Entenda como Loki afetou o tempo no MCU

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Como parte da Fase 4 do MCU, a série Loki estreou no dia 9 de junho de 2021 alcançando um sucesso absoluto. Além de contar com a ilustre presença de Tom Hiddleston no papel de Loki, a série também conta com Owen Wilson, que interpreta o agente da AVT Mobius. E claro com grandes nomes em seu elenco também. 

MIrqExvFoHQbAEqpwhsUd OLykikm9JnzT0qtqaZYM21aTgQW3D6dS6no6Rd9nCIpe5h6RY1jixK6BZkBZOOGzI REsSHXPcSMob1nJOPaM SjWuugISnnk6nhafb 3pFzqRIlOrcMmj3Xp1 c7lvBk
IMAGEM REPRODUÇÃO GUIA DISNEY + BRASIL / TRECOBOX

Você já assistiu a série? Dê uma conferida no trailer!

A história de Loki é extremamente importante para o MCU

Quando era ainda um bebê, Loki foi abandonado em um templo por Laufey, seu pai, para que morresse. Porém, após a guerra entre os Gigantes de Gelo e os asgardianos, Loki foi resgatado pelo rei de Asgard, Odin. Loki foi criado junto com Thor, o primogênito de Odin, mas ele se sentia sempre menosprezado. Por sentir que estava vivendo à sombra de seu irmão, Loki cresceu desenvolvendo uma certa raiva do irmão. 

Até ganhar sua própria série, Loki apareceu em diversos filmes do MCU. Sua série nos apresentou diversas variantes do próprio personagem, e isso é explicado durante o desenrolar dos episódios. Suas variantes são completamente diferentes umas das outras, temos um Loki mais velho, um Loki criança, uma mulher e até mesmo um jacaré. Isso mesmo, um jacaré. 

A série acontece logo após Vingadores: Ultimato, onde o Loki “original” foge usando o Tesseract. Nessa escapada, ele é preso pela  AVT (Autoridade de Variação Temporal), que é um grupo de pessoas que monitoram as linhas do tempo. Um dos agentes da AVT resolve que Loki pode ser uma carta na manga para ajudar em uma missão muito importante. Eles estão em busca de uma ameaça temporal. No entanto, o que Loki ainda não sabe, é que essa tal ameaça temporal é uma variante dele mesmo. 

o4becrYGfhkwM08JCXsKO5qM6ARjGSCGQclgzs9NTDdz3N6FcRV7RjMkkK5evNIM3GsNT7pYojpaOAl2I0LTo5TsF4 ONsf0PdFesU
IMAGEM REPRODUÇÃO GUIA DISNEY+ TRECOBOX

Como um só personagem pode ter afetado todo o MCU?

Em entrevista ao Cinemablend, a principal roteirista de Ms. Marvel, Bisha K. Ali,  explica o quanto as viagens de Loki através do tempo/espaço impactaram o MCU. 

“Nós tínhamos as [regras] de Vingadores: Ultimato que você não pode voltar de uma maneira inconsequente… No entanto, entre Ultimato e Ms. Marvel, outro programa surgiu chamado Loki, que foi bem esclarecedor quanto a como o tempo funciona. E eu diria que [a viagem no tempo em Ms. Marvel] não teria causado um evento Nexus por causa da inevitabilidade disso. Então foi um ciclo fechado. Para mim, fez todo o sentido, e se encaixava na lógica do que foi estabelecido na Autoridade de Variância do Tempo, que parecia ser a decisão final sobre o tempo, eu acho.”

Clique aqui para conferir mais detalhes sobre a série da Ms. Marvel.