Entenda a diferença entre Anime e Dorama

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Com toda certeza você já deve ter ouvido falar sobre Dorama e Anime, não é? Os Animes já são bem presentes no imaginário brasileiro, mas os Doramas estão tomando um lugar maior depois da popularização de algumas obras, como Round 6, da Netflix.

E com essa recente onda desse tipo de produção ganhando popularidade no Brasil, é comum que as pessoas acabem por confundir Animes e Doramas. E nesse sentido, nós do Trecobox fizemos esse texto para explicar qual a diferença entre esses dois fenômenos da cultura pop. Confira abaixo!

Explicando a diferença entre Anime e Dorama

Uma breve história dos animes e mangás

Para começar a falar sobre Animes, temos que falar sobre os mangás. Os mangás vem de uma tradição japonesa, são uma forma de se contar várias lendas e histórias do Japão.

Inicialmente, as lendas eram contadas através de teatros de marionetes e sombras, com o passar do tempo essas histórias começaram a ser escritas e ilustradas em rolos de papel. E esses métodos de ilustrar as histórias foram o pontapé inicial para o formato que conhecemos hoje em dia.

Inclusive, o “pai” do mangá moderno foi o mangaká Osamu Tezuka, com sua primeira obra sendo o mangá Shin Takarajika em 1947. Mas além disso, o mangaká é relembrado por outras grandes obras como Astroboy e Dororo.

Entenda a diferenca entre Anime e Dorama 1
Shintaka Rajima (a direita), Astroboy (ao centro) e Dororo (a esquerda) foram algumas das principais obras de Osamu Tezuka

Entretanto, as adaptações dos “quadrinhos japoneses” só começaram a acontecer em 1958 com o anime Hakujaden, ou A Lenda da Serpente Branca. Inclusive você consegue encontrar vídeos com dublagem de Hakujaden no youtube.

E é claro que os Animes conquistaram o mundo e o Brasil não ficou fora disso. Em 1990 os Animes desembarcaram na TV Manchete com Os Cavaleiros do Zodíaco, foi aí que deu início ao frenesi dos “desenhos japoneses” nas terras tupiniquins. E claro, não podemos esquecer do maravilhoso trabalho de dublagem que localizou e traduziu tantas obras estrangeiras para a língua portuguesa.

https://www.youtube.com/watch?v=uLl15h0H0wk

Apesar de serem muito parecidos, os Animes são diferentes das animações americanas e europeias que chegam mais facilmente para vermos. Os Animes se encaixam como produções específicas que possuem vários subgêneros como terror, romance, comédia, aventura, ação ficção cientifica entre outros.

Breve história dos Doramas

Quando falamos de produções orientais, devemos imaginar que o processo dessas produções seja primeiro feito em uma mídia e tenha sua adaptação para outra mídia. Mas, com Doramas o processo é um pouco diferente. Nos Doramas normalmente vemos histórias que foram escritas originalmente para esse formato de produção, mas isso também não quer dizer que Doramas não se inspirem em alguns mangás ou parecidos.

Mas antes de falarmos sobre Doramas, precisamos explicar um pouco da história dessas novelas!

Os primeiros Doramas são mais antigos que os próprios Animes, o primeiro Dorama foi ao ar na década de 1940! O primeiro lançado foi o japonês Yugemae, com cerca de 12 minutos a história acompanha uma mãe viúva e seus dois filhos.

Após o Japão, a Tailândia em 1956 lançou o seu próprio Dorama, também denominado como Thai-Drama, Suriya Yingluck’s foi o primeiro Thai-Drama da história. E a Coreia do Sul, que é o grande referencial de Doramas hoje em dia, só veio a ter sua primeira produção em 1962, com Gukto Mari.

Um ponto curioso, ou nem tanto assim, é que o Doramas, K-Dramas, Thai-Dramas e etc. já foram piadas até mesmo em Uma Família da Pesada. No episódio 10 da 14ª temporada, Gleen Quagmire volta a Coreia do Sul para reviver um antigo amor da sua época de ator de de K-Drama.

É claro que o episódio brinca com todos os esteriotipos envolvendo as produções asiaticas, incluindo até mesmo o K-Pop. Você pode conferir a música que acontece nesse episódio logo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Gzqa75CBo_U

A popularização dos Doramas nos últimos anos

É inegável que nos últimos anos temos visto uma popularização dos Doramas no Brasil, e em outros países fora da Ásia. Um ótimo exemplo é o já citado Round 6, que se tornou a série mais assistida da Netflix em 2021. E é claro que após isso, a Netflix trouxe uma enxurrada de produções originais do streaming e produções já consagradas do meio. E como é facilmente visto no catálogo da Netflix, veremos cada vez mais novos Doramas dentro desse e de outros streamings.

Afinal, qual é a diferença entre Animes e Doramas?

Como é possível notar, os Doramas e os Animes são grandes sucessos em seus países de origem, mas com toda certeza podemos afirmar que estão conquistando todo o mundo. No entanto, é claro que os Animes possuem propostas diferentes dos Doramas. A grande diferença é que os Animes em grande parte das vezes são adaptações de outras obras, como os mangás e até mesmo light novels. Enquanto isso, os Doramas em sua grande parte são obras com histórias originais e que são pensadas para aquele formato.

Mas é claro que existem vários Doramas que são adaptações de Animes e/ou Mangás. Alguns exemplos de Doramas que se baseiam em mangás são Cheese in the Trap, Itazura na Kiss, TharnType e A Longa Balada. Além disso, o fato óbvio que os Animes são animações e Doramas são feitos em live-action. Se você quiser relativizar mais ainda, podemos dizer que Doramas são as “novelas asiáticas” e Animes são os “desenhos asiáticos”.

Mas e você, já sabia a diferença entre um Anime e um Dorama? Conte pra gente nos comentários.