Duração de Avatar 2 causou tensão, revela James Cameron

James Cameron fala sobre tensão da duração de Avatar 2.

O diretor de Avatar: O Caminho da Água, James Cameron, afirma que a duração do filme causou tensão no estúdio. 

Avatar: O Caminho da Água tem 3 horas e 12 minutos de duração. Isso supera o tempo de outros filmes de ação dos últimos anos, incluindo Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2 horas e 41 minutos), Vingadores: Guerra Infinita (2 horas e 29 minutos) e a sequência de sucesso deste ano, Top Gun: Maverick

Antes de Avatar: O Caminho da Água lançar, Cameron fez uma piada sobre o tempo de duração, respondendo à pergunta de quando o público deveria ir ao banheiro durante o tempo da sequência, no qual ele aconselhou os fãs que eles poderiam fazer uma pausa no banheiro “a qualquer momento que eles querem, já que podiam ver a cena que perderam quando vierem vê-la novamente.”

James Cameron fala sobre a duração de Avatar 2

Apesar das piadas de Cameron sobre a duração de Avatar 2, o diretor se abriu sobre sua luta para manter Avatar: O Caminho da Água em suas três horas de duração. 

De acordo com a Entertainment Weekly, James Cameron originalmente lançou Avatar 2 para a 21st Century Fox como um filme de três horas. Quando a Disney comprou a Fox em 2017, Cameron se sentiu “moralmente obrigado” a preservar sua intenção original de uma sequência de três horas, que teria causado “muita tensão”, com o estúdio e Cameron lutando para encontrar o equilíbrio perfeito entre “manter o engajamento” e “preservar a beleza”. 

Confira a citação completa de James Cameron abaixo:

“Eu acho que havia muita tensão em torno da duração. E porque é uma narrativa linear complicada, que é o pior cenário para tentar encurtar, você tem uma história complexa atendendo a muitos personagens, e é como dominós caindo: isso tem que acontecer para aquilo acontecer.

Você não está seguindo um monte de enredos paralelos de uma forma que poderia tirar muito. A coisa mais difícil quando você está tentando encurtar um filme é segurar as coisas que não avançam no enredo, que são bonitas, assustadoras ou cheias de suspense por si mesmas. As coisas saíram e, se eu sentisse que o ritmo estava errado, colocávamos as coisas de volta.”

Avatar: O Caminho da Água está disponível para assistir nos cinemas.