FIM DE UMA ERA! E3, convenção histórica de games, não irá mais acontecer!

Saiba tudo sobre o fim de um dos maiores eventos de games

0

Depois de quase 30 anos, a E3 chega de fato ao fim

A Entertainment Software Association, o grupo comercial de videogames que administrou a convenção, anunciou na terça-feira que a E3, lançada pela primeira vez em 1995, está encerrando.

“Depois de mais de duas décadas sediando um evento que serviu como uma vitrine central para a indústria de videogames dos EUA e global, a Entertainment Software Association (ESA) decidiu encerrar a E3”, disse o grupo comercial em um comunicado. 

“A ESA continua focada em defender as empresas membros da ESA e a força de trabalho do setor que alimentam um impacto cultural e econômico positivo todos os dias.”

E3
Imagem: Tecnoblog

Veja mais:

Tesouro na Netflix: pérola escondida é retrato trágico, cômico e EMOCIONANTE da velhice!

Força do sentimento: dorama poderoso explora o amor e é para os MAIS FORTES na Netflix!

O fim da E3 já dava sinais há algum tempo

A E3 foi cancelada em 2020 por causa da COVID — e a versão presencial do programa nunca se recuperou. A ESA realizou uma E3 totalmente virtual em junho de 2021, antes de ser cancelada totalmente em 2022 e 2023, depois que a conferência teve dificuldades para atrair expositores. 

No que acabou sendo a última tentativa de reviver a exposição de jogos, a ESA formou no ano passado uma parceria para produzir a E3 2023 com a ReedPop, produtora de eventos por trás da PAX, New York Comic Con, Star Wars Celebration e outros eventos. Em 2019, a última vez que a E3 foi realizada presencialmente, a convenção atraiu 66.100 participantes, de acordo com a ESA.

Mesmo antes da pandemia do coronavírus, a E3 já vinha perdendo força. Geoff Keighley, fundador do Game Awards (que disse ter participado de todas as E3 desde a primeira), lançou em 2020 o Summer Game Fest. Antes da E3 2020 ser cancelada, Keighley disse que não estava participando da exposição porque acredita que os eventos presenciais não servem aos fãs de jogos, desenvolvedores ou editores, bem como os eventos online podem.

Nas redes sociais, a E3 postou uma mensagem de despedida que dizia: “Depois de mais de duas décadas de E3, cada uma maior que a anterior, chegou a hora de dizer adeus. Obrigado pelas lembranças.”

O evento que irá substituir a E3 ao longo dos anos

O Summer Game Fest é um evento anual dedicado ao universo dos videogames, apresentando novidades e anúncios importantes na indústria de jogos eletrônicos. Organizado por Geoff Keighley, a edição de 2023 ocorreu em 8 de junho e trouxe diversas revelações significativas.

Durante a apresentação, que durou quase duas horas, foram anunciados jogos como Mortal Kombat 1, Alan Wake 2 e Final Fantasy VII Rebirth. A diversidade de anúncios incluiu desde datas de lançamento, como a de Spider-Man 2, até a revelação de títulos aguardados pelos fãs.

O evento proporciona uma oportunidade para os desenvolvedores e editores compartilharem suas criações com uma audiência global, criando expectativas e entusiasmo entre os fãs de videogames. O Summer Game Fest tem se destacado como uma plataforma relevante para a divulgação de conteúdos relevantes e antecipa o futuro da indústria de jogos.

É importante notar que o Summer Game Fest retorna anualmente, e a próxima edição está programada para junho de 2024 em Los Angeles, prometendo mais revelações e emoções para os entusiastas de videogames.

Além do Summer Game Fest, o seu apresentador, Geoff Keighley, também apresenta o The Game Awards, uma premiação anual que celebra os destaques e conquistas na indústria de videogames. Além de reconhecer os melhores jogos do ano, o evento é conhecido por apresentar anúncios e trailers exclusivos de novos jogos.

Comentários do Facebook