Siga-nos também em

Séries

Episódio de Ação de Graças dos Peanuts é acusado de racismo

Episódio de Ação de Graças dos Peanuts é acusado de racismo

 

Amigo negro de Charlie Brown é claramente tratado de forma diferente em cena de especial da série Peanuts

 

O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é comemorado toda 4ª quinta-feira de novembro nos EUA. Sendo assim, nesta última quinta (28) foi celebrada a tão importante data, onde todos confraternizam e agradecem pelo ano que tiveram.

E para deixar as comemorações ainda mais temáticas, diversos especiais de TV são exibidos. Foi o caso do episódio especial da série animada Peanuts, que foi exibido na noite de quarta-feira (27) pelo canal ABC. O que poderia ser um momento nostálgico e cheio de afeto acabou revoltando alguns espectadores, que identificaram uma cena um tanto racista no especial. Dessa forma, muitos foram até as redes sociais para expressar a sua indignação.

Na trama, Patty Pimentinha decide convidar alguns amigos para passar o Dia de Ação de Graças na casa de Charlie Brown e Sally. No entanto, o pobre garoto já tinha o compromisso de ir para a casa da avó, o que o fez tomar uma decisão bem inusitada. Com a ajuda do seu amigo Linus, Snoopy e Woodstock, ele então decide realizar um “jantar” antes de ir até a sua avó.

A cena que causou revolta é em um momento em que os amigos de Charlie Brown sentam em volta da mesa. Dentre os convidados está Franklin, o único personagem negro do grupo. Todos os presentes parecem estar muito felizes e a sequência segue tranquilamente. Entretanto, Franklin é o único que se senta ao lado oposto da mesa, sendo separado de todos os personagens brancos.

 

Episódio de Ação de Graças dos Peanuts é acusado de racismo

Apesar de ser uma animação inocente, fica nítido o ato de racismo dos produtores.

 

Portanto, se analisarmos bem a cena, é possível identificar uma ilustração clara do racismo. Como explicar um lado da mesa estarem sentados quatro pessoas e do outro apenas um? Por que apenas Franklin sentou em uma espreguiçadeira (quebrada), enquanto os outros em cadeiras? Se houve uma ação racista proposital ou não, nada livra a cena de ter tal conotação.

 

A polêmica já vem de um longo tempo

Por outro lado, vale lembrar que o episódio especial Charlie Brown e o Dia de Ação de Graças (A Charlie Brown Thanksgiving), com uma hora de duração, foi ao ar pela primeira vez em 1973. Além disso, muito já foi falado sobre essa cena, que já causou polêmica por anos. Toda vez que o episódio é exibido na TV as pessoas vão até as redes sociais para expressar indignação e decepção.

No Brasil, o episódio foi exibido há muitos anos na TV, não gerando tantas manifestações de revoltosos. Talvez isso aconteceu pelo fato das redes sociais não existirem na época da transmissão.

Se você nunca assistiu ao especial, segue abaixo o vídeo na íntegra e com dublagem em português:

 

 

Peanuts é uma série de tirinhas criada por Charles Schulz em 1950. O sucesso foi tamanho que rendeu uma série animada e muitas outras produções. No Brasil, a série ficou muito mais famosa através do Snoopy, o cão da raça beagle que é o fiel companheiro de Charlie Brown. Além do mais, um filme em CGI foi lançado em janeiro de 2016 (novembro de 2015 nos EUA).

 

O que achou dessa situação polêmica? Já tinha visto antes? Comenta aqui embaixo.

 

Comentários via Facebook

Publicitário, cosplayer, gamer, otaku, viciado em séries e colecionador de action figures. Um mix de tudo o que um verdadeiro geek pode ser. Vivendo a vida intensamente a cada segundo, mantendo-se sempre antenado nas novidades desse incrível e expansivo universo. Um pernambucano de nascimento e paulista de coração.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas