate de ideias, com Stan Lee acreditando que o vilão deveria ser um conhecido de Peter Parker, assim aumentando a carga dramática do personagem, enquanto Steve Ditko desejava que o vilão fosse um completo desconhecido.

Lee ganhou a “queda de braço”, com o Duende Verde sendo Norman Osborn, o pai do melhor amigo de Peter Parker.

Demônio mitológico

Originalmente, Duende Verde havia sido criado como um demônio mitológico, por Stan Lee. O personagem seria libertado acidentalmente por uma equipe de filmagens, que o libertaria de um sarcófago egípcio. Com um novo embate criativo, Ditko interpretou o vilão como algo que fugia do padrão de personagens e histórias mais realistas das HQs do Aranha. Dessa forma, Steve Ditko fez uma mudança completa no personagem, tornando-o um homem comum.

O Duende Verde inclusive foi criado para ser apenas mais um dos vilões do Aranha, aparecendo em uma minissérie específica, porém após grande sucesso o personagem viria a se tornar o maior inimigo do herói.

Dupla personalidade e amor por Peter Parker

Com o passar dos anos, nos quadrinhos os fãs também viram o que foi mostrado no filme de 2002. De fato Norman era atormentado por dupla personalidade, com o Duende sendo a maligna que tentava assumir o controle nas horas ruins. Tal elemento por si só já serviu para dar ainda mais profundidade ao vilão.

Além disso, enquanto o filme mostra a admiração de Norman por Peter, nas HQs isso também esteve presente. Após a morte de Harry, que faleceu por problemas ligados ao soro – mas estamos falando sobre Norman, então isso fica para outro dia -, Norman Osborn passou a enxergar Peter como o seu sucessor, sendo aquele deveria assumir seu império. Para tristeza do vilão, Parker não aceitou o fardo.

Caso com Gwen Stacy

Algum tempo após a morte da personagem, seria revelado que Gwen Stacy e Norman Osborn haviam tido um caso. Tal fato revoltou diversos fãs, que não aceitaram algo tão inesperado vindo de Gwen, naquela altura extremamente amada por muitos leitores.

Tornando a história ainda mais maluca, também foi revelado que Gwen e Norman tiveram dois filhos. Os dois gêmeos foram criados por Norman em segredo, na Europa, durante um período em que o vilão permaneceu escondido, sem que o aranha soubesse que ainda estava vivo.

Morto pelo próprio planador

No filme de 2002, ao tentar assassinar o Homem-Aranha pelas costas, o Duende acaba sendo morto pelo seu próprio equipamento, assim surgindo a cena icônica: “Peter, não conte ao Harry”.

Nos quadrinhos, essa morte também aconteceu, mas em uma situação diferente. De maneira semelhante com o que também foi mostrado nos cinemas, no filme The Amazing Spiderman 2, Gwen Stacy morreu em uma queda causada pelo Duende, porém enquanto o longa colocou Harry como seu algoz, nos quadrinhos fora Norman quem tirou a vida da jovem.

Após a terrível morte do amor de Peter Parker, o vilão envolveu-se em um conflito com o herói. Na ocasião, o Duende Verde foi atingido pelo seu próprio planador, como mostra o filme, assim “morrendo”. Se no filme a morte foi definitiva, nos quadrinhos Norman contava com regeneração proporcionada por seus poderes, o que o permitiu ficar vivo. Mantendo-se afastado, na Europa, Norman permaneceu escondido enquanto outros nomes viriam a assumir o manto do Duende, antes do seu retorno.

 

Outros traumas para Peter

O Duende Verde não tornou-se o principal vilão do Homem-Aranha apenas por ser bem escrito, mas também por ser o grande responsável por diferentes traumas de Peter Parker. O terrível inimigo esteve presente em diversos momentos desesperadores para o herói.

Além da já citada morte de Gwen Stacy, outro exemplo de terror que o vilão trouxe para Parker é a morte de  Ben Reilly, um grande amigo do herói, que também encontrou seu fim graças ao Duende.

Gostou?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmesséries e muito mais!

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais

Dafoe gostaria de viver um impostor de Coringa com Joaquim Phoenix Jogos Da Activision Blizzard Que Estão Chegando Ao XBOX Valor De Mercado De Grandes Empresas De Videogames 5 Séries parecidas com Stranger Things para assistir Cavaleiro Da Lua: Origem, Poderes e Curiosidades