Entenda o final da primeira temporada de House of the Dragon
O episódio final da 1ª temporada de House of the Dragon, “The Black Queen”, acabou com uma morte chocante e a promessa de uma guerra nos olhos de Rhaenyra, deixando o palco pronto para uma dança.
Depois da usurpação do trono no 9° episódio, o décimo capitulo focou em mostrar a reação do partido preto às traições sofridas. O episódio passou mostrando estratégias para confirmar aliados, e contemplações de Rhaenyra que está em dúvida se entraria em uma guerra.
Enquanto a Rainha Rhaenyra hesitava em buscar vingança por conta da profecia de Aegon, a morte de seu filho Lucerys Velaryon muda sua visão sobre o assunto.
Os filhos de Rhaenyra, Jacaerys e Lucerys assumiram uma grande responsabilidade como mensageiros, e foram atrás dos possíveis aliados dos Pretos. Jacaerys foi enviado para o Vale e posteriormente para Winterfell, enquanto seu irmão mais novo foi enviado para Ponta Tempestade.
O destino de Jacaerys ainda é incerto, mas o de Lucerys é tristemente conhecido, ele foi morto por seu tio Aemond Targaryen e seu dragão Vhagar, marcando assim o primeiro derramamento de sangue entre os Verdes e os Pretos.
Depois de 30 anos de traições, conspirações e rivalidades sem fim, os olhos de Rhaenyra no final da primeira temporada de House of the Dragon só dizem uma coisa: a guerra chegou!
Qual o impacto da morte de Lucerys?
Levando em consideração que Lucerys era o filho mais hesitante de Rhanyra em aceitar os deveres e falar com confiança por ela, a sua morte é ainda mais trágica, pois ele conseguiu superar a si mesmo para no fim acabar morrendo.
Luke (como é chamado Lucerys) chegou em Ponta Tempestade e encontrou seu tio e rival, Aemond Targaryen. O encontro não acabou bem entre os dois, e Aemond em uma sede de vingança exigiu um dos olhos de Luke, que ignorou as provocações e tentou fugir de volta para Pedra do Dragão.
E ao contrário do que é relatado em Fogo & Sangue de George R. R. Martin, Aemond não tinha nenhuma intenção de matar Luke, ele queria apenas assusta-lo e tomar um dos olhos do garoto.
No fim foi o descontrole de Vhagar que matou Luke, mas Aemond é bem capaz de dizer a Aegon que ele assassinou o jovem príncipe de proposito, afinal de contas ele prefere ser interpretado como mal e implacável do que fraco.
A morte de Luke tem um impacto gigantesco na Dança dos Dragões, sendo considerado o pontapé inicial da guerra civil. Antes dela, Rhaenyra estava cogitando aceitar os termos de Otto, mas agora com o assassinato de seu filho, a paz está fora de questão.
O que significa a cena final de Rhaenyra
Na cena final do episódio 10 de House of the Dragon, Rhaenyra é informada por Daemon que Lucerys foi morto, e isso leva a rainha a andar até o fogo, agarrar o estômago, quase cair de joelhos, e então se virar para a câmera com lágrimas e fúria nos olhos.
Daemon estava ficando cada vez mais frustrado com a tentativa de paz que Rhaenyra buscava, mas a morte de Lucerys acendeu a chama da ira na rainha e essa raiva não irá embora com simples termos de paz. A mensagem de Alicent para lembrar do amor compartilhado entre as duas não significa mais nada, agora que seu filho matou Luke.
Assim a cena final de Rhaenyra só diz uma coisa: “A guerra chegou”. Quando a 2ª temporada da série chegar em 2024, não haverá mais nenhuma tentativa de reconciliação, terá apenas uma luta para recuperar o Trono de Ferro.
O que acontecerá com Jacaerys em sua missão
Enquanto a missão de Luke em Ponta Tempestade terminou em uma tragédia, as viagens de Jace (Jacaerys) devem ter um final melhor.
A primeira temporada da série não explica o que aconteceu com o príncipe, que estava voando para o Vale para pedir aliança a Jeyne Arryn, antes de ir para Winterfell apelar para Cregan Stark.
Mas de acordo com as informações do livro Fogo & Sangue, Jace consegue facilmente o apoio da Casa Arryn. Porém as fontes históricas divergem de como o jovem príncipe conseguiu isso.
Um narrador lascivo sugere que Jace teve que satisfazer Lady Arryn sexualmente para conseguir seu apoio, enquanto outro diz que ela concordou em apoiar por gostar de mulheres no governo e pela relação sanguínea com a mãe de Rhaenyra, Aemma Arryn.
Independente de como o príncipe conseguiu o apoio, uma troca teve que ser feita. Para obter os cavaleiros da Casa Arryn, Rhaenyra teve que enviar seus cavaleiros de dragão para defender o Vale.
Já em Winterfell, a missão de Jacaerys é ainda melhor, assim como sua mãe previu, ele consegue formar um vínculo com Cregan Stark.
Um dos narradores de Fogo & Sangue, sugere que eles caçaram, beberam e treinaram juntos antes de fazer um juramento de irmandade. Outros boatos também dizem que Jace dormiu com a irmã bastarda de Cregan, Sara Snow, com a raiva do governante do norte suavizando apenas quando os dois dizem ter se casado sob a árvore do coração. No entanto, essa segunda história é provavelmente falsa, visto que Jace já estava noivo de Baela.
Assim como na Casa Arryn, um acordo também foi feito com a Casa Stark e ele ficou conhecido como o “Pacto de Gelo e Fogo”, nele a filha primogênita de Jace deveria se casar com o filho e herdeiro de Cregan, Rickon.
O que a cena do dragão de Daemon diz sobre o futuro da série
Enquanto Rhaenyra estava traçando estratégias com o recém-recuperado Corlys Velaryon, Daemon canta em Valiriano e tenta domar o dragão Vermithor.
Daemon sabe que os Pretos possui mais dragões que os Verdes, porém ainda precisam de mais cavaleiros de dragões. A cena sugere que o príncipe estivesse tentando domar o Vermithor para sua filha Rhaena, cujo ovo nunca eclodiu, mas não é bem assim.
Na verdade esse é o começo do que ficou conhecido como “sementes de dragão”, os Pretos irão recrutar bastardos Targaryen e Velaryon para tentar domar os dragões, e alguns deles serão bem sucedidos. Uma vez que isso acontecer, eles irão poder aumentar o seu poder com mais cavaleiros de dragão.
Os Verdes e Pretos após o final da primeira temporada
Após o fim da primeira temporada, as facções Verde e Preta dos Targaryen estão bem definidas e solidificadas. No entanto, na segunda temporada de House of the Dragon devemos ver muitos outros pactos e alianças sendo formados.
Até o momento, os Verdes confirmados são Alicent e seus filhos Targaryen, a Casa Hightower, Criston Cole, a Casa Lannister e seus vassalos, a Casa Baratheon e seus vassalos, Larys Strong, Jasper Wylde, o Grande Meistre Orwyle, e Sor Arryk Cargyll.
Já a facção dos Pretos possuí Rhaenyra e Daemon, e seus filhos, a Casa Velaryon e seus vassalos, Sor Erryk Cargylll, a Casa Celtigar, a Casa Massey, a Casa Darklyn, a Casa Staunton, a Casa Bar Emmon, Sor Lorent Marbrand, o Meistre Gerardys, e possivelmente a Mysaria.
2ª Temporada de House Of The Dragon: Começa a Dança dos Dragões
O primeiro sangue derramado entre as duas facções foi com o Lucerys Velaryon e seu dragão Arrax, no final da 1ª temporada. Assim as verdadeiras batalhas só terão vez na próxima temporada de House of the Dragon.
Rhaenyra e Daemon irão rejeitar os termos de Otto e Alicent, indicando que a guerra irá começar e que os Pretos tentarão tomar Porto Real.
Rhaenys já está voando para a Goela, onde ocorrerá uma das grandes batalhas da Dança dos Dragões. Mas antes dela, haverá uma guerra civil nas Terras Fluviais, entre as casas que estão do lado de Aegon, e aquelas que honraram o juramento para Rhaenyra.
A Dança dos Dragões só tende a aumentar à medida que batalhas em grande escala ocorrerem entre os cavaleiros de dragões. Tais conflitos irão causar destruição em massa e matar milhares de pessoas.
Cada lado irá buscar uma vingança constante por suas respectivas perdas, e a misericórdia não terá vez na nova temporada. Agora que a Dança dos Dragões chegou, é hora de relembrar que essa é uma série derivada de Game of Thrones e portanto já espere a morte de muitos personagens importantes.
O real significado do final da primeira temporada de House of the Dragon
A primeira temporada foi uma exploração de como uma família poderia acabar lentamente separada a ponto de iniciar uma guerra entre si.
A usurpação do Trono de Ferro por Aegon II Targaryan não foi da noite para o dia, ela foi uma tomada metódica que levou anos de trabalho do Otto, e que poderia ser impedida se Viserys tivesse sido mais proativo.
O antigo rei Viserys até tentou agir no 8° episódio da sério, mas após duas décadas de inação já era tarde demais. Rhaenyra tentou conceder os desejos de paz que seu pai prezava, mas foi a fraqueza de Viserys que a colocou nessa posição de guerra.
Traumas, mal-entendidos e rivalidades que passaram entre as gerações levaram à declaração de guerra, agora a devastação é inevitável, e serão todos os 7 reinos que terão que sofrer com a guerra civil da Casa Targaryen.